CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / ENTREVISTA

Paulo Miklos volta a viver Adoniran Barbosa em "Saudosa Maloca": "Mergulhamos mais nesse universo"

Em entrevista, o artista falou sobre interpretar o célebre sambista em quase dez anos após participação em curta

Henrique Nascimento (@hc_nascimento) Publicado em 23/03/2024, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Paulo Miklos volta a viver Adoniran Barbosa quase dez anos após curta: "Mergulhamos mais nesse universo" (Foto: Divulgação)
Paulo Miklos volta a viver Adoniran Barbosa quase dez anos após curta: "Mergulhamos mais nesse universo" (Foto: Divulgação)

Quase dez anos após dar vida a Adoniran Barbosa no curta Dá Licença de Contar, de 2015, Paulo Miklos volta a interpretar o célebre sambista, personalidade musical de João Rubinato, em Saudosa Maloca, que está em cartaz nos cinemas brasileiros desde a última quinta-feira, 21 de março.

O músico, ator e ex-vocalista do Titãs - que encerra a turnê de reencontro neste sábado (23) no Lollapalooza Brasil 2024 - conversou com a Rolling Stone Brasil, parceira de CineBuzz, e celebrou a oportunidade de poder, mais uma vez, trazer Adoniran Barbosa à vida, em uma performance elogiada por amigos e conhecidos do sambista, morto em 1982:

"Eu fiquei felicíssimo com o convite. E fiquei imaginando se eu ia dar conta, se realmente ia funcionar, porque esse personagem do Adoniran Barbosa, que o João Rubinato criou, é um personagem tão forte, tão presente na memória do povo, do brasileiro. Ele mesmo é um personagem, que parece resistir ao tempo, com o chapéuzinho, com a gravatinha borboleta, aquele bigodinho...", declarou Miklos.

Saudosa Maloca mostra Adorinan Barbosa, nos seus anos finais de vida, revivendo as histórias que viveu com os amigos, Mato Grosso (Gero CamiloMussum: O Filmis) e Joca (Gustavo MachadoCoisa Mais Linda), por uma São Paulo que já não existe mais, engolida pelo apetite voraz do 'pogréssio', mas registrada nas canções do artista. Como o filme não se trata de uma biografia, o ator teve mais liberdade na hora de construir a sua própria versão de Adoniran:

"Foi um grande mergulho. Foi buscar entrar na essência, no clima do Adoniran. Criar um Adoniran meu, mas sem copiar trejeitos, sem querer fazer uma caricatura, porque era um risco muito grande", explicou.

"Eu tinha em mente a ideia do Adoniran, as músicas do Adoniran que eu já conhecia desde adolescente. Sempre gostei de música brasileira e gostava muito do Adoniran, então esse personagem já estava muito vivo [em mim], assim como imagino que está vivo na cabeça das pessoas", continuou Miklos.

+++LEIA MAIS: Saudosa Maloca, sobre a obra de Adoniran Barbosa, estreia nos cinemas

Apesar do esforço para se distanciar de uma reprodução fidedigna do sambista, Miklos agora celebra o feedback positivo que tem recebido sobre a sua interpretação, com destaque para a similaridade do personagem e a figura real de Adoniran Barbosa:

"É com muito prazer que agora eu ouço as pessoas dizerem: 'Você está igual ao Adoniran!' Aconteceu essa magia aí. Inclusive, o [músico] Eduardo Gudin, que era um dos parceiros do Adoniran, amigo de botequim que o conheceu bem, me falou: 'Eu senti a presença do velho!', o que me deixou muito feliz", contou.

Miklos ainda disse que a oportunidade de ampliar o trabalho apresentado, inicialmente, no curta de 2015, permitiu que tanto o ator quanto o diretor das obras, Pedro Soffer Serrano, pudessem mergulhar ainda mais no universo de Adoniran Barbosa para a produção de Saudosa Maloca:

"Na verdade, [o curta] foi um grande ensaio. Nós fizemos boas descobertas no curta-metragem. Improviso, tudo o que funcionou bem, a gente trouxe para o longa. Até o Pedro escreveu, no roteiro do longa, muitos dos diálogos que a gente fez improvisando no curta-metragem", revelou.

"E o longa é um aprofundamento em relação aos personagens. Novos personagens, de outras músicas, entraram na história. A gente podê mergulhar mais nesse universo do Adoniran no longa-metragem agora do que já tinha feito anos atrás", completou o ator.

Além de Paulo Miklos, o elenco de Saudosa Maloca ainda conta com Gero Camilo (Mussum: O Filmis), Gustavo Machado (Coisa Mais Linda), Leilah Moreno (Antônia), Sidney Santiago Kuanza (Rensga Hits!) e Paulo Tiefenthaler (Nada Suspeitos). Assista ao trailer:

Leia a matéria original em Rolling Stone Brasil, parceira de CineBuzz, clicando aqui!


Qual foi o melhor filme de 2024 até agora? Vote no seu favorito!

  • "Wish: O Poder dos Desejos"
  • "A Sociedade da Neve"
  • "Meninas Malvadas: O Musical"
  • "Os Rejeitados"
  • "Segredos de um Escândalo"
  • "Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo"
  • "Anatomia de uma Queda"
  • "Todos Menos Você"
  • "Vidas Passadas"
  • "Pobres Criaturas"
  • "Argylle: O Superespião"
  • "O Mal Que Nos Habita"
  • "A Cor Púrpura"
  • "Bob Marley: One Love"
  • "Madame Teia"
  • "Zona de Interesse"
  • "Ferrari"
  • "O Menino e a Garça"
  • "Ficção Americana"
  • "Duna: Parte 2"

Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


D