CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / GUERRA

Mark Hamill leiloa pôsteres de Star Wars para financiar drones na Ucrânia

Intérprete de Luke Skywalker é um dos embaixadores do projeto Exército de Drones na Ucrânia

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 06/02/2023, às 13h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mark Hamill leiloa pôsteres de Star Wars para financiar drones na Ucrânia - Divulgação/Lucasfilm
Mark Hamill leiloa pôsteres de Star Wars para financiar drones na Ucrânia - Divulgação/Lucasfilm

O ator Mark Hamill, um dos embaixadores do projeto Exército de Drones na Ucrânia, anunciou a intenção de leiloar pôsteres autografados de Star Wars para ajudar a equipar o país com mais drones.

Em entrevista ao jornal Politico, que revelou a notícia, o ator afirmou que os pôsteres serão oferecidos em quantidade limitada, por meio de um leilão ou de uma competição, e vão agradar a colecionadores “hardcore” que tenham renda disponível.

Hamill, intérprete de Luke Skywalker em Star Wars, é uma das celebridades globais que se engajou na defesa da Ucrânia. Em setembro de 2022, ele aceitou o convite do presidente Volodymyr Zelensky para se tornar embaixador do projeto “Exército de Drones”.

Em um comunicado agradecendo o apoio de Hamill quando a parceria foi anunciada, Zelensky fez uma analogia com o enredo de Star Wars: “A luz vencerá as trevas. Eu acredito nisso, nosso povo acredita nisso”, disse o presidente.

Os drones na guerra da Ucrânia

O “Exército de Drones” é um projeto conjunto das Forças Armadas da Ucrânia, do ministério de Transformação Digital do país e da United24, uma plataforma de doações criada por Zelensky que já arrecadou quase US$ 280 milhões, empregados em ajuda militar, reconstrução e tratamento médico.

Hamill é a voz da versão do aplicativo da plataforma em inglês, usando frases do filme para alertar usuários sobre riscos e motivá-los a contribuir.

Os drones desempenham um papel fundamental neste conflito. Eles são os olhos no céu, protegem a fronteira, monitoram”, disse Hamill.

No dia 31 de janeiro, a United24 anunciou que 12 novos drones produzidos na Ucrânia foram entregues às forças militares, dos quais sete SKIF, destinados a rastrear os movimentos do exército russo e 5 STEN-2, para destruir alvos inimigos.

O leilão

Mark Hamill disse em entrevista ao Politico esperar que “centenas de milhares de pessoas” disputem as peças. Os valores não foram definidos, nem a forma de venda, mas a ideia é que seja online e termine no dia 24 de fevereiro, aniversário de um ano da invasão russa.

Na entrevista, Hamill disse que não vende itens autografados desde o lançamento de "Os Últimos Jedi", em 2017, prática que não costuma manter. Mas afirmou estar fazendo isso para apoiar a Ucrânia.

O ator disse também ter aprendido com os mundos de Guerra nas Estrelas a lição de fazer “a coisa certa para o bem de todos, em vez de apenas por interesse próprio”, acrescentando que comparar os dois mundos não se deve banalizar “os verdadeiros horrores que os ucranianos enfrentam”.

Um é realmente um conto de fadas para crianças, originalmente o que era Star Wars. Outro é a realidade, a dura realidade angustiante do que está acontecendo na Ucrânia.

A United24 de Zelensky

A plataforma de arrecadação lançada por Volodymyr Zelensky traz uma mensagem do presidente sobre a necessidade de doações, notícias, lista mostrando onde o dinheiro foi empregado e apelo a empresas que possam ajudar o país.

Além do leilão dos posters de Star Wars autografados por Mark Hamill, a United24 também irá captar doações para a Frota de Drones Navais por meio da venda de NFTs (Non Fungible Tokens) representando gatos das Forças Armadas da Ucrânia, incluindo um gato das Forças de Defesa Territorial, um gato médico, um um gato piloto, um gato jornalista e um gato policial.

As vendas começam em 22 de fevereiro.

"Deadpool 3", "Quarteto Fantástico" e mais: qual é a produção mais aguardada do Universo Cinematográfico da Marvel? Vote!

  • "Pantera Negra: Wakanda Para Sempre" (10 de novembro nos cinemas brasileiros)
  • "Guardiões da Galáxia: Especial de Natal" (25 de novembro no Disney+)
  • "What If...?" - 2ª Temporada (Início de 2023 no Disney+)
  • "Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania" (16 de fevereiro de 2023 nos cinemas brasileiros)
  • "Invasão Secreta" (Entre março e junho de 2023 no Disney+)
  • "Guardiões da Galáxia 3" (4 de maio de 2023 nos cinemas brasileiros)
  • "Echo" (Entre junho e agosto de 2023 no Disney+)
  • "As Marvels" (27 de julho de 2023 nos cinemas brasileiros)
  • "Loki" - 2ª Temporada (Entre junho e agosto de 2023 no Disney+)
  • "Coração de Ferro" (Entre setembro e novembro de 2023 no Disney+)
  • "Agatha: Coven of Chaos" (Fim de 2023/Início de 2024 no Disney+)
  • "Capitão América: Nova Ordem Mundial" (2 de maio de 2024 nos cinemas brasileiros)
  • "Daredevil: Born Again" (Entre março e junho de 2024 no Disney+)
  • "Thunderbolts" (25 de julho de 2024 nos cinemas brasileiros)
  • "Blade" (5 de setembro de 2024 nos cinemas brasileiros)
  • "Deadpool 3" (7 de novembro de 2024 nos cinemas brasileiros)
  • "Quarteto Fantástico" (13 de fevereiro de 2025 nos cinemas brasileiros)
  • "Vingadores: A Dinastia Kang" (1º de Maio de 2025 nos cinemas brasileiros)
  • "Vingadores: Guerras Secretas" (30 de abril de 2026 nos cinemas brasileiros)

+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!