CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Livros / Pride

Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+: 13 dicas de livros para celebrar a data

Celebre o Dia do Orgulho LGBTQIA+ com dicas de livros incríveis para ter na estante

Redação Publicado em 28/06/2022, às 14h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Confira dicas de livros incríveis no Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ - Reprodução/Amazon
Confira dicas de livros incríveis no Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ - Reprodução/Amazon

Você sabia que hoje, dia 28 de junho, é considerado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+? A data refere-se a ao ato de resistência que ficou marcado na história da comunidade, “A Rebelião de Stonewall Inn”. Em 1969, no bairro de Greenwich Village, em Nova York, os policiais realizaram uma série de invasões nos bares frequentados por homossexuais, repreendendo os clientes e funcionários e prendendo alguns deles.

Diante da situação e, após episódio violento ocorrido no bar Stonewall Inn, milhares de pessoas se mobilizaram contra as repressões policiais à comunidade LGBTQIA+. Durante os cinco dias que se seguiram, a cidade foi tomada por protestos em defesa dos direitos da comunidade.

Atualmente, muitas mudanças já foram conquistadas pela comunidade LGBTQIA+, mas a luta a favor da igualdade e do respeito não acabou. Por isso, a data tem como objetivo homenagear a comunidade e toda a sua luta contra o preconceito, assim como ressaltar a importância da diversidade, do respeito e da inclusão.

Para celebrar a data, preparamos uma lista com 13 livros que apresentam a temática LGBTQIA+ para você conhecer e garantir seus favoritos na estante. Ah, e não para por aí: até dia 30 de junho, 15% das vendas desta página do site da Amazon serão destinadas à Casa Rosa Cultural e Assistencial - LGBT, espaço de convivência, acolhimento e assistência à pessoas da comunidade em situação de vulnerabilidade. 

Confira nossa seleção de livros disponíveis na Amazon e aproveite:

1. Conectadas, de Clara Alves: https://amzn.to/3QTIWKU

Raíssa e Ayla se conheceram online jogando Feéricos, um dos games mais populares do momento, e a conexão entre as duas foi imediata. O único detalhe é que Raíssa joga com um avatar masculino, então Ayla não sabe que a pessoa do outro lado da tela é uma garota. Quanto mais as duas se envolvem, mais Raíssa sente culpa, mas não quer se afastar da garota que ama. Até que, certo dia, é anunciada a primeira feira de Feéricos, um local perfeito para o primeiro encontro. Será que o romance sobreviverá à vida real?

Reprodução/Amazon
Reprodução/Amazon

2. Garoto encontra garoto, de David Levithan: https://amzn.to/3AaZMi8

Paul estuda em uma escola nada convencional. Nela, líderes de torcida andam de moto, a rainha do baile é a quarterback drag-queen e a amizade entre gays e héteros fez com que os garotos héteros aprendessem a dançar. Certo dia, Paul conhece Noah, o garoto dos seus sonhos, mas acaba estragando tudo. Agora, precisa vencer alguns desafios antes de reconquistá-lo e, claro, acreditar no amor mais uma vez.

Reprodução/Amazon
Reprodução/Amazon

3. Com amor, Simon, de Becky Albertalli: https://amzn.to/3y49KiC

Simon Spier é um garoto de 16 anos que sempre soube que era gay, mas nunca sentiu que precisava conversar sobre isso com alguém ou dar explicações sobre sua sexualidade. Tudo vai bem, até que Simon começa a trocar mensagens e confidências com um garoto misterioso na internet, que se identifica como Blue, e se apaixona por ele. Agora, precisará enfrentar uma chantagem inesperada.

Reprodução/Amazon
Reprodução/Amazon

4. A garota dinamarquesa, de David Ebershoff: https://amzn.to/3y6RPrY

Certo dia, enquanto pintam em um ateliê, Greta pede para que seu marido, Einar, se vista com as roupas de sua modelo que cancelou a sessão para que termine o retrato. A partir de então, Einar passa a se vestir cada vez mais como Lili, seu alter ego feminino, por quem Greta se vê atraída. Depois de um tempo, os dois percebem que uma escolha terá que ser feita: Lili ou Einar. Inspirado na história real do pintor dinamarquês Einar Wegener e sua esposa californiana, esta obra traz uma série de reflexões e retrata a história de amor incrível.

Reprodução/Amazon
Reprodução/Amazon

5. Me chame pelo seu nome, de André Aciman: https://amzn.to/3ysvVki

Todos os verões, Elio, filho de um importante professor universitário, costuma viajar para um verdadeiro paraíso na costa Italiana. A cada verão, os dois recebem, em sua casa, um novo escritor que ajuda seu pai com correspondências e papeladas. Desta vez quem se hospeda no local é Oliver, um americano de 24 anos, que aproveita a temporada para trabalhar em seu manuscrito. De primeira, a antipatia é inevitável. Entretanto, conforme os dias vão se passando e a convivência aumenta, surge uma paixão entre os dois. 

Reprodução/Amazon
Reprodução/Amazon

6. O amor não é óbvio, de Elayne Baeta: https://amzn.to/3OrWF9T

Íris, de 17 anos, está viciada na novela “Amor em atos”, e não perde um episódio. Enquanto todos na escola estão preocupados com a festa de formatura, a garota só pensa em sua paixão platônica, Cadu Sena, que acaba de ficar solteiro. Mas antes de conquistá-lo, ela decide entender o que levou a namorada de Cadu a deixá-lo por uma garota, Édra Norr. Para isso, decide cruzar São Patrique para descobrir tudo sobre Édra, e logo também cede aos encantos da garota.

Reprodução/Amazon
Reprodução/Amazon

7. Ela fica com a garota, de Rachael Lipincott e Alyson Derrick: https://amzn.to/3u5qo0s

Alex Blackwood é teimosa e ótima em flertar com garotas, mas acaba de passar por um término de namoro caótico. Molly Parker, por outro lado, tem um péssimo tato social e é apaixonada por Cora Myers, mas nunca conversou com ela. Quando Alex e Molly se conhecem no campus da faculdade e descobrem seus interesses em comum, Alex decide ajudar Molly a ficar com Cora - e, assim, provar para a sua ex que não é uma pessoa egoísta. Juntas, embarcam em um plano de cinco etapas, até que se dão conta de que, talvez, o amor esteja mais perto do que imaginaram.

Reprodução/Amazon
Reprodução/Amazon

8. Minha versão de você, de Christina Lauren: https://amzn.to/3btsUqJ

Há três anos, quando Tanner Scott se mudou com sua família da Califórnia para Utah, sua bissexualidade foi escondida novamente. Agora, com apenas um semestre até o fim do colegial, só deseja que o tempo passe mais depressa para que seu futuro em uma universidade longe de todos se torne realidade. Quando Autumn, sua melhor amiga, se inscreve na aula de escrita e o desafia a participar, ele decide aceitar o desafio de escrever um livro em quatro meses. O que ele não imaginava era que se apaixonaria instantaneamente por Sebastian Brother, o garoto prodígio mórmon que orienta a turma nas aulas.

Reprodução/Amazon
Reprodução/Amazon

9. Um milhão de finais felizes, de Vitor Martins: https://amzn.to/3OwS46s

Jonas é um garoto que ainda não sabe o que deseja fazer da vida. Entre suas leituras e ideias para livros que são anotadas em um caderninho, trabalha no Rocket Café e, ainda, tem o desafio de lidar com o conservadorismo de seus pais. Quando conhece Arthur, Jonas passa a se questionar por quanto tempo conseguirá viver seguindo as expectativas dos outros. Com a ajuda de seus amigos e de sua nova história com dois protagonistas que se parecem muito com ele e Arthur, Jonas descobre o verdadeiro significado de família e amizade.

Reprodução/Amazon
Reprodução/Amazon

10. The prom: a festa de formatura, de Saundra Mitchell, Chad Beguelin, Bob Martin e Matthew Sklar: https://amzn.to/3yoBos6

Emma Nolan é uma talentosa musicista que tem um sonho antes de se formar no ensino médio: dançar com sua namorada na festa de formatura. Alyssa Greene, por sua vez, é uma garota popular, bonita e presidente do conselho estudantil. O que ninguém sabe é que ela namora Emma há mais de um ano. Logo, a notícia de que Emma planeja levar uma garota para a formatura se espalha pela cidade, e a Associação de Pais, liderada pela mãe de Alyssa, ameaça cancelar a festa. É aí que aparecem Barry Glickman e Dee Dee Allen, duas estrelas decadentes da Broadway que, depois de assistirem um dos vídeos de Emma no YouTube, decidem transformar o seu desabafo em causa. Entretanto, as coisas acabam saindo do controle.

Reprodução/Amazon
Reprodução/Amazon

11. Vermelho, branco e sangue azul, de Casey McQuiston: https://amzn.to/3a4FnAJ

Quando sua mãe foi eleita a nova presidenta dos Estados Unidos, Alex Claremont-Diaz tornou-se o novo queridinho da mídia. Carismático, o garoto tem tudo para seguir os passos de seus pais na política. No entanto, quando sua família é convidada para o casamento real do príncipe britânico Philip, Alex precisa lidar com Henry, irmão mais novo do príncipe, com quem ele é constantemente comparado. O encontro entre os dois acaba saindo pior do que o esperado e, no dia seguinte, todos os jornais estampam imagens dos dois caídos em cima do bolo, insinuando uma briga. Para evitarem um desastre diplomático, Alex e Henry precisam passar um fim de semana fingindo ser melhores amigos. O que eles nunca imaginaram, é que essa relação poderia evoluir para um sentimento ainda mais profundo.

Reprodução/Amazon
Reprodução/Amazon

12. Enquanto eu não te encontro, de Pedro Rhuas: https://amzn.to/3OQ2uOr

A vida tem sido boa para Lucas. Depois de passar no curso de publicidade e se mudar com Eric, seu melhor amigo, do interior do Rio Grande do Norte para a capital, o garoto está conquistando a liberdade que sempre sonhou. Entretanto, no amor, Lucas é um desastre e tem certeza que nunca irá se apaixonar. Até que, certa noite, Lucas e Eric decidem ir na inauguração do Titanic, nova balada da cidade, e Lucas esbarra em Pierre, um garoto francês que parece ter saído dos seus sonhos. Em meio a uma noite incrível, os dois se divertem e se conectam instantaneamente. Porém, o Universo possui planos diferentes para o futuro dos dois.

Reprodução/Amazon
Reprodução/Amazon

13. Heartstopper, de Alice Oseman: https://amzn.to/3a1jNgC

Charlie Spring e Nick Nelson são dois garotos bem diferentes. Enquanto Charlie é um aluno dedicado e bem inseguro pelo bullying que sofre no colégio desde quando se assumiu gay, Nick é super popular e ótimo jogador de rugby. Quando os dois passam a sentar um ao lado do outro no colégio, uma amizade intensa se desenvolve, e Charlie entende que se sente diferente a respeito do amigo. Entretanto, Nick está em dúvida sobre seus sentimentos.

Reprodução/Amazon
Reprodução/Amazon

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e o Cinebuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/36Q9Ag3

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3DHzEv0


+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perca tempo!