CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / Premiações / MAIOR PREMIAÇÃO DO CINEMA

Oscar 2023: Quem vence o prêmio de Melhor Direção? Conheça os indicados e vote!

Cerimônia de entrega dos prêmios acontece neste domingo (12) e elege os destaques positivos do último ano

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 12/03/2023, às 09h00 - Atualizado às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Quem vence o prêmio de Melhor Direção no Oscar 2023? Conheça os indicados e vote! - Getty Images/Monica Schipper/Dia Dipasupil/Amy Sussman/Robin L. Marshall/Marc Piasecki
Quem vence o prêmio de Melhor Direção no Oscar 2023? Conheça os indicados e vote! - Getty Images/Monica Schipper/Dia Dipasupil/Amy Sussman/Robin L. Marshall/Marc Piasecki

Neste domingo (12), conheceremos os vencedores da 95ª Cerimônia do Oscar, premiação criada e organizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para homenagear as melhores produções e os melhores profissionais da indústria cinematográfico a cada ano.

Em 2023, a categoria foi dominada pelos homens. São cinco indicados do sexo masculino, sendo que um deles é formado por uma dupla: Daniel Kwan e Daniel Scheinert, também conhecidos como os Daniels, diretores de "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo", e grandes favoritos da categoria. A dupla vem colecionando prêmios na temporada de premiação e alcançou o favoritismo ao vencer o prêmio do Sindicato dos Diretores, um dos maiores termômetros do Oscar.

O maior adversário da dupla é o veterano Steven Spielberg, indicado por "Os Fabelmans", sua semi autobiografia. Sua nomeação à categoria é a nona da carreira e ele já venceu duas vezes: por "A Lista de Schindler", em 1993, e por "O Resgate do Soldado Ryan", em 1998. Vai em busca da terceira para ficar próximo de seu ídolo John Ford, que tem 4 estatuetas.

Os demais indicados podem ser considerados azarões. Todd Field, diretor de "Tár", aparece na categoria pela primeira vez na carreira. Ele já tinha outras indicações ao Oscar na categoria de Melhor Roteiro Adaptado, por "Pecados Íntimos" (2007) e "Entre Quatro Paredes" (2002). Seu filme está bem cotado na categoria de Melhor Atriz, onde Cate Blanchett surge como uma das favoritas ao prêmio.

O britânico Martin McDonagh, nomeado pela direção de "Os Banshees de Inisherin", já é bem conhecido da Academia. Ele venceu o Oscar de Melhor Curta-metragem em Live Action em 2006, por "Six Shooter". No entanto, essa é a primeira vez que o cineasta aparece na categoria de Melhor Direção. Seu filme anterior, "Três Anúncios Para um Crime", foi indicado a Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado.

Por fim, temos outro estreante na categoria, o sueco Ruben Östlund, indicado por "Triângulo da Tristeza", filme controverso que obteve sucesso no Festival de Cannes do ano passado, onde foi premiado com a Palma de Ouro. Apesar de novo na categoria, Östlund já deu as caras no Oscar em 2017, quando seu filme "The Square" representou a Suécia na categoria de Melhor Filme Internacional, mas não saiu vencedor.

O Oscar 2023 está vindo aí! Para quem vai a sua torcida na categoria de Melhor Direção?

  • Martin McDonagh, "Os Banshees de Inisherin"
  • Daniel Kwan e Daniel Scheinert, "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo"
  • Steven Spielberg, "Os Fabelmans"
  • Todd Field, "Tár"
  • Ruben Östlund, "Triângulo da Tristeza"

Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!