Batizada de Uma Onda de Poder, estátua criada pelo artista plástico Marc Quinn substituiu uma homenagem a um traficante de escravos - marcquinnart/Instagram
NÃO ERA AUTORIZADA

Estátua de manifestante negra é removida em menos de 24 horas no Reino Unido

Escultura substituía a do traficante de escravos Edward Colston, jogada no rio de Bristol durante protesto

Redação Publicado em 16/07/2020, às 08h38 - Atualizado às 08h51

Erguida em Bristol na quarta-feira (15), para substituir a imagem do traficante de escravos Edward Colston, derrubada e jogada em um rio durante protestos antirracistas em junho passado, a estátua de uma manifestante negra, que homenageava o movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam, em tradução livre), foi removida em menos de 24 horas.



Intitulada A Surge of Power (Uma Onda de Poder), a escultura foi criada pelo artista plástico Marc Quinn e mostra uma mulher negra de punho erguido sobre um pedestal. Quinn se inspirou em uma foto de Jen Reid, uma residente local, durante um dos protestos, a quem credita como co-autora da obra.

+ Leia mais: Estátua de traficante de escravos é substituída por uma de manifestante negra no Reino Unido

A decisão pela retirada da estátua foi do Conselho Municipal de Bristol, afirmando que o artista não tinha permissão para erguer o monumento naquele local. A remoção foi feita às 5h30 da manhã, em horário local, desta quinta-feira (16).

Em depoimento publicado em suas redes sociais, Quinn declarou saber que não podia instalar a obra no local e que ela havia sido feita para ser algo temporário: "Jen e eu não estamos colocando esta escultura no pedestal como uma solução permanente para o que deveria estar lá - é uma faísca que esperamos que ajude a trazer atenção a essa questão vital e urgente", declarou.

+ Leia mais: Garçonete que expulsou cliente racista ganha mais de 470 mil reais em gorjetas

"Queremos continuar destacando o problema inaceitável do racismo institucionalizado e sistêmico que todos têm o dever de enfrentar", acrescentou. "Essa escultura tinha que acontecer no domínio público agora: essa não é uma questão nova, mas parece que houve um ponto de inflexão global. É hora de ação direta agora".

The sculpture of Jen Reid, a black woman who took part in the Black Lives Matter protest in Bristol, is taken down and removed from slave trader Edward Colston's plinth after 24hrs#Bristolstatue #EdwardColston #BlackLivesMatter pic.twitter.com/7uJzilAkMP

— Ben Birchall (@BenBirchallUK) July 16, 2020

 


+ Já pensou poder controlar as tarefas do seu dia a dia de uma maneira super tecnológica! Acredite se quiser, mas isso já é possível com os dispositivos Echo! Controlados pela Alexa, assistente de voz da Amazon, com eles você pode realizar diversas atividades por meio de alguns comandos. Confira:

1. Echo Dot 3ª geração: https://amzn.to/2Ty61aI

2. Echo Show 5: https://amzn.to/366fSae

3. Echo 3ª geração: https://amzn.to/2Ny2ghp

4. Echo Show 8: https://amzn.to/2PO3x5f

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Exitoína pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

protestos racismo Black Lives Matter estátua manifestações Vidas Negras Importam

Leia também

Produções da DreamWorks sairão da Netflix até abril


Animações da Disney ficarão mais tempo em cartaz nos cinemas


Com dívida bilionária, artigo aponta que compra da Fox pela Disney foi um erro


Robert Downey Jr. pode estrelar filme derivado de “The Mandalorian”, diz site


Vídeo mostra resgate de Jeremy Renner após grave acidente; confira


Metrô Tatuapé recebe experiência imersiva de arte