CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / NOVIDADES

"Luca", da Pixar, quase teve um personagem LGBTQIA+; saiba quem

Novidade foi revelada após a Disney ser alvo de críticas por sua posição contra a comunidade

Thamyris Couto| @thamy_couto Publicado em 21/03/2022, às 10h21 - Atualizado às 10h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
"Luca", da Pixar, quase teve um personagem LGBTQIA+; saiba quem - Divulgação/Pixar/Netflix/Mindset Persistent
"Luca", da Pixar, quase teve um personagem LGBTQIA+; saiba quem - Divulgação/Pixar/Netflix/Mindset Persistent

"Luca", animação da Pixar que concorre em tal categoria do Oscar 2022, quase teve um personagem LGBTQIA+ na trama, e não estamos falando do personagem título ou de seu melhor amigo Alberto. Segundo uma fonte da Variety, tratava-se de Giulia, a jovem humana com grandes habilidades em se relacionar com animais marinhos.

De acordo com o repercutido no veículo, a maior dificuldade do estúdio em retratá-la foi realizar um enredo em que não precisasse de um par romântico, necessariamente. "Muitas vezes a gente se depara com a questão 'como fazemos isso sem dá-los um interesse amoroso?'. Isso acontece com muita frequência na Pixar", contou a fonte anônima.

Ainda na semana passada, funcionários da Pixar emitiram uma carta aberta informando sobre o apoio da Disney ao projeto de lei "Don't Say Gay", que proíbe a discussão sobre questões de gênero em escolas do estado da Flórida, em uma tentativa de fazer os alunos e professores deixarem de reconhecer a existências de pessoas LGBTQIA+. E o projeto não para por aí, o texto também impõe que os alunos queer que falarem sobre suas identidades na escola sejam expostos aos pais ou responsáveis.

Após vir a público a informação de que a Disney apoia financeiramente os políticos envolvidos no projeto, o CEO Bob Chapek fez um comunicado declarando que continuará com as doações. Segundo o executivo, o maior impacto que a empresa pode ter na criação de “um mundo mais inclusivo é através do conteúdo inspirador que produzimos”.

Analisando a situação como um todo, de fato as animações do estúdio possuem poucos personagens da comunidade, sendo o mais notado pelo público o Specter, de "Dois Irmãos". E o próximo será um personagem da nova animação da Pixar, em "Lightyear", filme sobre a origem do personagem Buzz Lightyear que se tornou membro do "Toy Story" posteriormente.

De acordo com a Variety, a Disney teria vetado um beijo gay entre uma personagem feminina importante do filme (dublada por Uzo Aduba), que vive em um relacionamento com outra mulher. Mas, após todos os acontecimentos, voltaram atrás.