CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / LISTA

7 filmes para celebrar o surfe, esporte que rendeu medalha de ouro ao Brasil nas Olimpíadas de Tóquio

A lista reúne produções nacionais, biográficas e até animações

Camila Gomes | @camilagms Publicado em 27/07/2021, às 15h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Filmes que contam histórias sobre o surfe - Divulgação/20th Century Studios/Brookwell-McNamara Entertainment
Filmes que contam histórias sobre o surfe - Divulgação/20th Century Studios/Brookwell-McNamara Entertainment

Diretamente do Rio Grande do Norte para Tóquio! O surfista Ítalo Ferreira fez história ao conquistar a primeira medalha de ouro para o Brasil nas Olimpíadas nesta terça-feira (27). Aos 27 anos, o campeão mundial de surfe começou a praticar o esporte em uma tampa de isopor e hoje é o único atleta brasileiro a conquistar ouro na modalidade.

Para celebrar o feito inédito dos competidores, nós, do CineBuzz, montamos uma lista de produções que mostram os desafios das competições, as ondas gigantes e a paixão pelo mar, mesmo quando ele não está para peixe! Confira:

“Caçadores de Emoção” (1991)

Keanu Keeves e Patrick Swayze em "Caçadores de Emoção" (Distribuição/20th Century Studios)

A trama conta a história de uma famosa gangue de ladrões de banco, que na verdade não passam de surfistas usando o dinheiro roubado para viajarem em busca da onda perfeita. Quando o F.B.I. desconfia do grupo, eles mandam um agente se infiltrar entre os criminosos. Para isso, o policial terá que aprender a surfar, cultivar hábitos saudáveis, preservação da natureza e amor pelos esportes radicais, para conseguir obter informações sobre os esquemas de roubo.

Disponível em: Prime Video

“A Onda dos Sonhos” (2002)

Michelle Rodriguez, Kate Bosworth e Sanoe Lake estrelam "A Onda dos Sonhos" (Divulgação/Universal Studios)

O filme segue Anne Marie (Kate Bosworth) e sua paixão pelo surf. A protagonista mora próximo à praia e divide um apartamento com outras três amigas, incluindo sua irmã caçula. Antes de começar seu turno como camareira para pagar as contas, Anne treina todos os dias para conseguir competir no Pipe Masters, que acontece anualmente no Havaí.

No entanto, quando ela conhece o quarterback Matt Tolman no hotel em que trabalha, ela acaba se apaixonando pelo atleta e tira o foco das ondas.

Disponível em: iTunes

“Coragem de Viver” (2011)

AnnaSophia Robb vive a surfista Bethany Hamilton em "Soul Surfer" (Divulgação/Brookwell-McNamara Entertainment)

Baseado na história real de Bethany Hamilton, o filme retrata a vida da surfista havaiana que foi atacada por um tubarão-tigre e perdeu o braço esquerdo na adolescência.

A jovem, que é interpretada por AnnaSophia Robb (“Os Diários de Carrie”), cresceu em uma família de atletas apaixonados pelo mar e sempre sonhou em ser profissional, tanto que aos 13 anos já era campeã em competições. Ao sobreviver ao ataque que poderia ter sido letal, ela decide retornar ao treinamento para voltar a competir.

Disponível em: Aluguel no YouTube

“Tudo Por Um Sonho” (2012)

Gerard Butler e Jonny Weston em "Tudo Por Um Sonho" (Divulgação/20th Century Studios)

O longa conta a história lendária de Jay Moriarty, que aos oito anos de idade quase morreu afogado na Califórnia, mas foi salvo por um vizinho que se tornou seu maior mentor no esporte (Gerard Butler). Quando completou 16 anos, Jay conheceu as mitológicas ondas de Mavericks e se dedicou para torná-las, se tornando um dos maiores especialistas em ondas gigantes do mundo.

Disponível em: Prime Video

“Teen Beach Movie” (2013)

Grace Phipps, Garrett Clayton, Maia Mitchell e Ross Lynch em "Teen Beach Movie" (Divulgação/Disney Channel)

Filmado em Porto Rico, o filme do Disney Channel segue Brady (Ross Lynch) e Mackenzie (Maia Mitchell), dois melhores amigos que planejam um verão perfeito. No entanto, quando a tia de Mack aparece para levá-la para uma escola preparatória, a dupla acaba sendo transportada para dentro do filme favorito de Brady (Garrett Clayton), "Onda Sublime Onda", um musical do gênero Turma da Praia, ambientado na década de 1960.

A história de época mostra o amor proibido entre membros de duas gangues rivais, os motoqueiros e os surfistas. Seguindo o enredo, o líder dos surfistas, Tanner, deve se apaixonar pela irmã do líder dos motoqueiros, Leila (Grace Phipps), mas a presença de Brady e Mack abala o curso da história e eles precisam correr contra o tempo para unir o casal e conseguir voltar para o mundo real.

Disponível em: Disney+

“A Onda da Vida: Uma História de Amor e Surf” (2014)

"A Onda da Vida" está disponível no YouTube (Divulgação/Vinny Filmes)

Dirigido por José Augusto Muleta e Raphael Gasparini, o filme nacional acompanha a viagem dos amigos Caio, Tiago e Joel rumo às praias de Itacaré, no sul da Bahia, para surfar. Após algumas horas de viagem na estrada, o carro quebra e eles acabam gastando todo o dinheiro que tinham para pagar o conserto, que levará alguns dias.

Durante este período, o trio acaba indo parar em um paraíso ecológico no Espírito Santo, com belas praias, ondas perfeitas e uma comunidade simples. Lá, eles aprendem o valor da amizade, aprendem com a solidariedade dos moradores sobre o valor da amizade e até arrumam tempo para se apaixonar.

Disponível em: YouTube

Tá Dando Onda!” (2007)

Animação "Ta Dando Onda" (Divulgação/Sony Pictures Animated)

O surfista mais famoso das animações também tem lugar nesta lista. O longa conta a história de Cody Maverick, que parte em uma aventura na Ilha de Pen Gu para participar do torneio Big Z Memorial Surf Off. Toda a trajetória de sua casa na Antártida até o local da prova é registrado por uma equipe de filmagem, pois ele acredita que vencendo a competição, ele conquistará o respeito e a admiração de todos.

Disponível em: Aluguel no YouTube e Google Play