CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz

Relembre "Chernobyl", a minissérie que retrata o pior desastre nuclear do mundo

Lançada pela HBO em 2019, Chernobyl é queridinha entre os amantes de dramas históricos. Confira!

Paulo Marinho | @_senhormarinho Publicado em 16/06/2022, às 21h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lançada pela HBO em 2019, Chernobyl é queridinha entre os amantes de dramas históricos. Confira! - Reprodução/HBO
Lançada pela HBO em 2019, Chernobyl é queridinha entre os amantes de dramas históricos. Confira! - Reprodução/HBO

Um lançamento de 2019, a minissérie de drama mostra os eventos durante os tempos difíceis do acidente nuclear na usina de Chernobyl. Com cinco episódios, o programa logo se tornou o queridinho da crítica especializada e do público, sendo indicado a diversos prêmios.

Com direção de Johan Renck e elenco de destaque com Stellan Skarsgård e Emily Watson como protagonistas, a série mostra a história de homens, mulheres e animais prejudicados por uma catástrofe inimaginável. Em meio às tensões e interpretações geniais, o telespectador consegue sentir cada relato e cada mensagem.

Para relembrar a minissérie que ganhou as categorias Melhor Minissérie, Melhor Direção e Melhor Roteiro na 71ª Cerimônia Emmy Awards, o Cinebuzz elencou algumas curiosidades sobre o programa que ainda é o predileto dos fãs de dramas históricos. Confira:

Os mergulhadores

Alguns funcionários tiveram de mergulhar nas galerias da usina para abrir uma válvula que drenaria a água acumulada no reator. Diferente do que mostra a série, relatos afirmam que Valery Bespalov e Oleksiy Ananenko não foram voluntários e sim convocados para atuar na missão compulsoriamente.


O Bombeiro

Vasily Ignatenko (Adam Nagaitis) e Lyudmilla (Jessie Buckley) existiram na vida real. Além de estarem registrados em documentos devido o fato de Lyudmilla insistir para ficar ao lado do marido, que era bombeiro e estava tomado pela radiação, também negou, na vida real, a gravidez durante a visita médica.


Valery Legasov

Interpretado por Jared Harris, o físico deixou gravações momentos antes de sua morte, e foram utilizadas para estruturar o roteiro da série. Legasov se suicidou dois anos após o acidente na usina.


Ulana Khomyuk

A pesquisadora mostrada na série e interpretada por Emily Watson nunca existiu. A personagem, na verdade, representa uma equipe de estudiosos da vida real que estava em busca de descobrir todas as verdades sobre o desastre nuclear.

Você pode assistir Chernobyl no HBO Max!


+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!