Saiba como se proteger do FaceApp, aplicativo investigado pelo FBI de roubar dados de usuários - Pixabay
CUIDADO!

Instalou o FaceApp? Saiba como proteger seus dados!

Aplicativo está sendo investigado pelo FBI por roubar dados de usuários

Redação Publicado em 16/06/2020, às 11h20

Com muito tempo sobrando devido à quarentena pela pandemia de coronavírus, o aplicativo FaceApp, com a possibilidade de mostrar como as pessoas ficariam se fossem mais novos, mais velhos ou até de outro gênero, voltou a viralizar, mas cuidados precisam ser tomados, já que os termos de uso para o aplicativo exige algumas permissões que podem ser prejudiciais aos usuários.

+ Leia mais: FaceApp é investigado pelo FBI por roubar dados dos usuários 

No Instagram, a advogada Camila Lima explicou que o aplicativo viola direitos garantidos aos brasileiros e já foi notificado por compartilhar, de forma ilegal, dados dos usuários, o que acabou acarretando em uma investigação pelo FBI, o Departamento Federal de Investigação dos Estados Unidos.



Segundo Camila, uma das cláusulas "prevê a possibilidade de compartilhamento dos dados do consumidor com empresas que fazem parte do mesmo grupo, prestadoras de serviços e organizações terceirizadas", violando "o direito de não fornecimento consciente a terceiros de seus dados pessoais", ou seja, o repasse de dados para as empresas, além de infrigir o artigo 7º da Lei nº 12.965/14, conhecido como o Marco Civil da Internet.

+ Leia mais: Ativista do movimento Vidas Negras Importam é encontrada morta após denunciar abuso sexual

Ao aceitar os termos de uso, o usuário também dá permissão os seus dados possam ser "transferidos para outros países que não tenham as mesmas leis de proteção de dados que as do país de origem, o que na prática representaria em renúncia de direitos dos consumidores"; e a empresa abre mão de qualquer responsabilidade por vícios (ou problemas), de qualquer natureza, em relação ao aplicativo ou serviço disponibilizado.

Por fim, caso tenham algum problema a ser resolvido com a empresa, em relação ao uso do produto, ele não poderá resolvê-lo por meios judiciais, mas através de um serviço no condado de Santa Clara, na Califórnia.

+ Leia mais: Pedro Scooby conta que teve casa no Rio de Janeiro assaltada

Porém, se você já instalou o aplicativo, há um jeito de proteger os seus dados: vá nas configurações do FaceApp, depois em Suporte e, em seguida, na opção "Soliticar remoção de dados da nuvem". Porém, se o medo o fez apagá-lo do celular o quanto antes, será preciso enviar um e-mail para privacy@faceapp.com e fazer a solicitação.

+ Leia mais: Nadja Pessoa afirma ter descoberto sobre o fim do casamento com Vinícius D'Black nas redes sociais

 

 


+ Itens para maratonar filmes em casa:

1. Pipoqueira Philco: https://amzn.to/3746SUt

2. Almofada porta-pipoca: https://amzn.to/2sxJ0JK

3. Smart TV LED Panasonic: https://amzn.to/38kZXGr

4. Fire TV Stick: https://amzn.to/30xAnLH

5. Home Theater Philco: https://amzn.to/38hufKl

6. Poltrona reclinável, K.R. Móveis: https://amzn.to/2Nz93Yi

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Exitoína pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

FaceApp aplicativo Viral

Leia também

Ana Maria Braga apresenta "Mais Você" vestida de Barbie


Mads Mikkelsen, é você? Ator é confundido em partida do Brasil contra a Suíça na Copa; entenda


Há dois anos, Chris Evans "quebrava" a internet ao vazar própria nude


Dia dos Namorados: 16 livros de romance que vão te conquistar


"Morbius": Jovem viraliza ao transformar o filme completo em GIF; entenda


"Doutor Estranho no Multiverso da Loucura" viraliza após vazar em site pornográfico