CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
News / EXPOSIÇÃO

Metrô Tatuapé recebe experiência imersiva de arte

12 painéis fotográficos de artistas da comunidade Vila Nova se unem à obra imersiva na estação

Redação Publicado em 14/12/2022, às 13h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Metrô Tatuapé recebe experiência imersiva de arte - Divulgação/ASAS.com.BR
Metrô Tatuapé recebe experiência imersiva de arte - Divulgação/ASAS.com.BR

O coletivo ASAS e o Metrô São Paulo, com o objetivo de reacender o olhar e trazer novos pontos de vista para as obras de arte nas estações do Metrô, criaram uma experiência imersiva na Estação Tatuapé.

No local, o painel Inter-relação entre o Campo e a Cidade, de Aldemir Martins, se expande dos seus 25 metros quadrados em uma ocupação de 650 metros quadrados compondo uma experiência imersiva.

Partes da obra saltam das paredes para o piso da estação, proporcionado novas possibilidades de observação e convidando os passantes a re-olharem a obra original.

Chamada "Sementes do Futuro", a instalação conta também com a exposição Metrô Sustentável – que destaca a importância da contribuição do MetrôSP para a sociedade por meio de ações sustentáveis.

A partir de 14 de dezembro, a obra ganha novos contornos ao agregar o ensaio fotográfico coletivo BOTA FORA União Vila Nova, produzido por jovens artistas do bairro União de Vila Nova e composto de 12 painéis fotográficos duplos, clicados por estes artistas deste e neste local que já foi um grande aterro sanitário, além de mais 10 painéis compondo o diálogo entre produção artística de um dos “gigantes” nas artes plásticas, Aldemir Martins, e a arte destes jovens, que chegam para complementar a exposição que permanece até dia 15 de janeiro de 2023.

No mesmo dia 14, cinquenta destes jovens, participantes da UNI_DIVERSIDADE – que transformam escassez em abundância, propondo novos olhares sobre o seu bairro, considerado o 3º maior bairro periférico da cidade – estarão presentes à estação Tatuapé interagindo numa experiência cultural, educacional e lúdica, mediada pela Live Lab, para juntos criarem a mensagem para 2023 a partir desta nova instalação que se abre.

O Metrô é um meio de transporte fundamental para o dia a dia das pessoas que vivem e passam pela cidade de São Paulo, além de ser um espaço de encontros, de acolhidas e de experiências únicas na cidade. A possibilidade de unirmos os temas arte, mobilidade e sustentabilidade em uma atividade educativa em um espaço público, como na ação Sementes do Futuro, atesta a função social e o potencial transformador da arte e da cultura, que podem, de fato, ressignificar o dia a dia e a vida das pessoas”, declara Renan Andrade, Coordenador de Ação Cultural e Acervo do Metrô de São Paulo.

Cada obra em si traz diferentes reflexões, desde o painel de Aldemir Martins, sobre o êxodo rural sem a perda da identidade de origem neste deslocamento, o Metrô, através da importância de sua contribuição para a sociedade com ações sustentáveis e estes jovens que transformam escassez em abundância reciclando a visão da sua comunidade através da fotografia. Temos uma intersecção entre arte, empresa e comunidade, que encontram esse ponto em comum exatamente na preocupação com a sustentabilidade.

Deste encontro e das questões levantadas nestas conversas, a ASAS também produzirá uma mensagem em vídeo, um chamado para sustentabilidade e de que forma o exemplo destes jovens, que transformaram sua forma de olhar o mundo com criatividade, extraem arte literalmente do que já foi lixo. O vídeo Sementes De Futuro será veiculado nas redes sociais do Metrô e na TV Metrô pelo canal de YouTube.

Instigar formas mais humanistas de experimentar a vida através de narrativas relevantes é o propósito do nosso Coletivo. A parceria com MetrôSP resultou neste grandioso espaço imersivo e também na conexão com 50 jovens do bairro União de Vila Nova que, no dia 14, às 11h30, vamos reunir nesse espaço para juntos criarmos a mensagem para 2023”, conta Paula Trabulsi, fundadora do coletivo internacional de inteligência criativa ASAS.BR.COM.


Qual foi o melhor filme de super-heróis de 2022? Vote no seu favorito!

  • "Morbius"
  • "The Batman"
  • "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura"
  • "DC Liga dos Superpets"
  • "Thor: Amor e Trovão":
  • "Adão Negro"
  • "Pantera Negra: Wakanda Para Sempre"

+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!