Metrô Tatuapé recebe experiência imersiva de arte - Divulgação/ASAS.com.BR
EXPOSIÇÃO

Metrô Tatuapé recebe experiência imersiva de arte

12 painéis fotográficos de artistas da comunidade Vila Nova se unem à obra imersiva na estação

Redação Publicado em 14/12/2022, às 13h49

O coletivo ASAS e o Metrô São Paulo, com o objetivo de reacender o olhar e trazer novos pontos de vista para as obras de arte nas estações do Metrô, criaram uma experiência imersiva na Estação Tatuapé.

No local, o painel Inter-relação entre o Campo e a Cidade, de Aldemir Martins, se expande dos seus 25 metros quadrados em uma ocupação de 650 metros quadrados compondo uma experiência imersiva.

Partes da obra saltam das paredes para o piso da estação, proporcionado novas possibilidades de observação e convidando os passantes a re-olharem a obra original.

Chamada "Sementes do Futuro", a instalação conta também com a exposição Metrô Sustentável – que destaca a importância da contribuição do MetrôSP para a sociedade por meio de ações sustentáveis.

A partir de 14 de dezembro, a obra ganha novos contornos ao agregar o ensaio fotográfico coletivo BOTA FORA União Vila Nova, produzido por jovens artistas do bairro União de Vila Nova e composto de 12 painéis fotográficos duplos, clicados por estes artistas deste e neste local que já foi um grande aterro sanitário, além de mais 10 painéis compondo o diálogo entre produção artística de um dos “gigantes” nas artes plásticas, Aldemir Martins, e a arte destes jovens, que chegam para complementar a exposição que permanece até dia 15 de janeiro de 2023.

No mesmo dia 14, cinquenta destes jovens, participantes da UNI_DIVERSIDADE – que transformam escassez em abundância, propondo novos olhares sobre o seu bairro, considerado o 3º maior bairro periférico da cidade – estarão presentes à estação Tatuapé interagindo numa experiência cultural, educacional e lúdica, mediada pela Live Lab, para juntos criarem a mensagem para 2023 a partir desta nova instalação que se abre.

O Metrô é um meio de transporte fundamental para o dia a dia das pessoas que vivem e passam pela cidade de São Paulo, além de ser um espaço de encontros, de acolhidas e de experiências únicas na cidade. A possibilidade de unirmos os temas arte, mobilidade e sustentabilidade em uma atividade educativa em um espaço público, como na ação Sementes do Futuro, atesta a função social e o potencial transformador da arte e da cultura, que podem, de fato, ressignificar o dia a dia e a vida das pessoas”, declara Renan Andrade, Coordenador de Ação Cultural e Acervo do Metrô de São Paulo.

Cada obra em si traz diferentes reflexões, desde o painel de Aldemir Martins, sobre o êxodo rural sem a perda da identidade de origem neste deslocamento, o Metrô, através da importância de sua contribuição para a sociedade com ações sustentáveis e estes jovens que transformam escassez em abundância reciclando a visão da sua comunidade através da fotografia. Temos uma intersecção entre arte, empresa e comunidade, que encontram esse ponto em comum exatamente na preocupação com a sustentabilidade.

Deste encontro e das questões levantadas nestas conversas, a ASAS também produzirá uma mensagem em vídeo, um chamado para sustentabilidade e de que forma o exemplo destes jovens, que transformaram sua forma de olhar o mundo com criatividade, extraem arte literalmente do que já foi lixo. O vídeo Sementes De Futuro será veiculado nas redes sociais do Metrô e na TV Metrô pelo canal de YouTube.

Instigar formas mais humanistas de experimentar a vida através de narrativas relevantes é o propósito do nosso Coletivo. A parceria com MetrôSP resultou neste grandioso espaço imersivo e também na conexão com 50 jovens do bairro União de Vila Nova que, no dia 14, às 11h30, vamos reunir nesse espaço para juntos criarmos a mensagem para 2023”, conta Paula Trabulsi, fundadora do coletivo internacional de inteligência criativa ASAS.BR.COM.


Qual foi o melhor filme de super-heróis de 2022? Vote no seu favorito!


+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


Aldemir Martins Sementes do Futuro Metrô Tatuapé exposição

Leia também

Produções da DreamWorks sairão da Netflix até abril


Animações da Disney ficarão mais tempo em cartaz nos cinemas


Com dívida bilionária, artigo aponta que compra da Fox pela Disney foi um erro


Robert Downey Jr. pode estrelar filme derivado de “The Mandalorian”, diz site


Vídeo mostra resgate de Jeremy Renner após grave acidente; confira


Pela primeira vez, Prime Video supera a Netflix nos Estados Unidos