CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / ESPECIAL

"Sexta-Feira 13", "Pânico", "Invocação do Mal" e mais franquias de terror para maratonar

Nesta sexta-feira, dia 13 de outubro, aproveite para curtir alguns clássicos do gênero

Henrique Nascimento | @hc_nascimento - Publicado em 13/10/2023, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sexta-Feira 13, Pânico, Invocação do Mal e mais franquias de terror para maratonar (Foto: Divulgação)
Sexta-Feira 13, Pânico, Invocação do Mal e mais franquias de terror para maratonar (Foto: Divulgação)

Mais uma sexta-feira, 13, está entre nós e não há forma melhor de celebrar, para os fãs de filmes de terror, do que assistindo ou reassistindo a alguns filmes do gênero. E, mesmo sabendo alguns deles de cabeça, os sustos sempre vêm, tornando a experiência mais e mais divertida a cada vez que revemos os filmes.

Pensando nisso, o CineBuzz, em parceria com a Rolling Stone Brasil, preparou uma lista de indicações com algumas franquias clássicas e outras produções de terror para você curtir neste feriadão. Dessa vez, no entanto, a gente vai recomendar que você deixe a pipoca de fora da sessão, para não correr o risco de engasgar ou sujar a casa inteira jogando pipoca pro alto durante os sustos, beleza? Confira:

SEXTA-FEIRA 13

Jason Voorhees é um dos maiores vilões do cinema e já apareceu em diversas produções cinematográficas. Com sua máscara de hóquei e o clássico facão, ele já fez dezenas de vítimas desde 1980, quando o primeiro longa da franquia Sexta-Feira 13 chegou aos cinemas.

A HORA DO PESADELO

Outro clássico vilão é Freddy Krueger, que faz suas vítimas entrando em seus sonhos e as matando no momento em que estão mais vulneráveis. Criado por Wes Craven (1939-2015), um mestre do terror, que nos deixou em 2015, o vilão também aparece em diversos filmes e até já chegou a sair no tapa com Jason, sabia? Freddy x Jason está disponível na HBO Max, junto com muitos outros filmes do vilão, incluindo aquele que deu origem à franquia A Hora do Pesadelo.

PÂNICO

Outra criação de Wes Craven, Pânico é mais um sucesso entre os fãs de filmes de terror, que atravessou gerações conquistando ainda mais admiradores ao longo dos anos. A franquia se diferencia das demais por não ter um assassino fixo - apesar de todos se esconderem sob a máscara do Ghostface - e brincar com os clichês das produções do gênero através da metalinguagem.

PREMONIÇÃO

Nem sempre os filmes de terror são conhecidos por sua genialidade, mas isso não significa que eles ainda não possam ser bons e a franquia Premonição é a prova disso: mesmo com altos e baixos, os cinco filmes da saga, que mostram jovens brincando com os planos da morte, foram capazes de entreter e, mais importante do que isso, ficaram gravados na memória dos fãs do gênero.

O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA

É verdade que não há nenhuma serra elétrica em O Massacre da Serra Elétrica, mas isso não torna Leatherface menos assustador. A saga misturou terror, canibalismo e o uso de uma arma letal - uma motossera - para criar uma legião de admiradores do vilão, que tem uma história de origem bizarra e apareceu pela primeira vez no filme de Tobe Hooper Kim Henkel, de 1974. Recentemente, ele ganhou um novo filme pela Netflix, mas há outras produções da franquia em streamings como a HBO Max.

INVOCAÇÃO DO MAL

Invocação do Mal começou nos apresentando a história dos investigadores paranormais Ed e Lorraine Warren. O filme fez um sucesso, ganhou diversas sequências e ainda deu origem a derivados como Annabelle, sobre a macabra boneca amaldiçoada, que ainda conta com duas sequências; e A Freira, que ganhou uma continuação recentemente.

SOBRENATURAL

Que tal aproveitar a estreia de Sobrenatural: A Porta Vermelhana HBO Max e maratonar todos os filmes da franquia estrelada por Patrick Wilson? Na trama, um casal se muda para uma nova casa e começa a ser atormentado por forças malignas após o filho deles sofrer um estranho acidente e entrar em coma.

X

Essa última indicação até pode parecer um pouco precipitada, mas com o impacto de X - A Marca da Morte e Pearl, é de se imaginar que a trilogia, que ainda conta com o inédito MaXXXine, deve entrar para a lista de franquias clássicas muito em breve.


Qual foi o melhor filme de terror de 2023 até o momento? Vote no seu favorito!

  • "M3GAN"
  • "Batem à Porta"
  • "Pearl"
  • "Pânico 6"
  • "O Exorcista do Papa"
  • "A Morte do Demônio: A Ascensão"
  • "Sobrenatural: A Porta Vermelha"
  • "Fale Comigo"
  • "TOC TOC TOC - Ecos do Além"
  • "A Freira 2"
  • "Jogos Mortais X"

Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!