Madonna publicou fotos ao lado de Martin Burgoyne (à esquerda) e Keith Haring (à direita), amigos que perdeu para a AIDS - Instagram
LUTA

Madonna homenageia amigos que perdeu para a AIDS no Dia Mundial de Combate à doença

Epidemia da doença nas décadas de 1980 e 1990 tirou a vida de diversas pessoas

Redação Publicado em 02/12/2019, às 09h07

Em 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à AIDS, a cantora Madonna foi ao seu Instagram para lembrar amigos que nas décadas de 1980 e 1990, durante a epidemia da doença.

Com fotos ao lado de Martin Burgoyne, Keith Haring, Christopher Flynn e Herb Ritts, ela falou sobre a falta de conhecimento das pessoas quando a doença se manifestou pela primeira vez e os seus encontros com a AIDS, em diversas ocasiões, ao longo da vida:

+ Leia mais: Dia Mundial de Combate à AIDS: evolução da luta contra a doença no cinema e na TV

"No Dia Mundial da AIDS, quero lembrar alguns dos meus amigos mais queridos que foram perdidos para uma doença que ninguém entendia e nem a medicina podia preveni-la de ser fatal", escreveu Madonna. "Existem tantos outros... desde as multidões de estranhos que abracei no Hospital St. Vincent, em Nova York (evitados por suas famílias no ínicio dos anos 1980), até as crianças sem mães que segurei em meus braços no Malawi quando soube que que haviam mais de 1 milhão de crianças órfãs por causa da AIDS, há exatos 15 anos."

Madonna homenageou os amigos no Dia Mundial de Combate à AIDS (Instagram)

 

"A AIDS ainda é uma ameaça. Ainda não há cura!!! Nós precisamos achá-la e manter na memória essas sem sentido vivas para sempre", concluiu a cantora.

+ Leia mais: 10 filmes sobre ativistas LGBTQIA+ que você precisa assistir

Madonna é uma grande ativista pela causa do HIV e da AIDS. Durante sua terceira turnê musical, Blond Ambition World Tour, realizada em 1990 quando a doença ainda fazia muitas vítimas, a cantora costumava discursar alertando o seu público, formado majoritariamente pela comunidade LGBTQIA+, sobre o uso da camisinha como um dos únicos métodos de prevenção contra a infecção pelo vírus HIV à época.

Keith Haring, lembrado nas fotos publicadas por Madonna, já foi homenageado pela cantora em outras ocasiões: no documentário Na Cama Com Madonna, a cantora promove uma oração para o amigo que havia acabado de falecer, em fevereiro de 1990. Anos depois, no álbum Erotica, a artista incluiu a música In This Life, que lembrava a partida precoce de Keith.

 


Não é segredo que a música une pessoas. Quer se sentir ainda mais perto da sua banda preferida? Então dá uma olhada nessa lista. Separamos 5 produtos de bandas incríveis para você montar seus looks.

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Exitoína pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.


Madonna AIDS HIV

Leia também

Atriz de "A Infância de Romeu e Julieta" estrela filme debaixo d'água


Morre Michael Gambon, o Dumbledore de "Harry Potter", aos 82 anos


Angelica Ross revela transfobia de Emma Roberts nos bastidores de "American Horror Story"


Tim Ballard, que inspirou "Som da Liberdade", é acusado de má conduta sexual


Alice Braga elogia Bruna Marquezine em "Besouro Azul": "Maravilhosa"


Camilla Camargo se junta ao elenco de "Tudo Igual... SQN", série brasileira do Disney+