Dirigido por Greta Gerwig, “Barbie” não agradou governo vietnamita em cena que retrata conflito político-geográfico - Reprodução/Warner Bros. Picture
EITA!

“Barbie” é banido em parte da Ásia após se envolver em conflito internacional

Dirigido por Greta Gerwig, “Barbie” não agradou governo vietnamita em cena que retrata conflito político-geográfico. Confira!

Paulo Marinho | @_senhormarinho - Publicado em 05/07/2023, às 11h30 - Atualizado às 13h45

Estrelado por Margot Robbie ("Babilônia"), “Barbie” é um dos filmes mais aguardados de 2023 e, a poucos dias de sua estreia, a produção se tornou alvo de uma polêmica no outro lado do mundo.

De acordo com o Deadline, “Barbie” está oficialmente proibido de ser transmitido no Vietnã. Após “se envolver” em uma das antigas disputas territoriais no Mar do Sul da China, o seu lançamento deve ficar de fora do circuito de parte da Ásia.

Vi Kien Thanh, Ministro da Cultura, Esportes e Turismo do Vietnã, afirmou que o longa está banido do local devido a uma cena que mostra a “linha de nove traços” na região do Mar do Sul da China. A sinalização, em forma de U, é usada para representar os territórios reivindicados pela República Popular chinesa.

Além de reforçar que a decisão foi tomada pelo Conselho Nacional de Avaliação de Filmes, o Ministro vietnamita acrescentou: "Não concedemos licença para o filme americano Barbie ser lançado no Vietnã porque ele contém a imagem ofensiva da linha de nove traços", afirmou.

O que é a "linha de nove traços"?

A chamada “linha de nove traços” é um conflito internacional geográfico que reforça a soberania da China sobre parte do Mar do Sul da China. Além do Vietnã, países como Malásia, Brunei, Taiwan e Filipinas também reivindicam esse território e, apesar do local receber uma negativa do Tribunal de Haia em 2016, o governo chinês ainda precisa reconhecer a decisão. 

Essa não é a primeira vez que o Vietnã bane filmes que retratam a linha de nove traços: anteriormente, “Abominável” (2019), animação da DreamWorks, e “Uncharted: Fora do Mapa” (2022), com Tom Holland, também foram banidos pelo governo. Já “John Wick 4: Baba Yaga” não foi autorizado a ser lançado no país devido à participação de Donnie Yen, atriz chinesa que apoia a soberania da China do território disputado. 

Sobre "Barbie"

Na história, Barbie começa a questionar o seu mundo perfeito - onde não existem banhos gelados, pesadelos ou pés chatos - não é mais tão perfeito quanto ela pensava. Assim, para recuperar a perfeição, ela decide ir até o Mundo Real para descobrir toda a verdade sobre o universo.

Junto com Ken, ela viaja da Barbielândia e invade o nosso mundo, pronta para conhecer os humanos mais de perto. Porém, o impiedoso presidente da companhia que fabrica as bonecas Barbie não a deixará vagar por muito tempo e a perseguirá até que esteja perfeitamente segura em seu mundo... bom, perfeito. Confira o trailer:

Além de Robbie e Gosling, "Barbie" ainda conta com Alexandra Shipp ("Tick, tick... BOOM!"), Simu Liu ("Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis"), Emma Mackey ("Sex Education"), Kingsley Ben-Adir ("Invasão Secreta"), Issa Rae ("Um Crime Para Dois") e Ncuti Gatwa ("Doctor Who") e a cantora Dua Lipa como diferentes versões de Barbie e Ken.

Michael Cera ("Juno"), Will Ferrel ("Eurovision"), Kate McKinnon ("Caça-Fantasmas"), America Ferrera ("Superstore"), Connor Swindells (“Sex Education”), Emerald Fennell ("Bela Vingança"), e Helen Mirren ("Shazam: Fúria dos Deuses"), entre tantos outros, completam o elenco.

Greta Gerwig, além de dirigir o longa-metragem, assina o roteiro de "Barbie" junto com o marido, Noah Baumbach. O longa estreia em 20 de julho nos cinemas brasileiros.

 

Para qual lançamento de 2023 você está mais ansioso? Vote em seu filme favorito!


Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


política barbie greta gerwig

Leia também

Kevin Feige não queria que Hugh Jackman voltasse a viver Wolverine; entenda


"Bandida", longa sobre chefe do tráfico na Rocinha, ganha trailer e data de estreia


João Grilo e Chicó estão de volta no 1º trailer de "O Auto da Compadecida 2"


Coppola filmou cenas do 11 de setembro para seu novo filme, "Megalopolis"


Estrela de "La Chimera", Carol Duarte reflete sobre trajetória da televisão para o cinema


5 destaques do novo trailer de "Deadpool & Wolverine"