"Wandinha": Espectadores criticam série por caracterização racista de personagens negros - Divulgação/Netflix
EITA!

"Wandinha": Espectadores criticam série por caracterização racista de personagens negros

Bianca Barclay, interpretada por Joy Sunday, foi retratada como uma garota má

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 02/12/2022, às 15h31

Apesar do sucesso de audiência de "Wandinha", série da Netflix do diretor Tim Burton, a produção tem recebido críticas nas mídias sociais pela forma com que tem retratado os personagens negros.

Alguns espectadores foram ao Twitter para criticar a caracterização dos personagens negros. A questão se concentra em como os atores negros do elenco de "Wandinha" são retratados como vilões.

Um espectador criticou: "Não me interpretem mal ... eu amo Jenna Ortega e ela está arrasando em 'Wandinha', mas uma coisa que odeio nesse programa é por que eles fizeram de TODOS os negros neste programa pessoas terríveis?"

"Como a Netflix não viu nada de errado nisso? Eu odeio o eu racista de Tim Burton."

Um segundo comentou: "Eu estou tentando ignorar os tons racistas e anti-negros de 'Wandinha", da Netflix. Como quem pensou que fazer do homem negro o dono de um parque de diversões peregrino está literalmente indo para o INFERNO."

Um terceiro visou especificamente Tim Burton, que já foi acusado de caracterização racista antes, acrescentando: "Boicote a 'Wandinha". Assista a 'Wendell e Wild'. Faça Tim Burton refletir sobre sua 'estética' racista idiota."

O diretor Tim Burton tem sido acusado de racismo, enquanto a Netflix tem sido chamada de passiva por não ver nenhum problema em tais representações.

Especificamente, a controvérsia envolve a atriz Joy Sunday (Bianca Barclay) sendo retratada como uma garota má da Nevermore Academy, enquanto o ator Iman Marson (Lucas Wilson) é um valentão e filho de um prefeito corrupto.

O pai de Wilson no show também é dono da Pilgrim Land, uma decisão controversa em si, dadas as tensões históricas entre nativos americanos e peregrinos.

O agente pessoal de Tim Burton, diretor e produtor executivo da série, rebateu a acusação. O empresário Mike Simpson afirmou: “Não vou repassar uma questão tão boba para o Tim”. Os demais produtores ainda não se pronunciaram sobre o tema.

SOBRE "WANDINHA"

A trama deve acompanhar Wandinha Addams na Nevermore Academy, enquanto ela tenta dominar as próprias habilidades psíquicas e lidar com relacionamentos complicados. Além de Ortega como a protagonista, o elenco ainda traz Luis Guzmán ("Viagem 2: A Ilha Misteriosa") e Catherine Zeta-Jones ("Chicago") como os pais da garota, Gomez e Mortícia, respectivamente. 

"Wandinha" ainda contará com Gwendoline Christie como Larissa Weems, diretora da escola sobrenatural Nevermore Academy; Isaac Ordonez como Feioso AddamsVictor Dorobantu como Tio Coisa; e George Burcea como Tropeço.

Por fim, de acordo com o DeadlineTommie Earl JenkinsIman MarsonWilliam HoustonLuyanda Unati Lewis-NyawoOliver WatsonCalumRoss e Johnna DiasWatson completam o elenco.

Essa será a quinta adaptação inspirada em "A Família Addams". A primeira ocorreu em 1964, com uma série de duas temporadas, totalizando 64 episódios, exibidos entre 1964 e 1966. Anos depois, ganhou os cinemas com dois filmes, "A Família Addams", em 1991, e "A Família Addams 2", em 1993, com Christina Ricci no papel de Wandinha.

Qual foi a melhor série e/ou minissérie de 2022 até agora? Vote na sua favorita!


+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


Netflix Wandinha Jenna Ortega Tim Burton

Leia também

Antes de "Bebê Rena", "I May Destroy You" já ia do drama ao humor para abordar violência sexual


Quem é o verdadeiro Darrien de "Bebê Rena"? Autor responde


"Eu posso ser morta", diz mulher que teria inspirado stalker de "Bebê Rena"


Internautas acreditam ter descoberto quem é a verdadeira Martha, de "Bebê Rena"


"Bebê Rena", sucesso da Netflix, é realmente baseada em acontecimentos reais?


"Bebê Rena", série de sucesso da Netflix, terá 2ª temporada?