Convidado por James Cameron para fazer parte da equipe, linguista foi o responsável por dar vida ao curioso idioma. - Reprodução/20th Century Studios
AVATAR

Sabia que um linguista criou idioma dos Na’vi, de "Avatar", especialmente para a franquia?

Convidado por James Cameron para fazer parte da equipe, linguista foi o responsável por dar forma ao curioso idioma. Confira!

Redação Publicado em 15/02/2023, às 20h00 - Atualizado em 16/08/2023, às 15h00

A saga “Avatar” desperta a curiosidade em todos aqueles que amam realismo e imersão durante uma sessão de cinema. Se em 2009 o filme original chamava a atenção devido à tecnologia 3D, em 2022 a sequência tão aguardada entregou tudo o que prometeu nos quesitos CGI, enredo e efeitos sonoros. 

Além de uma infinidade de detalhes criados especialmente para a história da franquia de Pandora, você já parou para pensar sobre como o idioma falado pelos Na’vi foi desenvolvido? Criado especialmente para a sequência de filmes, a tarefa não foi nada fácil, principalmente por James Cameron almejar que tudo soasse totalmente diferente dos seres humanos.

Para que tudo fosse feito com excelência e corretamente, o cineasta convidou o linguista e professor da Universidade do Sul da Califórnia, Dr. Paul R. Frommer para fazer parte da equipe, e desenvolver um idioma exclusivo para a produção. Cameron, então, fez uma lista com cerca de 30 palavras e entregou a Frommer para que ele trabalhasse a partir disso. 

Durante uma conversa com o Camp Fire Writing, o linguista fez revelações interessantes sobre o assunto:

O Na’vi tinha que ser inteiramente novo; tinha que soar ‘agradável’; tinha que ser consistente com as trinta e tantas palavras que ele já havia inventado – principalmente nomes de personagens e animais… Claro, tinha que ser viável para os atores, sem manipulação eletrônica de vozes. E, como isso fazia parte do enredo, tinha que ser aprendido tanto pelos seres humanos quanto pelos próprios Na’vi

Além disso, Paul Frommer também revelou mais detalhes sobre a ausência de escritas entre os Na’vi, e os sons de pronuncias das palavras: "Os Na’vi não têm uma linguagem escrita – ou pelo menos não tinham até a chegada do Povo do Céu (humanos)… Portanto, não precisei projetar um sistema de escrita indígena. O que fiz foi adaptar o alfabeto romano ao sistema de som Na’vi. Acabei usando algumas letras com sinais diacríticos – ä e ì – mas a principal inovação foi usar as combinações kx, px e tx para representar os sons ‘ejetivos’ encontrados no idioma"

O linguista também afirmou que todo o material de linguagem foi compartilhado ao elenco com explicações escritas e em forma de texto no sistema de ortografia Na’vi, além de um glossário de palavras e a transcrição fonética em inglês que facilitou ainda mais para alguns membros do elenco. 

Todo o trabalho foi ainda mais detalhado graças às gravações disponíveis para todos baixarem e praticarem, além dos encontros do professor com os atores, onde ele auxiliou no ajuste de pronuncia e entonação para garantir maior naturalidade durante a fala.

“Avatar: O Caminho da Água” está disponível na plataforma de streaming Disney+.

Qual foi o melhor filme de 2023 até agora? Vote no seu favorito!


+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


Disney Avatar James Cameron

Leia também

O que "Bebê Rena" tem a ver com Amy Winehouse? Coincidência liga série da Netflix à cantora


Por que o dia 4 de maio se tornou o "Dia de Star Wars"?


Sabia que Barack Obama rejeitou papel em "O Problema dos 3 Corpos", nova série da Netflix?


Oscar: É possível acontecer um empate na premiação?


Sabia que o Brasil já ganhou o Oscar, mas não trouxe a estatueta para casa?


Sabia que o Brasil já foi desclassificado do Oscar?