CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Livros / NOVIDADE

Booktubers promovem maratona literária inspirada nos livros de Agatha Christie

Criado por Victor Almeida, do canal Geek Freak, o evento reúne criadores de conteúdo literário em lives para incentivar o hábito da leitura

Camila Gomes | @camilagms Publicado em 09/07/2021, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Booktubers promovem maratona literária inspirada nos livros de Agatha Christie - Divulgação
Booktubers promovem maratona literária inspirada nos livros de Agatha Christie - Divulgação

Começa neste sábado (10), a partir das 19h, a Maratona Literária de Inverno 2021, evento online criado pelo booktuber Victor Almeida, dono do canal Geek Freak, que reúne criadores de conteúdo literário em lives na Twitch para incentivar o hábito da leitura. “O Assassinato na Biblioteca” é o tema da 17º edição, inspirada no universo investigativo das famosas obras da escritora Agatha Christie.

Criada há oito anos, a maratona é realizada duas vezes ao ano, de verão em janeiro e de inverno em julho, reunindo mais de 10 mil pessoas. O intuito é fazer as pessoas dedicarem mais tempo à leitura e tornar a atividade mais divertida. “Quando você está em uma maratona, é diferente de você ler durante o ano. Dá aquela sensação de que você tem desafios, você vai ler para cumprir esses desafios e alcançar metas. Está todo mundo lendo junto com você e acho que você tem a ciência de que está todo mundo fazendo a mesma coisa, fica mais divertido”, disse o criador em entrevista ao CineBuzz.

As lives do evento começaram no YouTube e recentemente o público migrou para Twitch, um serviço de streaming focado em vídeo ao vivo. “É um conceito novo até para a própria plataforma, algo que veio surgindo nos últimos dois ou três anos. As pessoas estranharam uma pessoa lendo em frente à câmera sem falar nada”, conta ele.

Segundo Victor, as transmissões seguem o método pomodoro, técnica que consiste na utilização de um cronômetro para dividir o tempo de realização de uma atividade em diversos períodos, separados por breves intervalos. “É muito simples, a gente conversa por alguns minutos, 15 ou 20 minutos, e depois faz um sprint de leitura, que varia de canal para canal. Eu costumo fazer 45 minutos, mas tem pessoal que faz 30 minutos, pessoal que uma hora. Nesse momento, a gente deixa uma musiquinha, um barulhinho de chuva, para ler ou focar, produzir, trabalhar e não só para ler”, afirma.

DESAFIOS

Para ajudar o público a escolher os livros a serem lidos durante as duas semanas, foi criado cinco desafios: ler um livro de publicado antes de 2010; um livro de uma série que você escondeu na estante por muito tempo; um livro com a capa predominantemente preta ou branca; um livro com vários elogios, mas que você não sempre teve suas suspeitas sobre gostar; e um livro com uma média de pelo menos quatro estrelas no Skoob ou Goodreads.

Gustavo Diolindo, 21, mora em Juiz de Fora, Minas Gerais, está participando da sétima edição e aproveitará o período da maratona para ler os livros necessários para finalizar seu TCC. “Peguei 2 livros para o meu projeto (“Gêneros e formatos na televisão brasileira” e “Introdução à análise da imagem”), 2 livros de Leituras Coletivas que estou participando (“Conectadas” e “Corte de espinhos e rosas”) e 1 que já estou enrolando há anos, mas que preciso ler antes da continuação sair (“Desencantada”, penúltimo da série “Perdida”)”, contou. “Se conseguir ler esses livros na primeira semana, pretendo montar outra TBR mais pra frente, mas não vou correr. Quero aproveitar bem as leituras!”

Mariana Castro, 16, é de São Paulo e planeja ler cinco obras durante as lives, “1984”, “Ruína e ascensão”, “Vilão”, “Pequena coreografia do adeus” e “Ace of spades”, e pretende registrar todo o conteúdo para guardar de lembrança. “Como sempre, eu espero poder ler bastante!”, afirmou. “Tô bem ansiosa para as lives de sprints, que já aconteciam no passado, mas dessa vez elas vão durar muito mais tempo. Eu também gosto bastante de interagir com o chat das lives, participantes pelas redes sociais, nas edições passadas fiz algumas amizades, e também compartilhar a minha experiência nas minhas redes sociais”.

WEBSÉRIE INVESTIGATIVA

Com o objetivo de criar uma experiência ainda mais imersiva, Victor também organizou uma web série de seis episódios, que serão exibidas ao vivo nas lives e após o fim do evento, será disponibilizada no YouTube. O capítulo 1 vai ao ar durante o primeiro dia da maratona, 10 de julho, às 19h, enquanto os seguintes serão transmitidos a cada três dias. Confira o cronograma:

“O Assassinato na Biblioteca” foi gravada à distância e conta com a participação de mais nove booktubers, que também vão estrelar a trama: Beatriz PaludettoAya LiteráriaAlec CostaThaís CavalcanteThamirezSantosEduardo CaroneAndréa BistafaKarine Leôncio e Leo Oliveira.

Leia a sinopse oficial:

“O administrador de uma prestigiada sociedade de livros raros envia uma proposta ao detetive particular Leonardo para investigar um possível vazamento de investigações. O que o detetive não esperava era encontrar o administrador da biblioteca morto na primeira noite de observação. Determinado não só a desvendar o que a sociedade realmente esconde entre as inúmeras prateleiras de livros, Leonardo também se verá preso em uma teia de relações falsas e esquemas criminosos.

A fim de solucionar o misterioso assassinato, o detetive resolve documentar em seu diário tudo o que realmente aconteceu com na noite da morte de Paul. Leonardo irá descobrir que em uma sociedade há sempre mais de um culpado. Há sempre mais do que se diz. E, por mais que as provas sejam claras, o verdadeiro criminoso ainda se esconde nas sombras”.

O brooktuber, que também produz e assina o roteiro, aproveitou a temática criminal para evitar que os integrantes precisassem sair de casa para gravar as cenas. “Parte de eu ter escolhido também o tema de suspense foi porque a gente poderia fazer uma gravação no estilo depoimentos, como se estivesse falando com o investigador”, explica.

“Desde que o GF começou a ler Agatha Christie já pensei ‘talvez alguma coisa venha aí’, porque ele é muito criativo em tudo o que faz. E não deu outra! O tema da MLI 2021 ser inspirado no estilo de livro da Rainha do Crime foi incrível e muito bem pensado. Estou bem animado, claro, para ler, mas também para a série que eles produziram! A maratona tomou uma proporção que eu nunca imaginei que fosse tomar”, afirma Gustavo.

“As lives de sprint já fazem parte do meu dia a dia e, durante a maratona, vão estar mais presentes ainda! Estou bem animado para acompanhar pelo menos uma live de cada streamer que está envolvido na MLI”, conta Mariana.

Para comentar sobre suas leituras e trocar experiências com outros participantes, ela também está fazendo parte de grupos de discussões nas redes sociais. “Eu faço parte do grupo oficial no telegram, e tenho um grupo pessoal com as minhas amigas (que conheci através da maratona). Além disso, provavelmente vou conversar nos servidores do discord de alguns streamers que estão participando do projeto”.

COMO PARTICIPAR?

Durantes as duas semanas de duração da maratona literária, as lives serão transmitidas de 10 a 24 de julho, na Twitch, por mais 330 horas consecutivas de forma gratuita para os usuários.

Além disso, é necessário responder um formulário com seus dados para contabilizar a participação e fazer a aposta de quem é o assassino de Paul.

Confira o cronograma completo: