CineBuzz
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / FESTIVAL

Festival Internacional do Documentário Musical terá formato híbrido, com sessões em São Paulo e programação on-line

14ª edição do In-Edit Brasil acontece entre os dias 15 e 26 de junho

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 15/06/2022, às 09h58

Festival Internacional do Documentário Musical terá formato híbrido, com sessões em São Paulo e programação on-line - Divulgação/Lightyear Entertainment
Festival Internacional do Documentário Musical terá formato híbrido, com sessões em São Paulo e programação on-line - Divulgação/Lightyear Entertainment

A 14ª edição do In-Edit Brasil - Festival Internacional do Documentário Musical acontece de 15 a 26 de junho, de forma híbrida: presencial, na cidade de São Paulo, nas salas de cinema CineSesc, Cinemateca Brasileira, Cine Bijou, Circuito Spcine CCSP - Lima Barreto, Circuito Spcine Roberto Santos, Circuito Spcine Cidade Tiradentes, com sessões especiais na Sala Olido e na Sala São Paulo, e on-line, na plataforma do festival e em plataformas parceiras, para todo Brasil.

Com 67 filmes nacionais e internacionais, a maioria inéditos no circuito comercial, o festival traz documentários sobre Tina Turner, Marin Alsop, Delia Derbyshire, Rick James, Flaming Lips, Dinosaur Jr, Cymande, a-ha, Lydia Lunch, Thelonious Monk, King Crimson e Courtney Barnett, e a Mostra Especial Heavy Metal, são alguns destaques.

Já a programação nacional traz documentários sobre Léa Freire, Sidney Magal, Belchior, o rapper Alan, Garotos Podres, Cafi, Lauri F, Tião Carreiro e Índio Cachoeira, Luiz Carlini, Benjamim Taubkin, e muito mais.

A programação conta ainda com diversas atividades paralelas como shows, pocket shows, masterclass, debates, encontros, sessões apresentadas por convidados e feira de vinil.

"A programação online amplia o alcance, democratiza o acesso, é indispensável ao festival. Mas a grande aposta desta edição é a volta ao presencial! Por isso, tantas sessões com diretores, diretoras e convidados especiais. Por isso, tantos shows. Queremos resgatar o prazer do encontro, das trocas, investir na experiência viva que só um festival pode oferecer", observa Leonardo Kehdi, diretor-executivo do festival.

A Cerimônia de Abertura acontece no dia 15 de junho, às 20h30, no CineSesc, com a exibição do inédito "Nothing Compares", sobre a vida da cantora irlandesa Sinéad O'Connor. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente na bilheteria do CineSesc, com 1 hora de antecedência do início da sessão (sujeito à lotação da sala).

O Panorama Brasileiro, que inclui as seções Competição Nacional, Mostra Brasil, Curta um Som e Sessões Especiais, traz um total de 33 títulos de diversos gêneros musicais e personagens vindos dos quatro cantos do Brasil, como Bahia, Amapá, Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul,  Pernambuco, Sergipe, Pará e Rio de Janeiro.

A Competição Nacional apresenta 6 títulos inéditos no circuito comercial, sendo 3 deles em pré-estreia nacional. O vencedor entra no circuito In-Edit de festivais e será exibido na edição de Barcelona, na Espanha, com a presença de seu diretor ou diretora. 

A Mostra Brasil traz o melhor da nova safra de documentários musicais. A Curta um Som traz um leque com as mais variadas experiências sonoras, personagens e fatos históricos.

As Sessões Especiais trazem oito títulos divididos em dois grupos. O grupo dos filmes inéditos apresenta quatro títulos finalizados especialmente para o Festival e exibidos em sessões únicas.

Complementam as Sessões Especiais quatro filmes que foram destaque nas edições de 2020 e 2021 do In-Edit Brasil. Devido à pandemia de covid-19, esses filmes puderam ser vistos somente no formato on-line e, agora, serão exibidos pela primeira vez na tela grande do cinema.

O Panorama Mundial traz um total de 25 documentários internacionais que serão exibidos no formato presencial, na cidade de São Paulo, e uma seleção on-line.

O In-Edit Brasil apresenta ainda um especial com 9 títulos nacionais e internacionais de um dos gêneros musicais mais escutados no mundo, o Heavy Metal.

Para conferir a programação completa e outras atividades do festival, acesse o site.


+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!