Marca foi criticada por nome de esmalte supostamente estereotipar brasileiras e incentivar a cultura do estupro - Letícia Alvares/Pixabay
CASO GRAVE

Nome de esmalte é criticado por estereotipar mulheres e incentivar a cultura do estupro: "Me Beije, Sou Brasileira"

Marca justificou o nome dizendo que ele remete ao costume de cumprimentar com beijo no rosto

Redação Publicado em 08/09/2020, às 09h38

O nome dado a um esmalte acabou gerando polêmica, principalmente entre brasileiras, por supostamente apresentar uma visão estereotipada sobre a sexualidade de mulheres nascidas no Brasil. Um dos itens de uma coleção da marca americana OPI foi batizado como "Kiss Me I'm Brazilizan" ou "Me Beije, Sou Brasileira", em português.



O esmalte foi lançado em 2014, como parte de uma coleção em homenagem ao Brasil, mas virou alvo de uma petição após a chegada da marca ao país na última semana. Até a manhã desta terça-feira (8), o abaixo-assinado já contava com cerca de 11.200 assinaturas. 

Na descrição do esmalte, que não está à venda no país, pode-se ler: "Um rosa dinâmico que transmite todo o calor e a receptividade do Brasil". Outras cores também geraram polêmica: "Next stop... The Bikini Zone" ("Próxima parada... região do biquíni") e "Red Hot Rio" ("Vermelho quente no Rio", em referência ao Rio de Janeiro).

+ Leia mais: A Fazenda 12: Biel pode ser expulso antes mesmo da estreia

Nas redes sociais da marca, muitas seguidoras compartilharam sua indignação, classificando os nomes dos esmaltes como ofensivos e sugestivos de que a mulher brasileira seria "fácil" e "objeto sexual", incentivando a cultura do estupro.

A criadora do abaixo-assinado, Carolina Pires, declarou: "É inaceitável que em 2020 uma marca mundialmente conhecida como a OPI endosse o estereótipo errado da mulher brasileira. Essa é uma ideia contra a qual nós, brasileiras, lutamos há tanto tempo, não podemos deixar vocês contribuírem com o lado errado".

+ Leia mais: Fãs reagem a possível gravidez de Ana de Armas, namorada de Ben Affleck, após publicação em redes sociais

Contatada pelo Universa, do UOL, a marca se pronunciou sobre o assunto e revelou que o nome foi dado após uma pesquisa do time global da empresa, em Los Angeles, remetendo ao costume brasileiro de beijar as pessoas no rosto: "Um dos destaques foi o hábito de cumprimentar as pessoas com um beijo em cada bochecha, diferente do tradicional aperto de mão usado mundialmente. Por isso esse nome celebra a saudação brasileira".

A assessoria de imprensa da marca ainda disse que os nomes, normalmente, têm o costume de serem lúdicos e alegres, para levar a alegria e a diversão para as consumidora e que "o objetivo da marca sempre foi e, continua sendo, celebrar as mulheres".

 


+ Já pensou poder controlar as tarefas do seu dia a dia de uma maneira super tecnológica! Acredite se quiser, mas isso já é possível com os dispositivos Echo! Controlados pela Alexa, assistente de voz da Amazon, com eles você pode realizar diversas atividades por meio de alguns comandos. Confira:

1. Echo Dot 3ª geração: https://amzn.to/2Ty61aI

2. Echo Show 5: https://amzn.to/366fSae

3. Echo 3ª geração: https://amzn.to/2Ny2ghp

4. Echo Show 8: https://amzn.to/2PO3x5f

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Exitoína pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

news Viral

Leia também

Produções da DreamWorks sairão da Netflix até abril


Animações da Disney ficarão mais tempo em cartaz nos cinemas


Com dívida bilionária, artigo aponta que compra da Fox pela Disney foi um erro


Robert Downey Jr. pode estrelar filme derivado de “The Mandalorian”, diz site


Vídeo mostra resgate de Jeremy Renner após grave acidente; confira


Metrô Tatuapé recebe experiência imersiva de arte