CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Música / qual?

Afinal, quem é maior, BTS ou Beatles? Números mostram se sul-coreanos ultrapassaram o quarteto de Liverpool

Reunimos números de Beatles e BTS para ver qual dos dois é o maior no mundo da música

Redação Digital Publicado em 01/06/2019, às 09h16 - Atualizado às 10h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
BTS se apresentando em homenagem aos Beatles. - Reprodução/YouTube
BTS se apresentando em homenagem aos Beatles. - Reprodução/YouTube

O grupo de pop coreano BTS é o maior sucesso da atualidade - vimos a mobilização que eles causaram no Brasil ao se apresentar em apenas duas noites.

O fenômeno do grupo de kpop é tão grande que é comparado a beatlemania, nome dado para o fenômeno do grupo inglês que dominou os anos 60, também conhecido como The Beatles.

No programa The Late Show with Stephen Colbert do dia 15 de maio, por exemplo, o grupo aproveitou para fazer uma homenagem para uma das maiores bandas de rock do mundo: The Beatles.

Além de usar os ternos clássicos de uma das primeiras fases da banda britânica de sucesso, o grupo sul-coreano também se apresentou em um cenário igual ao de uma das apresentações mais famosas do quarteto fantástico.

O show, que inclui uma transmissão em preto e branco e uma bateria com o logo do BTS na tipografia dos Beatles, também foi marcado pelo grande número de fãs que estavam gritando pelos meninos.

O jeito que toda a apresentação foi criada para os meninos cantarem foi para mostrar que eles são um fenônmeno gigantes e A apresentação está se tornando tão grande quanto foi a beatlemania nos anos 60.

A apresentação, no entanto, levantou uma questão: qual dois dos grupos é maior, numericamente?

Mas dá pra comparar?

Os dois grupos são compostos por homens de um país que não os Estados Unidos que faz sucesso em uma escala global, se tornou uma febre entre fãs e é amado por milhões de pessoas ao redor do mundo, além dos dois grupos escrevem e produzem a maioria de suas próprias músicas.

As diferenças principais estão no número de integrantes, estilo musical, língua em que cantam (embora o BTS já tenha lançado músicas em inglês) e que a boyband coreana dança em vez de tocar instrumentos. 

É possível comparar ganhos na era da internet?

Isso é muito difícil de medir, afinal eles não estão fazendo sucesso simultaneamanete - e não podemos comprar só a carreira solo dos ex-beatles com a carreira em grupo atual do BTS.

A internet também faz com que seja difícil tentar comparar os dois por números de seguidores, por exemplo. O BTS possui, em seu primor, mais de 20 MILHÕES de seguidores no Twitter, enquanto a conta oficial dos Beatles possuem cerca de apenas 3. Usar esses números, no entanto, é desonesto, porque nos anos 60 não existia Twitter. Portanto, não iremos contar com os seguidores online.

Por isso, também não é possível contar com o número de exibições de clipes no YouTube - afinal, quando a maior parte dos clipes dos Beatles foi lançada, ainda não existia o YouTube.

Na Billboard

Mas no ranking da Billboard, por exemplo, é possível ver uma diferença entre os dois e que o BTS está superando os Beatles em algo mais concreto.

O terceiro EP do BTS, Map of the Soul: Persona, chegou na primeira posição do Top 200 da Billboard e quebrou o recorde... dos Beatles. 

De acordo com a Nielsen Music, Map of the Soul: Persona, que foi lançado no dia 12 de abril, teve 230 mil unidades vendidas nos Estados Unidos, além de ter sido o disco número da Austrália, Reino Unido e Estados Unidos.

O BTS conseguiu, com esse feito, emplacar três discos na primeira posição em apenas 11 meses.  Antes deles, quem mantinha esse recorde eram os Beatles, que conseguiu emplacar três discos na primeira posição em 11 meses e uma semana.

Mais competição na Billboard

A música Boy With Luv com que o BTS se tornasse o primeiro grupo de kpop a entrar com dois sucessos simultâneos no ranking Hot 100 da Billboard, que mede o sucesso dos singles mais tocados do momento. A informção foi divulgada pela própria Billboard em seu Twitter.

++ Jimin, do BTS, revela o que o fez chorar no show do Brasil e como os fãs ajudaram

Boy with Luv estreou na oitava posição do ranking, fazendo com que a faixa seja o single com melhor pontuação do BTS no ranking - e não apenas do BTS, mas de toda a história dos grupos de kpop.

A outra faixa do grupo que entrou é a Make it Right, fazendo com que o BTS seja o primeiro grupo de pop coreano a entrar no ranking Hot 100 com dois hits simultâneos.

No entanto, os Beatles ainda ganham no ranking de hits. Eles já conseguiram emplacar 20 músicas que chegaram à primeira posição, sendo que foram 71 músicas chegaram a entrar no Hot 100 no total. Será que o BTS conseguirá bater esse número?

Maior número de músicas

Os Beatles, em 10 anos de carreira e com 12 discos lançados, fizeram mais músicas do que o BTS, que tem apenas seis anos de estrada e quatro discos lançados, até agora. Portanto, esse ponto ainda é uma vitória para o quarteto de Liverpool, assim com o maior número de álbuns e maior número de álbuns na lista dos mais vendidos.

No idioma

Os Beatles fizeram o mundo todo cantar em inglês e até hoje aprendemos as músicas deles em escolas de música. Precisamos pontuar, no entanto, que o BTS conseguiu algo que até agora nunca tinhamos visto: fazer sucesso no mundo inteiro cantando em apenas um idioma que não seja o inglês.

++ Katy Perry, Miley Cyrus, Cardi B, Bebe Rexha e Camila Cabello estão nos lançamentos desta sexta

E no número de fãs?

Não é possível comparar, pois muitos fãs dos Beatles nunca acessaram a internet, o que faz com que uma comparação feita online seja impossível.

E o maior grupo é...

No geral, as circunstâncias fazem com que seja muito díficil comparar os dois grupos. Beatles parece levar vantagem por ter conseguido alcançar tantos públicos diferentes numa era sem o poder da internet, ter lançado muuuuito mais músicas e terem feito canções de sucesso que ultrapassaram gerações e tocam nas rádios até hoje.

Mas o que podemos afirmar, com certeza, é que tanto o BTS quanto os Beatles são dois fenômenos gigantes de seus próprios tempos.

De qualquer jeito, dá uma olhada na homenagem que o BTS fez para os Beatles: