CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / Vem ai!

"Napo": Curta-metragem brasileira estreará gratuitamente em outubro no YouTube

Produção premiada rodou o mundo em mais de 60 festivais

Thamyris Couto| @thamy_couto Publicado em 06/10/2021, às 16h35 - Atualizado às 16h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
"Napo": Curta-metragem brasileira estreará em outubro no YouTube - Divulgação/Miralumo Filmes
"Napo": Curta-metragem brasileira estreará em outubro no YouTube - Divulgação/Miralumo Filmes

A animação brasileira "Napo", de Gustavo Ribeiro ("Todos os Paulos no Mundo"), irá estrear gratuitamente no YouTube no Dia Internacional da Animação, dia 28 de outubro às 20h seguindo o fuso horário de Brasília.

A trama acompanha o personagem-título da história, um senhor de idade que, por conta do agravamento do Alzheimer, vai morar com a filha Lenita e com o neto João. Porém, como consequência da doença, Napo vai se esquecendo das pessoas que conheceu ao longo de sua vida, e com ajuda despretenciosa do neto, ele pode circular entre o passado o presente e criar novas lembranças das quais ainda se lembre.

"Ao tropeçar em um álbum cheio de velhas fotografias, ele deixa as imagens guiarem sua
imaginação e transforma as memórias de seu avô em desenhos. Desenhos que moldam sua
relação em uma história de lembrança e construção de memória", finaliza a sinopse. Asista ao trailer oficial:

"‘Napo’ é uma história que propõe uma reflexão sobre os papéis dos familiares, a necessidade de contato humano, a capacidade de imaginação que transcende os limites da idade, as origens do amor (o mais puro e infantil), as dificuldades do envelhecimento. Nossa vida é o resultado dos momentos dos quais nos lembramos. Mas... E se não conseguíssemos nos lembrar de nada? Nosso projeto nasce da angústia do esquecimento", explica Ribeiro

"A proposta é abordar o tema do Alzheimer de uma forma sutil, mostrando, através da visão lúdica da criança, a construção de uma amizade entre neto e avô. No avô, o menino encontra uma ótima companhia para dividir o seu maior hobby: desenhar. Através do menino, o avô tem a chance de lembrar pela última vez recortes de lembranças passadas", finaliza o diretor sobre sua opinião.

O premiado curta-metragem circulou por mais de 60 festivais importantes de cinema, e foi finalista no LA Shorts 2020, tornando-se o orgulho de Gustavo Ribeiro por ter tido o primeiro trabalho da produtora reconhecido internacionalmente, além de levar ao mundo a história inspirada em seu avô e aos demais que faleceram em decorrência ao Covid-19.