CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / LISTA

Conheça os principais universos de "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo"

Filme apresenta uma variedade de universos alternativos, incluindo um em que as pessoas têm dedos de salsicha

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 15/03/2023, às 12h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Conheça os principais universos de "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo" - Divulgação/A24
Conheça os principais universos de "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo" - Divulgação/A24

"Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo", grande vencedor do Oscar 2023 com 7 estatuetas, incluindo a de Melhor Filme, apresentou ao público uma variedade de universos alternativos, incluindo um onde guaxinins podem cozinhar e outro onde todo mundo tem dedos de salsicha.

A história gira em torno de Evelyn (Michelle Yeoh), proprietária de uma lavanderia que, em um dos dias mais mundanos de sua vida, é lançada em uma aventura interdimensional repleta de ação que decidirá o destino do multiverso. Ao longo do caminho, Evelyn visita uma variedade selvagem de realidades alternativas.

Escrito e dirigido por Daniel Kwan e Daniel Scheinert, que também venceram o Oscar de Melhor Direção, o filme mistura gêneros, incluindo drama familiar, comédia absurda, ficção científica alucinante e ação.

"Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo" explora quase tantos gêneros quanto universos, a seguir, uma lista dos principais universos apresentados (via ScreenRant):

UNIVERSO DA EVELYN

Divulgação/A24

A Evelyn que o filme acompanha é a versão mais comum e nada espetacular do personagem. Ela não estrela filmes, nem dá shows, nem faz descobertas científicas; ela apenas lava roupas e paga impostos.

Alpha Waymond (Ke Huy Quan) diz a ela que viu milhares de Evelyns, e ela é a pior do multiverso: "Você tem tantos objetivos que nunca terminou, sonhos que nunca seguiu. Você está vivendo o seu pior eu." Isso a torna perfeita para a tarefa que tem em mãos, porque ela é uma lousa em branco, livre para absorver todos os melhores poderes e habilidades de seus outros eus na batalha contra Jobu Tupaki.

O ALPHAVERSO

Divulgação/A24

O Alphaverso é o universo central onde as dimensões alternativas foram mapeadas pela primeira vez e a habilidade de pular para outras realidades foi inventada. Quando Alpha Evelyn descobriu o multiverso, seus experimentos involuntariamente transformaram Alpha Joy (Stephanie Hsu) no vilão Jobu Tupaki.

Na missão de impedi-la de destruir o multiverso, Alpha Waymond pula para o universo de Evelyn Prime para recrutá-la para a batalha. Embora o filme não confirme, é possível que o Alphaverso tenha sido o universo original do qual todas as outras linhas do tempo e realidades surgiram desde o início dos tempos.

UNIVERSO SIMILAR AO DA EVELYN

Divulgação/A24

Quando os capangas de Jobu Tupaki (Stephanie Hsu) atacam Evelyn pela primeira vez, e ela tenta pular universos para adquirir habilidades, ela chega a um universo muito semelhante ao seu.

A única diferença entre este universo e aquele de onde ela vem é que, aqui, sua auditoria Receita pela antipática personagem Deirdre (Jamie Lee Curtis), não é interrompida por uma aventura multiversal, e seu dia continua normalmente.

Neste universo, Evelyn tem um colapso e destrói a lavanderia com um taco de beisebol, assina os papéis do divórcio de Waymond e grita com Deirdre. Mas ela também faz as pazes com todos e convence Joy a ficar com a família.

UNIVERSO DOS DEDOS DE SALSICHA

Divulgação/A24

Um dos universos mais tolos é quase o mesmo do principal, exceto que os humanos "evoluíram" para ter salsichas como dedos. Nesse universo, Deirdre não está auditando Evelyn como uma agente da Receita; ela é sua parceira romântica.

Evelyn usa esse universo para apoiar sua teoria comovente de que "sempre há algo para amar". Em um mundo onde os humanos são amaldiçoados com salsichas como dedos, eles realizam suas atividades mais com os pés. 

UNIVERSO DAS ROCHAS

Divulgação/A24

Durante uma das lutas interdimensionais de Evelyn e Jobu Tupaki, o filme fica em silêncio quando eles acabam em um universo onde a vida inteligente nunca se formou na Terra. Nesse universo, Evelyn e Jobu aparecem como pedras e conversam entre si em diálogos legendados.

Jobu diz a Evelyn que a maioria dos universos é assim, e é muito tranquilo. Essas rochas falando umas com as outras com legendas na tela criam uma piada visual minimalista, embora as rochas tenham algumas das linhas mais tristes do filme.

As rochas começam a se mover em animação stop-motion enquanto Evelyn tenta abraçar sua filha e Jobu resiste.

UNIVERSO DA ESTRELA DE FILMES DE ARTES MARCIAIS

Divulgação/A24

Esta versão de Evelyn é muito parecida com a atriz Michelle Yeoh. Neste universo, depois de ser salva de assaltantes por um mestre kung fu, Evelyn torna-se aluna dele e treina para se tornar uma artista marcial igualmente habilidosa. Isso permite que Evelyn Prime absorva suas habilidades de luta.

Essa Evelyn não é apenas uma mestre de artes marciais durona; ela usou essas habilidades para se tornar uma estrela de cinema do gênero de artes marciais. A montagem de sua carreira em Hollywood apresenta muitas imagens do tapete vermelho da própria Yeoh nas estreias de seus filmes anteriores.

UNIVERSO CANTORA

Divulgação/A24

Este é mais um universo em que Evelyn se tornou famosa e bem-sucedida. Ela é uma cantora de ópera cega que pode ser vista no palco apresentando-se para uma grande multidão. 

UNIVERSO FAXINEIRA

Divulgação/A24

Em uma das realidades alternativas, Evelyn trabalha como faxineira no escritório da Receita. Ela sabe que um dos executivos tem uma sala secreta de sexo em seu escritório porque ela a aspira. Não está claro se Waymond faz parte da vida de Evelyn neste universo ou se ela teve uma filha aqui.

Quando ela está lutando contra os capangas de Jobu Tupaki com amor, não com ódio, e salta entre os universos para ajudar a tornar suas vidas melhores, ela leva o tal executivo para sua sala secreta.

UNIVERSO RACCACCOONIE

Divulgação/A24

Tentando se lembrar de "Ratatouille", animação da Pixar, Evelyn confunde o enredo ao pensar que a história é sobre um talentoso guaxinim culinário, e não um rato. Como resultado, ela erroneamente pensa que o título da animação é "Raccaccoonie".

Em um dos muitos universos alternativos do filme, Raccaccoonie se torna realidade. Nesse universo, Evelyn trabalha como chef em um restaurante de teppanyaki e descobre que um de seus colegas de trabalho tem um guaxinim debaixo do chapéu puxando seu cabelo para fazer o trabalho por ele. 


Para qual lançamento de 2023 você está mais ansioso? Vote em seu filme favorito!

  • "Shazam! Fúria dos Deuses" (16 de março)
  • "John Wick 4: Baba Yaga" (23 de março)
  • "O Urso do Pó Branco" (30 de março)
  • "Super Mario Bros. O Filme" (6 de abril)
  • "Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes" (13 de abril)
  • "Guardiões da Galáxia: Volume 3" (4 de maio)
  • "Renfield: Dando Sangue Pelo Chefe" (4 de maio)
  • "Velozes & Furiosos 10" (18 de maio)
  • "A Pequena Sereia" (25 de maio)
  • "Homem-Aranha: Através do Aranhaverso" (1º de junho)
  • "Transformers 7: O Despertar das Feras" (8 de junho)
  • "The Flash" (16 de junho)
  • "Indiana Jones e o Chamado do Destino" (29 de junho)
  • "Missão Impossível: Acerto de Contas - Parte 1" (13 de julho)
  • "Barbie" (20 de julho)
  • "Oppenheimer" (20 de julho)
  • "Besouro Azul" (17 de agosto)
  • "As Marvels" (10 de novembro)
  • "Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes" (16 de novembro)
  • "Aquaman e o Reino Perdido" (21 de dezembro)

Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!