Templo é redescoberto debaixo das águas - Reprodução/Pen News
UAU

Templo antigo é redescoberto debaixo das águas de rio após ser engolido por inundações na Índia

O caso aconteceu em Satapatana, Odisha, no leste da Índia

Redação Publicado em 23/06/2020, às 13h13 - Atualizado às 14h13

Um templo de cerca de 500 anos foi redescoberto debaixo das águas de um rio indiano após ser engolido por inundações "catastróficas".

De acordo com o Unilad, o caso aconteceu no meio de sete vilarejos, uma região chamada Satapatana, em Odisha, leste da Índia. O rio Mahanadi treia começado a engolir as aldeias por consequência de inundações que devem ter ocorrido entre 1830 e 1850.

O templo acabou no meio do rio e havia sido registrado que o local costumava surgir nos meses de verão, quando os níveis de água caíam, mas foi perdido quando uma barragem foi construída e o nível da água foi aumentado.

Fazia 20 anos que a construção não era avistada e Anil Dhir, líder da equipe de descoberta do Fundo Nacional Indiano de Arte e Patrimônio Cultural (INTACH), disse que "apenas os veteranos sabiam disso".

A equipe da INTACH foi incumbida de encontrar o templo e Dhir disse que eles estavam "de vigia" durante a pesquisa da área, mas ele admitiu que seus esforços eram "fúteis". Mas a torre acabou emergindo das profundezas do rio na semana passada e a equipe foi avisada pelos moradores da região sobre a novidade.

"Quase todos os rios em Odisha têm templos submersos, mas muitos deles estão em ruínas. Os templos foram construídos nas curvas dos rios, e todos esses rios eram propensos a inundações; portanto, a erosão das margens resultou em muitos deles sendo destruídos ou submersos pelas águas", disse Dhir.



Acredita-se que o templo tenha sido construído por um rei local entre os séculos XVI e XVII, com sua estrutura no estilo arquitetônico Kalingan, clássico do Rekha Deul..

+ Leia Mais: Indiano cria carro especial para alertar população sobre perigos do coronavírus

Dhir deixou claro que não há planos para escavar o local no momento, apesar de estar perfeitamente preservado, caso os ladrões tentem roubar "peças antigas" do local. Ainda foi informado que a estrutura está localizada em um trecho perigoso do rio, com correntes rápidas, que dificultariam as escavações

 


Separamos 5 livros com o melhor do mundo “nerd” para você aproveitar muuuito.

1. Lugares Escuros: https://amzn.to/2QWdKOp

2. Star Wars: Thrawn: https://amzn.to/2XSg1eU

3. Deadpool. Pecado Original: https://amzn.to/33tnUIW

4. Coleção Yu Yu Hakusho: https://amzn.to/2ONQ5wZ

5. Nimona: https://amzn.to/37EZKhT

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Exitoina pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

templo mar índia descoberta

Leia também

Sabia que Barack Obama rejeitou papel em "O Problema dos 3 Corpos", nova série da Netflix?


Oscar: É possível acontecer um empate na premiação?


Sabia que o Brasil já ganhou o Oscar, mas não trouxe a estatueta para casa?


Sabia que o Brasil já foi desclassificado do Oscar?


Qual filme levou o maior número de estatuetas na história do Oscar?


Sabia que Marjorie Estiano não é o nome verdadeiro da atriz?