CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / EITA!

Jack Nicholson pediu a atores indicados ao Oscar 2003 que boicotassem a premiação

Revelação foi feita por Adrien Brody, vencedor daquele ano por sua atuação em "O Pianista"

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 22/03/2022, às 11h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jack Nicholson pediu a atores indicados ao Oscar 2003 que boicotassem a premiação - Divulgação/Getty Images: Kevin Winter
Jack Nicholson pediu a atores indicados ao Oscar 2003 que boicotassem a premiação - Divulgação/Getty Images: Kevin Winter

O ator Jack Nicholson queria encenar um boicote ao Oscar de 2003 devido à Guerra do Iraque. É o que revelou o ator Adrien Brody ("O Pianista") em uma entrevista ao Sunday Times (via Yahoo).

A invasão do Iraque pelos Estados Unidos começou poucos dias antes da cerimônia do Oscar de 2003. De acordo com Brody, Nicholson convidou todos os indicados a melhor ator de 2003 para sua casa para discutir como eles deveriam responder à guerra. Nicholson teria incitado os indicados na categoria a boicotarem a cerimônia.

Eu disse: ‘Não sei quanto a vocês, mas eu vou'”, disse Brody ao Times. “Eu disse: ‘Eu meio que tenho que aparecer. Meus pais vão. Isso não acontece com muita frequência. Eu sei que vocês são todos vencedores. Vocês podem ficar. Mas eu não posso.'” afirmou Brody.

Brody foi indicado por sua atuação em “O Pianista”, de Roman Polanksi. Ele era o único indicado pela primeira vez na categoria, que também incluía Nicholson (“As Confissões de Schmidt”), Nicolas Cage (“Adaptação”), Daniel Day-Lewis (“Gangues de Nova York”) e Michael Caine (“O Americano Tranquilo”).

Os homens decidiram não boicotar e Brody acabou ganhando o Oscar e beijou a apresentadora Halle Berry ao chegar no palco da cerimônia. No entanto, o ator abordou a Guerra do Iraque em seu discurso de aceitação.

Estou cheio de tristeza esta noite porque estou aceitando um prêmio em um momento estranho”, disse Brody em seu discurso. “Minha experiência de fazer este filme me deixou muito consciente da tristeza e da desumanização das pessoas em tempos de guerra e das repercussões da guerra. Quem quer que você acredite, se é Deus ou Alá, que ele cuide de você, e vamos orar por uma resolução pacífica e rápida.

Brody afirmou ao Times que “não consegue nem assistir” sua performance vencedora do Oscar como Władysław Szpilman, sobrevivente do Holocausto. O ator disse: “Não posso. Eu meio que choro quando falo sobre isso”.

No Oscar de 2003, a vitória de Brody foi considerada uma das maiores surpresas da noite. A maioria dos especialistas esperava que Day-Lewis vencesse, já que ele havia recebido os prêmios do Sindicato dos Atores e o BAFTA antes do Oscar. Nicholson também estava cotado na disputa por ter vencido o Globo de Ouro.

O Oscar 2022 está vindo aí! Para quem vai a sua torcida na categoria de Melhor Ator?

  • Javier Bardem, por “Apresentando os Ricardos”
  • Benedict Cumberbatch, por “Ataque dos Cães”
  • Andrew Garfield, por “tick, tick… BOOM!”
  • Will Smith, por “King Richard: Criando Campeãs”
  • Denzel Washington, por “A Tragédia de Macbeth”