Fã de The OA em seu quarto dia de greve de fome (dir.) e elenco de Sense8 (esq.) - Reprodução/Business Insider/Instagram
CURIOSO

De pegação coletiva a greve de fome: As 6 maiores campanhas de fãs para salvar as séries favoritas do cancelamento

Em novembro, fãs de Anne With an E tomaram as redes sociais na tentativa de reverter o cancelamento da série

Larissa Catharine Oliveira Publicado em 07/01/2020, às 13h00

A série Anne With an E foi cancelada no fim de 2019 pela Netflix, causando tristeza e indignação aos fãs, que iniciaram uma campanha virtual para que a série continue após sua terceira temporada, que chegou na plataforma em 03 de janeiro de 2020. 

Após as mensagens de apoio nas redes sociais, Moira Walley-Beckett, criadora da série, agradeceu ao carinho dos fãs e disse que gostaria de terminar a história com um filme. ''Vou sentir falta desse show para sempre. Dito isto, eu adoraria escrever um longa-metragem final para Anne With an E ...”, disse em entrevista para o site Entertainment Weekly

Divulgação/Netflix

Ainda não se sabe se o público de Anne With an E conseguirá que uma quarta temporada seja produzida pela Netflix ou até mesmo alguma emissora de televisão, mas não é a primeira vez que o público se mobiliza para salvar seu seriado favorito. 

STAR TREK
As campanhas não são novidade. A série original televisiva de Star Trek seria cancelada após duas temporadas em 1966, mas os fãs organizaram um mutirão de cartas pedindo que a série fosse renovada pela NBC. O movimento foi organizado pelo casal John e Bjo Trimble, conhecidos até hoje entre os fãs da Jornada nas Estrelas, que pediam que cada pessoa que escrevesse uma carta falasse sobre a campanha para ao menos dez colegas. Foram enviadas milhares de cartas, o que garantiu que a terceira temporada chegasse ao público. 

+ Leia mais: A data 4 de maio agora é, oficialmente, o Dia de 'Star Wars' na Califórnia

SENSE 8
Os fãs de Sense8 ficaram inconsoláveis quando a série foi cancelada após duas temporadas na Netflix. O fim da série foi anunciado em junho de 2017, pouco tempo após a chegada de novos episódios na plataforma.

Poucos dias após o anúncio, um evento no Facebook organizado por brasileiros prupunha uma "pegação coletiva" em forma de protesto, uma referência às cenas de orgia mostradas na série. Foram mais de 17 mil pessoas interessadas para o ato no evento oficial. O evento realmente aconteceu e o vídeo dos fãs da série se beijando em fila viralizou nas redes sociais.

Literalmente fizeram um protesto de pegação coletiva para "salvar" a série Sense8 do cancelamento comunicado dias atrás pela Netflix. pic.twitter.com/WXytAQFh9F

— Movimento Englobe (@redenglobe) June 5, 2017

+ Leia mais: Dia Nacional da Visibilidade Lésbica: relembre 10 casais de séries que estão na Netflix

Apesar dos esforços não terem sido suficientes para que a série fosse salva pela plataforma, os fãs foram presenteados com um episódio final com mais de duas horas de duração, lançado em 8 de junho de 2018 após a pressão exercida pelos fãs da série. 

LUCIFER

LUCIFER


Em maio de 2018,a Fox cancelou a série Lucifer após três temporadas e com um final inconclusivo sobre a trama. Os fãs da série começaram uma intensa campanha nas redes sociais com a hashtag #SaveLucifer (Salve Lucifer, em português). O próprio elenco se envolveu com a campanha, na torcida para que a série encontrasse outro canal para sua quarta temporada. 

Tom Ellis, o protagonista da série, participava dos mutirões de mensagens no Twitter que deixaram a hashtag entre os destaques mundiais na plataforma. 

Present and correct ✊😈#SaveLucifer #PickUpLucifer https://t.co/QqX82cZvtl

— tom ellis (@tomellis17) May 26, 2018

+ Leia mais: 10 imagens pecaminosas de Tom Ellis, o demônio da série 'Lucifer'

---> NÃO ROLOU

DEMOLIDOR
Os fãs de Demolidor, da Netflix, também não se conformam com o cancelamento da série, anunciado em novembro de 2018. Eles decidiram fazer uma petição virtual que já reuniu mais de 345 mil assinaturas em um ano de existência. Além disso, a campanha "Save Daredevil" conta com um site que orienta o público da série para outras formas de agir, como entrar em contato com a Marvel para continuarem a série; fazer pressão nas redes sociais e realizar doações para a iniciativa. Até o presente momento, porém, a série não foi salva por nenhuma produtora e terminou após três temporadas.

SHADOWHUNTERS

Reprodução/Instagram

 

O cancelamento de Shadowhunters foi anunciado pela Freeform em junho de 2018, após três temporadas da história inspirada pela saga de livros Os Instrumentos Mortais, da autora Cassandra Clare. No mês seguinte, fãs americanos da série se reuniram para pagar a divulgação de uma campanha pelo salvamento da série. Para chamar atenção, um avião foi contratado para exibir o banner. Eles não parara por aí, divulgando a campanha em outdoors eletrônicos ao redor do mundo. Apesar de todos os esforços, a série não foi renovada pela emissora, nem salva por outra produtora. 

Avião da campanha - Reprodução/Twitter
Outdoor na Times Square - Reprodução/Twitter

 

THE OA
A série The OA foi cancelada pela Netflix em outubro deste ano e os fãs da série se organizaram para realizar um flash mob na Times Square, reproduzindo os movimentos da série em forma de protesto. Além disso, também foi colocado um anúncio na avenida nova-iorquina, com dinheiro arrecadado em uma vaquinha virtual que reuniu a quantia de US$ 5 mil para arcar com os custos. 

Protestos também aconteceram na sede da plataforma de streaming e uma fã, identificada como Emperial Young pelo site Business Insider, chegou a fazer uma greve de fome. "Entretenimento é o alimento para a alma humana e o algoritmo da Netflix não está calculando isso agora", disse em entrevista ao site. "Ao não me alimentar fisicamente, estou dizendo que essa série é mais importante que comida de verdade para mim."

Mesmo com os protestos e manifestações por parte do público, a possibilidade da trama ser finalizada com um filme foi descartada e The OA realmente chegou ao fim após duas temporadas. 


+ Quer se sentir dentro da sua série ou filme preferido? Então dá uma olhada nesses jogos incríveis que separamos para você!  

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Exitoina pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.


Sense 8 Netflix Lucifer The OA

Leia também

"Friends", "Brooklyn 99" e mais séries de comédia com episódios de Halloween inesquecíveis


Gabriel Leone será Ayrton Senna em minissérie da Netflix


Disney+ ganhará série com atores de "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo"


Sabia que Riley Keough, protagonista de "Daisy Jones & The Six", é neta de Elvis Presley?


Lauren Glazier, de "Mindhunter", se junta ao elenco de "Wonder Man", nova séria da Marvel


Ex-"RuPaul's Drag Race" surpreende com participação em "Vai na Fé"