CineBuzz
Cinema / SUCESSO

Democracia em Vertigem: Saiba quem é Petra Costa, diretora do documentário brasileiro indicado ao Oscar

A cineasta pode ser a primeira diretora latino-americana a ganhar uma estatueta na premiação

Júlia Andrade Publicado em 13/01/2020, às 15h21 - Atualizado às 16h35

Petra Costa e cena de Democracia em Vertigem - Instagram/Netflix
Petra Costa e cena de Democracia em Vertigem - Instagram/Netflix

A Academia divulgou a tão aguardada lista de indicados ao Oscar 2020 nesta segunda-feira (13). Dentre as diversas produções hollywoodianas, Democracia em Vertigem foi reconhecido como a aposta brasileira de Melhor Documentário.

A nomeação do filme na categoria, que traz American Factory, The Cave, For Sama e Honeyland como concorrentes, pode render a primeira vitória de uma diretora latino-americana na história do Oscar.

Petra Costa é a cineasta responsável pela direção do documentário, que retrata o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Roussef, ocorrido em agosto de 2016. Saiba mais sobre a brasileira que pode se consagrar na premiação:

 

Quem é?

Petra Costa (Instagram)

 

Ana Petra Costa nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, no dia 8 de julho de 1983, e é membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood desde 2018.

A cineasta é conhecida por seguir um caráter ensaístico em suas produções e costuma estabelecer diálogos entre questões sociais e políticas.

 

Filmes

Antes do sucesso da Netflix, Petra assumiu a direção de Olhos de Ressaca (2009), Elena (2012) e Olmo e a Gaivota (2015). 

Olhos de Ressaca (Petra Costa)

 

Olhos de Ressaca é um drama sobre a história de Vera e Gabriel, casados há sessenta anos, que divagam acerca de seus primeiros flertes, o nascimento dos filhos, a vida e o envelhecer.  O filme chegou a ser indicado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro como Melhor Curta-Metragem Documentário.

Elena (Espaço Filmes)

 

Elena é um documentário sobre a vida da irmã mais velha de Petra, que foi para Nova York há mais de 20 anos para realizar o sonho de ser atriz. A produção venceu o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro como Melhor Montagem de Documentário

Olmo e a Gaivota (Panfora Filmes)

 

Olmo e a Gaivota é uma produção luso-brasileira que retrata uma atriz de teatro no preparo para um novo papel ao descobrir que está grávida e os desdobramentos de como lidar com as dificuldades encontradas.

+ Leia Mais: Oscar 2020: Petra Costa, Barack Obama e Florence Pugh comemoram indicações na premiação

E Democracia em Vertigem foi lançado em 19 de abril de 2019 e conquistou o público com o enredo político que foca nos desdobramentos do período de impeachment de Dilma Roussef e a crise brasileira. O filme está disponível na Netflix; confira o trailer:

 


+ Não é segredo para ninguém que os heróis são super amados, mas os vilões também despertam interesse e possuem diversos fãs pelo mundo todo! Pensando nisso, preparamos uma lista incrível com 5 itens que vão conquistar o coração dos admiradores dos vilões da Marvel e DC Comics!


1- Box Coringa (Coringa de Brian Azzarello + Piada Mortal): Este box exclusivo do Coringa reúne duas das hqs mais icônicas do personagem - https://amzn.to/2MVxzTD


2- Funko Pop! Thanos Avengers End Game: Este Funko Pop! do Thanos é um item perfeito para colecionar ou decorar o cantinho que você quiser! - https://amzn.to/2Nl2Q17


3- Marvel Figurines Duende Verde: Esculpida e pintada à mão, essa miniatura do Doende Verde, vilão do Homem-Aranha, é repleta de detalhes! - https://amzn.to/2JuKslt


4- Jogo de Cartas Colecionáveis Marvel Vilões: Este jogo possui 60 cartas e é uma ótima escolha para se divertir com os amigos! - https://amzn.to/36g22Dp


5- Origens Secretas - Os Maiores Vilões de Gotham: Se você deseja conhecer melhor as histórias dos vilões de Gotham City, essa HQ é a escolha certeira! - https://amzn.to/2PsPYZt


Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e o Exitoína pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.