CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Curiosidades / HISTÓRIAS DO OSCAR

Oscar: É possível acontecer um empate na premiação?

Explicamos o que acontece quando ocorre um empate nas categorias

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 10/03/2023, às 11h10 - Atualizado em 12/03/2023, às 13h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
É possível acontecer um empate no Oscar? Entenda como funciona a votação - Mike Coppola/Getty Images
É possível acontecer um empate no Oscar? Entenda como funciona a votação - Mike Coppola/Getty Images

A 95ª cerimônia do Oscar será realizada no próximo domingo, dia 12 de março, e promete ser acirrada em algumas das categorias mais aguardadas, como as de Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante. Com isso, muita gente se pergunta: é possível acontecer um empate na premiação?

Antes de mais nada, sim, a votação do Oscar pode terminar em empate! Como a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, órgão responsável pela organização do prêmio, conta com um quadro de votantes de mais de nove mil pessoas, é bem raro que isso aconteça, mas não impossível.

O processo é simples: quando dois indicados lideram a votação de uma categoria com a mesma quantidade de votos, ambos levam a estatueta. E isso já aconteceu em seis ocasiões diferentes até a premiação de 2023. A seguir, nós de CineBuzz relembramos os casos de empate que já aconteceram na história do Oscar. Confira:

O MAIS RECENTE

O caso mais recente de empate aconteceu em 2013, quando os filmes "A Hora Mais Escura" e "007: Operação Skyfall" empataram na categoria de Melhor Edição de Som - posteriormente unificada com a categoria de Melhor Mixagem de Som e se tornando a categoria de Melhor Som.

Na ocasião, o ator Mark Wahlberg leu o resultado do envelope e se mostrou confuso: “E o Oscar vai para… Temos um empate! Não estou brincando: nós realmente temos um empate”, declarou. Paul N.J. Ottosson, o editor de som de "A Hora Mais Escura", fez o primeiro discurso, seguido por Per Hallberg e Karen Baker Landers, de "Operação Skyfall".

O MAIS FAMOSO

O mais célebre empate do Oscar aconteceu em 1969, quando Katharine Hepburn e Barbra Streisand dividiram o prêmio de Melhor Atriz ao receberem 3030 votos cada.

Hepburn foi premiada por sua performance como a Rainha Eleanor de Aquitânia no drama histórico "O Leão no Inverno". No entanto, como era um costume da atriz, ela não compareceu à cerimônia.

Já a cantora Barbra Streisand estreou nos cinemas levando o Oscar por sua atuação como a protagonista Fanny Brice no musical "Funny Girl: Uma Garota Genial". Ao contrário da colega, ela recebeu a sua estatueta durante a cerimônia.

OUTROS EMPATES

Em 1932, um empate também aconteceu na categoria de Melhor Ator. Na 5ª cerimônia da história do Oscar, Fredric March ("O Médico e o Monstro") e Wallace Berry ("O Campeão") compartilharam o prêmio.

Em 1950, "So Much for So Little" e "A Chance to Live" levaram o prêmio de Melhor Documentário em Curta-Metragem; em 1987 "This Is All You’ve Got" e "Down and Out In America" dividiram a estatueta de Melhor Documentário; e, em 1995, "Trevor" e "Franz Kafka’s: It’s a Wonderful Life" compartilharam o troféu de Melhor Curta-Metragem.

O Oscar 2023 está vindo aí! Para quem vai a sua torcida na categoria de Melhor Atriz?

  • Cate Blanchett, "Tár"
  • Ana de Armas, "Blonde"
  • Andrea Riseborough, "To Leslie"
  • Michelle Williams, "Os Fabelmans"
  • Michelle Yeoh, "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo"

Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!