CineBuzz
Cinema / POLÊMICA

Filme nigeriano é banido do Oscar e decisão é criticada por Ava DuVernay

Lionheart foi o primeiro filme da Nigéria inscrito na premiação

Redação Publicado em 06/11/2019, às 11h56 - Atualizado às 12h00

Cena do filme Lionheart - Netflix
Cena do filme Lionheart - Netflix

O filme nigeriano Lionheart, da diretora Genevieve Nnaji, foi desclassificado do Oscar na categoria Melhor Longa-Metragem Estrangeiro.

A justificativa é que a produção é falada principalmente em inglês. Acontece que o idioma é o oficial da Nigéria, devido a história do país como colônia britânica.

++Antonio Banderas e Renée Zellweger se destacam no Hollywood Film Festival, termômetro do Oscar

Para essa categoria, as regras da Academia estebelecem que a inscrição deve ser de produtos em um idioma predominantemente não inglês.

Diante da decisão, a diretora Ava DuVernay resolveu se manifestar e demonstrar insatisfação com o ocorrido. Ela ressalta que essa lógica leva a crer que a Nigéria, assim como várias outras nações africanas, nunca poderão ser consideradas para um Oscar.

++Netflix e Ava DuVernay são processados por Olhos Que Condenam

Nas redes sociais, a diretora de Olhos que condenam, falou sobre o assunto. "Vocês estão barrando esse país de competir no Oscar em seu idioma oficial?", disse.

Logo depois, Nnaji agradeceu o apoio de Ava, apontando que inglês é a língua franca da Nigéria. "Esse filme representa a forma como falamos".

Franklin Leonard, o fundador da The Black List, publicação anual que apresenta os roteiros não produzidos mais populares de Hollywood, também se posicionou sobre. "O colonialismo é realmente uma merda".

A decisão do Oscar não exclui a possibilidade do filme concorrer em outras categorias da premiação.

No Brasil, o longa Lionheart está disponível no catálogo da Netflix. 


É apaixonado por cinema? Poderia ficar hooooras assistindo aos seus filmes favoritos (ou conversando sobre eles)? Então você está no lugar certo! Fizemos uma lista com 6 ítens que todo cinéfilo de carteirinha vai amar ter em casa:

 

  • Pipoqueira Pop New, Philco: filme e pipoca é a combinação perfeita. Agora imagina só ter uma pipoqueira em casa e poder se sentir no próprio cinema sempre que quiser? Confira esse produto da Philco que, além de lindo, é super prático: https://amzn.to/2JW7P7V  
  • Porta chaves de claquete com foto: que tal uma decoração temática para a sua parede? Dá uma olhada nesse porta chaves que também é um porta retratos incrível: https://amzn.to/3387NBj 
  • Kit Almofada Porta Pipocas Cinema: a gente tem o kit perfeito para a sua sessão de filmes em casa ser super confortável! Essa almofada vem acompanhada de um balde de pipoca e dois copos para você curtir com alguém: https://amzn.to/323QkZj  
  • Luminária claquete: impossível ser fã de cinema e não pirar com essa luminária de claquete que vai deixar o ambiente ainda mais com a sua cara! Ah, e o mais incrível de tudo é que ela vem com uma caneta para você ou seus amigos deixarem recadinhos iluminados: https://amzn.to/2N6Tqrd 
  • Porta controle Popcorn: o porta controles da Popcorn é uma opção super divertida para organizar sua sala e, ainda por cima, deixá-la no clima de cinema: https://amzn.to/36siGQe 
  • Quadro decorativo cinema: quer estampar seu amor por filmes em todo lugar? Olha só que quadro mais lindo: https://amzn.to/2NvN9UZ 

 

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e o Exitoína pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.