CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / DIA DAS CRIANÇAS

Dia das Crianças: "Toy Story", "Matilda" e outros clássicos do cinema que todo mundo deveria assistir

Uma lista dos filmes que marcaram a infância de muita gente nas últimas décadas

Júlia Andrade Publicado em 12/10/2020, às 15h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cenas de "Toy Story" e "Matilda" - Divulgação/Disney/TriStar Pictures
Cenas de "Toy Story" e "Matilda" - Divulgação/Disney/TriStar Pictures

Alguns sucessos do cinema foram responsáveis por marcar a infância de muita gente durante as últimas décadas. Títulos como "Toy Story", "Matilda", e "Vida de Inseto" se tornaram clássicos eternizados na memória de quem cresceu rodeado dessas produções.

Dentre enredos de comédia, animações e tramas focadas em crianças "arteiras", os anos 1990 e 2000 contaram com lançamentos incrivelmente atemporais. Cada filme é capaz de deixar uma memória afetiva com histórias leves e envolventes.

Neste Dia das Crianças, reunimos os longas que todo mundo deveria assistir pelo menos uma vez na vida - ou colocar no modo replay como os pequenos fazem com algum filme que gostam muito. Confira a lista completa:

Esqueceram de Mim

"Esqueceram de Mim" (Divulgação/20th Century Fox)

Lançado em 1990, o filme que deixou Macaulay Culkin eternizado como protagonista retrata o drama de uma norte-americana que decide passar o Natal em Paris e esquece o filho de oito anos em casa. Abandonado, o garoto ainda se vê na missão de defender o local de dois bandidos.

Dennis, O Pimentinha

"Dennis, O Pimentinha" (Divulgação/Warner Bros.)

A produção de 1993 conta a história do pestinha Dennis, vivido por Mason Gamble, que inferniza a vida do vizinho George Wilson, vivido por Walter Matthau, como uma boa criança bagunceira. A história fica ainda mais divertida quando a esposa do vizinho se prontifica a ser babá da criança enquanto seus pais viajam. 

Uma Babá Quase Perfeita

"Uma Babá Quase Perfeita" (Divulgação/20th Century Fox)

Protagonizado pelo astro Robin Williams, o longa também de 1993 se desenvolve na tentativa inusitada de Daniel Hillard de passar mais tempo com seus filhos após se separar da esposa. Para isso, o homem se transforma em uma senhora candidata a babá das crianças.

+ Leia Mais: Saiba por onde andam as crianças famosas dos clássicos do cinema

O Rei Leão

"O Rei Leão" (Divulgação/Disney)

Uma das animações de mais sucesso da Disney, marcada por uma trilha sonora belíssima, a produção lançada em 1994 não pode ficar fora da lista. Mufasa, o Rei Leão, apresenta o herdeiro Simba ao reino e o leãozinho precisa lidar com as tentativas de seu tio maquiavélico Scar de acabar com sua vida para roubar o trono. O filme foi relançado em 2011 e ganhou versão live-action em 2019.

Toy Story

"Toy Story" (Divulgação/Disney)

O filme lançado em 1995 parece apresentar apenas uma historinha de brinquedos animados, mas surpreende com uma trama super sensível. Woody, o brinquedo preferido do garoto Andy, se vê ameaçado com a chegada de Buzz Lightyear e acaba deixando o novo colega cair pela janela por acidente. A missão para encontrar Buzz leva a turma de brinquedos a viver várias aventuras. A produção ganhou três continuações e encerrou a franquia com uma enredo de derramar lágrimas.

Matilda

"Matilda" (Divulgação/TriStar Pictures)

Em 1996, o filme estrelado por Mara Wilson, uma das crianças mais famosas do cinema, chegou ao público com as aventuras de uma garotinha brilhante que não recebe atenção dos pais e descobre ter poderes mágicos. Matilda finalmente é matriculada na escola e se une a sua professora enquanto tem de lidar com a temerosa diretora.

Operação Cupido

"Operação Cupido" (Divulgação/Disney)

Lindsay Lohan se desdobrou em duas personagens para protagonizar um dos filmes da Disney mais exibidos na TV até hoje. A produção de 1998 retrata as gêmeas Hallie e Annie, que foram separadas na maternidade e são enviadas ao mesmo acampamento por coincidência. Uma vive apenas com o pai e a outra vive apenas com a mãe e começam a ligar os pontos dessa curiosa história.

+ Leia Mais: De livro infantil à bicicleta: 6 brinquedos para presentear no Dia das Crianças

Vida de Inseto

"Vida de Inseto" (Divulgação/Disney)

Para fechar a década de 1990, vem a animação marcada por gananciosos gafanhotos que exigem uma parte da colheita das formigas. Outro clássico da Disney, que marca a batalha entre os gafanhotos e as formigas, ajudadas por outros insetos, que reproduz muito mais do que uma briga do mundo animal com um enredo eternizado na infância de muitos.

Monstros S. A.

"Monstros S. A." (Divulgação/Disney)

Entrando nos anos 2000, a animação marcada por uma fábrica de sustos é centrada na dupla assustadora James P. Sullivan e Mike Wazowski. Eles vão parar no mundo dos humanos a trabalho e acabam trazendo uma garotinha inocente para o universo dos monstros. A fofura das reações da pequena Boo é um dos pontos altos da produção.

Lilo & Stich

"Lilo & Stich" (Divulgação/Disney)

A animação de 2002 retrata a pequena Lilo, que encontra um cachorro na praia, a quem dá o nome de Stich. Mas, na verdade, a criatura é um alienígena perigoso que foi parar acidentalmente na Terra ao fugir da polícia interplanetária. Os dois acabam criando um laço forte de amizade e vivem diversos momentos juntos. 

Peter Pan

"Peter Pan" (Divulgação/Universal Studios)

O live-action de 2003 retrata a história antiga de Peter Pan, vivido por Jeremy Sumpter, o garoto que nunca cresce e vive na Terra do Nunca com os Garotos Perdidos e a Fada Sininho. Ao visitar a casa de Wendy, vivida por Rachel Hurt-Wood, ele convence a garota e os irmãos a visitarem seu mundo e as crianças acabam sendo ameaçadas pelo vilão Capitão Gancho. 

Procurando O Nemo

"Procurando o Nemo" (Divulgação/Disney)

Lançada em 2003, a animação exibe a história do peixinho Nemo, que se perdeu do pai entre os corais, de onde sua mãe havia desaparecido. Ele encontra a esquecida Dolly na missão de voltar para onde nunca deveria ter saído e acaba fazendo novos amigos ao parar dentro de um aquário de consultório. As diversas aventuras do peixinho e a agonia do pai despertam muitas emoções nos espectadores.

A Fantástica Fábrica de Chocolate

"A Fantástica Fábrica de Chocolate" (Divulgação/Warner Bros.)

A releitura do filme da década de 1950 é marcada pelo excêntrico dono da maior fábrica de doces do planeta, Willy Wonka, vivida por Johnny Depp em 2005. Ele decide realizar um concurso mundial para escolher um herdeiro para seu império e recebe cinco crianças que encontraram o convite dourado. Elas embarcam em uma aventura na fábrica que não recebia visitas há mais de 15 anos.

+ Leia Mais: Vem aí! Confira os títulos natalinos da Netflix para 2020

Encantada

"Encantada" (Divulgação/Disney)

O longa estrelado por Amy Adams traz um conto de fadas mergulhado no mundo moderno, lançado em 2007. A princesa Giselle foi banida de seu mundo mágico pela rainha malvada e vai parar em Nova York. Ela é amparada pelo advogado divorciado Robert, vivido por Patrick Dempsey, por quem se apaixona. O detalhe é que ela tem um casamento prometido com o príncipe Edward, vivido por James Marsden, que vai parar na Big Apple atrás da amada. 


+ Notebooks novinhos para você trabalhar ou estudar:

1. Kit Notebook Acer Aspire 3 + Mochila: https://amzn.to/37Em9Ms

2. Notebook 2 em 1 Acer Spin 3: https://amzn.to/30pqhga

3. Notebook Acer Aspire 5: https://amzn.to/35J9c2f

4. Chromebook Acer N7 C731-C9DA: https://amzn.to/37zgcQO

5. Notebook Ideapad S145, Lenovo: https://amzn.to/3ajowpk

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Exitoína pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.