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Você dorme bem a noite? Conheça todos os sintomas e causas da insônia

Confira as melhores maneiras para dormir bem e melhorar seu hábitos noturnos

Redação Publicado em 27/02/2020, às 16h12

Você dorme bem a noite? Conheça todos os sintomas e causas da insônia - Reprodução/Getty Images
Você dorme bem a noite? Conheça todos os sintomas e causas da insônia - Reprodução/Getty Images

Sabe quando deitamos na cama depois de um dia suuper corrido para aquele merecido momento de descanso? Muitas vezes, mesmo com a exaustão batendo, não conseguimos pegar no sono  e nem relaxar o nosso corpo. Isso pode acontecer graças à insônia, distúrbio que nos causa uma grande dificuldade para dormir. 

Cada vez mais comum, o problema afeta milhares de pessoas diariamente. Dentre seus sintomas, estão a dificuldade para pegar no sono, acordar muitas vezes durante a noite e ter dificuldade para voltar a dormir, acordar antes do horário planejado, sensação de cansaço mesmo após dormir a noite, fadiga e preguiça durante o dia, estresse e ansiedade constantes, problemas de memória e dores de cabeça.

Causados por situações que vivemos no dia a dia, todos esses sinais podem resultar na nossa má qualidade do sono - que, por sua vez, afeta em muitas outras atividades do dia a dia. Mas quais são, afinal, os principais fatores que causam o distúrbio do sono? Suas maiores causas incluem:

  • Produção de grande carga de cortisol, hormônio do estresse, derivado da pressão diária que sofremos, seja na escola, no trabalho ou com alguma situação específica;
  • Estímulos externos e aparelho eletrônicos que atrapalham a produção da melatonina à noite;
  • A falta de hábitos como uma rotina para a hora de dormir;
  • Uso prolongado de remédios para dormir, que podem causar efeito rebote;
  • Alterações hormonais nas mulheres, como a menopausa;
  • Transtornos mentais como depressão, ansiedade, stress pós-traumático, bipolaridade, esquizofrenia, hiperatividade, entre outras.

Se você se identificou com os sintomas e causas da insônia, é sempre importante procurar um profissional para orientá-lo no tratamento. Além disso, é possível seguir algumas dicas super simples que vão te ajudar a ter uma noite de descanso mais tranquila, como não comer muito antes de dormir, nem tomar bebidas que nos dão mais energia nesse horário; evitar praticar exercícios em horários próximos ao momento do sono; adotar uma rotina noturna e manter o ambiente o mais escuro e silencioso possível.

Além disso, confira alguns itens perfeitos para melhorar sua noite e te ajudar a relaxar o corpo para dormir a noite inteira!

 

1. Máscara para dormir: 

2. Cápsulas de chá de camomila: 

3. Colete massageador: 

4. Kit 2 peças de travesseiro: 

5. Pijama macacão: 

6. Pijama de flanela: 

7. Almofada encosto massageador: 

8. Massageador para pés: 

9. Pantufa flamingo:

10. Cobertor com manga: 

 

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