CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / AVATAR 2

Saiba como vilão de "Avatar" volta para sequência 13 anos depois

Stephen Lang retorna como um avatar especializado preenchido com memórias de um humano

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 15/12/2022, às 13h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Saiba como vilão de "Avatar" volta para sequência 13 anos depois - Divulgação/20th Century Studios
Saiba como vilão de "Avatar" volta para sequência 13 anos depois - Divulgação/20th Century Studios

Em "Avatar: O Caminho da Água", o público conhece a história da família Sully, formada por Jake (Sam Worthington), Neytiri (Zoe Saldaña) e, agora, os filhos do casal. Eles precisam encontrar uma maneira de se manterem a salvo em meio a tragédias e ameaças — algumas, novas; outras, nem tanto. 

Embora o retorno de atores como Worthington e Saldaña fosse algo certo desde as primeiras informações sobre "Avatar 2" surgirem, eles não são os únicos que estão de volta na sequência. Graças à evolução tecnológica dentro da história, alguns outros personagens que eram dados como mortos também fazem novas aparições.

Entre eles, os personagens de Sigourney Weaver e Stephen Lang — respectivamente, a Dra. Grace Augustine e o coronel Miles Quaritch. No primeiro filme, Quaritch era parte do projeto humano para tirar recursos de Pandora, e morreu em confronto com os Na'Vi. Agora, volta como Recombinante, ou recom, avatar especializado preenchido com memórias de um humano.

Por isso, com as memórias do que aconteceu com ele no passado, o vilão volta mais furioso do que nunca. 

"Eu sabia há algum tempo, mas eu não acreditava", conta Lang, sobre o retorno do seu personagem, em entrevista ao Splash. "Fui avisado bem no início, da maneira mais informal possível. Não foi em uma reunião ou algo do tipo, a gente estava tomando uma cerveja, e isso foi em 2007. E sabe o que eu fiz? Eu imediatamente enterrei aquela informação e me esqueci dela, porque eu estava focado em fazer tudo certo em 'Avatar'.

O ator conta que só foi relembrado da conversa três anos depois, pelo próprio James Cameron, e nem acreditou que o que tinha ouvido era verdade.

"Em janeiro ou fevereiro de 2010, estávamos no jantar anual do PGA Awards [prêmio do sindicato dos produtores], e Jim me pediu para apresentá-lo antes de ele receber seu prêmio. Fiquei honrado. Então, na mesa do jantar, ele me disse casualmente: 'e, aliás, você volta para todas as sequências'. E eu falei: 'O QUÊ?!' Ele retrucou: 'Eu te contei isso!', e ele estava se referindo àquela vez que tomamos uma cerveja. Ele se lembrava, mas eu achei que ele estava bêbado ou algo do tipo.

Durante os anos entre o anúncio de que "Avatar" ganharia continuações e o lançamento, muitos duvidaram do cumprimento desta mesma promessa. Afinal, inúmeros adiamentos fizeram público, executivos e até familiares de atores duvidarem de que os filmes veriam a luz do dia. Mas essa dúvida jamais foi uma questão para Lang, bravo defensor de que os atrasos sempre tiveram uma razão.

"Eu sabia que o trabalho estava sendo feito. E, por fazer parte, eu consigo entender a demora, a demanda de esforço e a atenção meticulosa aos detalhes necessária para preparar um filme como este", conta o ator, destacando que tudo dependia de um único homem. 

"Há milhares de pessoas trabalhando nisso, mas tudo começa e termina com Jim Cameron. E, no fim das contas, ele é um homem só, que precisa lidar com uma coisa de cada vez. É um processo meticuloso e demorado, mas eu nunca duvidei de que o filme sairia."

"Eu duvidei se estaria vivo para ver, pois estou envelhecendo, mas eu sabia que aconteceria", ri. 

O que sabemos sobre "Avatar 2"

"Avatar: O Caminho da Água" apresentará ao público os filhos de Jake e Neytiri: Kiri, sua filha adotiva (interpretada por Sigourney Weaver), que tem laços com a Dra. Grace Augustine; o primogênito Neteyam (Jamie Flatters); Lo'ak (Britain Dalton); e a caçula, de oito anos, Tuktirey "Tuk" (Trinity Jo-Li Bliss).

Ao se tornarem pais, Jake e Neytiri percebem que os riscos agora são muitos mais altos, principalmente quando os filhos têm o desejo de seguir os passos de seus pais como guerreiros e líderes do clã em que cresceram.

Esse desejo é especialmente perigoso quando a ameaça é a RDA, que têm Jake e Neytiri como alvos. A dupla foi fundamental para a derrota de RDA, com Jake traindo seus antigos empregadores ao final do primeiro filme.

No entanto, com a possibilidade do RDA novamente ataca Omaticaya, a família Sully deve tomar a decisão de procurar abrigo com o povo Metkayina Na'vi. Apesar disso, a escolha dos pais pela fuga acaba gerando um conflito familiar após os filhos optarem por lutar contra os inimigos.

Para qual lançamento de 2023 você está mais ansioso? Vote em seu filme favorito!

  • "Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania" (16 de fevereiro)
  • "Pânico VI" (9 de março)
  • "Shazam! Fúria dos Deuses" (16 de março)
  • "John Wick 4: Baba Yaga" (23 de março)
  • "Super Mario Bros. O Filme" (30 de março)
  • "Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes" (13 de abril)
  • "Guardiões da Galáxia: Volume 3" (4 de maio)
  • "Velozes & Furiosos 10" (18 de maio)
  • "A Pequena Sereia" (25 de maio)
  • "Homem-Aranha: Através do Aranhaverso" (1º de junho)
  • "The Flash" (16 de junho)
  • "Indiana Jones e o Chamado do Destino" (29 de junho)
  • "Missão Impossível: Acerto de Contas - Parte 1" (13 de julho)
  • "Barbie" (20 de julho)
  • "Oppenheimer" (20 de julho)
  • "Besouro Azul" (17 de agosto)
  • "As Marvels" (27 de julho)
  • "Duna: Parte 2" (2 de novembro)
  • "Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes" (16 de novembro)
  • "Aquaman e o Reino Perdido" (21 de dezembro)

+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!