CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz

Oscar 2022: Academia irá analisar formalmente tapa de Will Smith em Chris Rock

Academia se pronunciou novamente após declarar em seu Twitter que não tolera violência

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 28/03/2022, às 17h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Oscar 2022: Academia vai analisar formalmente o tapa de Will Smith em Chris Rock - Reprodução/ABC
Oscar 2022: Academia vai analisar formalmente o tapa de Will Smith em Chris Rock - Reprodução/ABC

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas declarou nesta segunda-feira (28) que vai analisar formalmente o episódio do tapa de Will Smith em Chis Rock na cerimônia de domingo (27) à noite.

"A Academia condena as ações do Smith no cerimônia da noite passada", disse um porta-voz da organização à Variety. “Iniciamos oficialmente uma revisão formal em torno do incidente e exploraremos outras ações e consequências de acordo com nossos Estatutos, Padrões de Conduta e a lei da Califórnia".

Segundo o texto, é possível que o vencedor do Oscar de Melhor Ator por "King Richard: Criando Campeãs" sofra algum tipo de sanção ou medida disciplinatória, mas Will Smith não corre risco de ter sua vitória revogada.

De acordo com os padrões oficiais de conduta da AMPAS, toda e qualquer forma de abuso é categoricamente desaprovada.

ENTENDA O CASO

Durante a 94ª cerimônia do Oscar, que aconteceu na noite deste domingo (27), em Los Angeles, nos Estados Unidos, Will Smith deu um tapa na cara do humorista Chris Rock. A confusão aconteceu quando o comediante fez uma piada sobre Jada Pinkett Smith, esposa do ator, e o astro, que concorre à estatueta de Melhor Ator, não gostou nada e partiu para briga.

Durante seu discurso, Rock “brincou” sobre Jada ter a chance de participar de “G.I. Jane 2” por ter o cabelo curto, já sofre de uma condição chamada Alopecia, uma condição em que ocorre perda de cabelo ou de pelo em qualquer parte do corpo. Por conta disso, Smith subiu ao palco e deu um soco no apresentador. A cena deixou todos os convidados chocados e ele retornou para seu local. “O Will Smith acabou de enfiar a mão na minha cara”, disse Chris. "Nunca mais fale da minha esposa de novo", rebateu Smith.

O atrito deixou todos confusos, que não sabiam se toda a cena não passava de uma brincadeira entre os dois ou se tudo era real. Quando a premiação foi para o intervalo, Will foi visto chorando e sendo consolado por Denzel Washington e TylerPerry.