Ben Platt como Payton Hobart em The Politician - Divulgação/Netflix
Já vimos!

The Politician: Série de Ryan Murphy para a Netflix fala de assuntos sérios, mas com estilo de dramalhão

Momentos musicais, fluidez sexual e atuações de divas como Jessica Lange e Gwyneth Paltrow: série reúne as maiores características do produtor

Pedro Rocha Publicado em 26/09/2019, às 17h51 - Atualizado às 18h02

Para a sua primeira série em parceria com a Netflix, Ryan Murphy não economizou ao juntar, numa mesma produção, todas as suas marcas registradas, que conquistaram o público ao longo dos anos em séries como Glee e American Horror Story.

A Exitoína Brasil já teve acesso aos oito episódios da primeira temporada de The Politician e falamos a seguir, e sem spoilers, sobre o que esperar da série, que chega nesta sexta-feira (27) ao serviço de streaming. 

As expectativas para a primeira parceria de Murphy e a Netflix eram altas. De cara, já podemos adiantar que elas são superadas. The Politician reúne absolutamente tudo que fez sucesso em séries anteriores do produtor. 

++ Ryan Murphy anuncia novas produções sobre Andy Warhol e amor lésbico para Netflix

De Glee, Murphy pegou uma trama adolescente envolvente. Ambientada numa escola de elite da Califórnia, a nova série segue a vida de Payton Hobart (Ben Platt), um jovem ambicioso que sonha em ser presidente dos EUA. Para isso, se candidata à presidência dos estudantes do colégio, como parte do seu grande plano para se tornar o líder do país. 

A disputa eleitoral adolescente gera intrigas, brigas e também romances e traições entre os estudantes. O que mais chama a atenção neste último quesito é a naturalidade como questões "tabu" são mostradas na série. A fluidez sexual de alguns personagens adolescentes, e também adultos, não é questionada. Não importa se um garoto tem um caso com um garoto ou se uma mulher tem um caso com uma mulher. Só o que interessa é como a traição influencia a trama, principalmente da eleição de Payton. 

Theo Germaine e Ben Platt em cena. (Divulgação/Netflix)

 

Também de Glee, Murphy volta a apresentar em suas séries números musicais. Há mais de uma cena, dentro da história, em que os personagens soltam a voz. 

++ Meryl Streep e Nicole Kidman estrelarão filme musical de Ryan Murphy para Netflix

Já de American Horror Story, o produtor traz um clima de suspense. A eleição de Payton, apesar de ser numa escola, apresenta uma série de crimes envolvento ele e pessoas ao seu redor, como a jovem Infinity (Zoey Deutch), que tem câncer e é cuidada de sua avó. 

A avó, aliás, é outro bom elemento que Murphy retoma de AHS. A personagem é magníficamente vivida por Jessica Lange. Sem escrúpulos e bem trambiqueira, ela é uma das principais responsáveis por mover a história e por elevar o nível das atuações. 

Jessica Lage, Ben Platt e Zoey Dutch. (Divulgação/Netflix)

 

Como é de costume nas séries de Ryan, não faltam grandes atores e vencedores do Oscar na trama. Gweyneth Paltrow, que inclusive participou de Glee, faz a mãe de Payton, Georgina Hobart. 

Mas a série não é só sobre figurinhas repetidas. Murphy apenas se utiliza dos seus elementos de maior sucesso para criar algo totalmente novo em The Politician. A estratégia é levar discussões sobre política para jovens. 

++ 10 estreias de séries americanas para ficar de olho nos próximos meses

A disputa eleitoral é ambientada numa escola, mas a narrativa poderia muito bem ser transferida para uma disputa eleitoral presidencial, de verdade. Já no piloto, a série explora a podridão de um sistema político, ao mostrar que nenhum dos envolvidos, por mais ingênuo que pareça ser, escapa de defeitos e pecados gerados pela ambição de poder. 

Gwyneth Paltrow vive a mãe do protagonista. (Reprodução/Netflix)

 

Uma frase dita pela personagem de Gwyneth Paltrow ecoa, ao falar de seus maldosos filhos gêmeos. "Você não pode ensinar bondade." 

Apesar do tema sério, tudo é ilustrado de forma divertida, embalado num grande dramalhão. Até o último episódio da temporada, acontecem traições, conjugais ou políticas, disputas familiares, tentativas de assassinato, suicídios, tentativas de suicídio, tiros acidentais, discussões e violência. 

É uma mistura original, mas só peca ao utilizar um mesmo elemento que foi recentemente utilizado em outra produção televisiva, Objetos Cortantes, da HBO. 

Zoey Dutch Netflix The Politician ryan murphy Gwyneth Paltrow Jessica Lange Ben Platt

Leia também

"Friends", "Brooklyn 99" e mais séries de comédia com episódios de Halloween inesquecíveis


Gabriel Leone será Ayrton Senna em minissérie da Netflix


Disney+ ganhará série com atores de "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo"


Sabia que Riley Keough, protagonista de "Daisy Jones & The Six", é neta de Elvis Presley?


Lauren Glazier, de "Mindhunter", se junta ao elenco de "Wonder Man", nova séria da Marvel


Ex-"RuPaul's Drag Race" surpreende com participação em "Vai na Fé"