CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz

Oscar 2022: Pela segunda vez em 94 anos, uma mulher disputará a categoria de Melhor Fotografia

A australiana Ari Wegner foi indicada ao Oscar por seu trabalho no filme "Ataque dos Cães"

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 08/02/2022, às 20h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Oscar: Pela segunda vez em 94 anos, uma mulher disputará a categoria de Melhor Fotografia - Divulgação/Getty Images: Lia Toby
Oscar: Pela segunda vez em 94 anos, uma mulher disputará a categoria de Melhor Fotografia - Divulgação/Getty Images: Lia Toby

A australiana Ari Wegner será apenas a segunda mulher a disputar a categoria de Melhor Fotografia no Oscar nos 94 anos da premiação.

A diretora está entre os cinco indicados na categoria deste ano por seu trabalho em "Ataque dos Cães", de Jane Campion. Ela concorrerá com os diretores de fotografia dos filmes “Duna”, “O Beco do Pesadelo”, “A Tragédia de Macbeth” e “Amor, Sublime Amor”.

Antes de Ari Wegner, a única outra diretora de fotografia reconhecida pelo Oscar foi a norte-americana Rachel Morrison, em 2018, por seu trabalho em "Mudbound – Lágrimas Sobre o Mississippi", dirigido por Dee Rees.

O número é um dado alarmente sobre a desigualdade de gênero presente em Hollywood. De acordo com pesquisa do Centro para o Estudo da Mulher na Televisão e no Cinema da Universidade Estadual de San Diego (via Mulher no Cinema), de todos os 250 filmes de maior bilheteria nos Estados Unidos em 2021, apenas 6% tinham mulheres na direção de fotografia.

OSCAR 2022

"Ataque dos Cães" é o filme com mais indicações ao Oscar em 2022. O filme recebeu 12 nomeações: Melhor Filme; Melhor Direção para Jane Campion; Melhor Ator para Benedict Cumberbatch; Melhor Ator Coadjuvante para Jesse Plemons e Kodi Smith-McPhee; Melhor Atriz Coadjuvante para Kirsten Dunst.

Nas categorias técnicas o filme aparece em Melhor Fotografia; Melhor Trilha Sonora; Melhor Som; Melhor Roteiro Adaptado; Melhor Edição; e Melhor Design de Produção.