Justiça autoriza aborto para menina que foi estuprada - Pixabay
CRIME

Justiça autoriza aborto de menina de 10 anos estuprada pelo tio

Caso aconteceu no Espírito Santo e repercutiu nacionalmente

Redação Publicado em 16/08/2020, às 09h54

A Justiça do Espírito Santo autorizou que a criança de 10 anos, grávida de três meses após ter sido estuprada por um tio, interrompa a gestação. A informação foi confirmada pelo portal UOL e pelo jornal local, A Gazeta.

A decisão é do juiz Antônio Moreira Fernandes, a partir de um pedido do Ministério Público (MP-ES). O magistrado atua na Vara da Infância e da Juventude de São Mateus. Ao UOL, a assessoria de imprensa do órgão afirmou que o promotor responsável pelo caso não irá comentar o andamento processual.

Antes, o Tribunal de Justiça do estado já havia dito, por meio de nota, que "influências religiosas e morais" não iriam definir o futuro da gestação.

A lei brasileira permite que um aborto seja feito por meio do serviço público de saúde em casos onde a gravidez é resultado de um estupro, assim como em situações que ofereçam riscos para a mãe ou anencefalia do feto - justamente o que o magistrado considerou.

Sobre o caso

A criança, de 10 anos, foi estuprada e engravidou. O suspeito do crime é o tio, de 33 anos. Segundo a Polícia Civil do Espírito Santo, ela era vítima de violências sexuais há quatros, e o caso chegou ao conhecimento da polícia no sábado (8), quando ela deu entrada em um hospital público da cidade de São Mateus, a 220 km de Vitória, com suspeita de gravidez.

Ela chegou ao Hospital Estadual Roberto Silvares acompanhada de um parte e os médicos notaram que sua barriga estava maior que o usual. Quando realizaram um exame de gravidez, o resultado foi positivo.

O delegado responsável pelo caso afirmou que o tio da criança foi indiciado por estupro de vulnerável e ameaça, ambos praticados de forma continuada. As penas somadas podem ultrapassar 15 anos de prisão.

Ele está foragido e buscas foram feitas na Bahia, onde o homem possui parentes, sem sucesso.

 

justiça Espírito Santo crime violência estupro

Leia também

Produções da DreamWorks sairão da Netflix até abril


Animações da Disney ficarão mais tempo em cartaz nos cinemas


Com dívida bilionária, artigo aponta que compra da Fox pela Disney foi um erro


Robert Downey Jr. pode estrelar filme derivado de “The Mandalorian”, diz site


Vídeo mostra resgate de Jeremy Renner após grave acidente; confira


Metrô Tatuapé recebe experiência imersiva de arte