CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
#CineBuzzJáViu / NOVIDADE

"Velozes & Furiosos 10" apresenta um Toretto amedrontado e prova que vale a pena ser piegas | #CineBuzzIndica

Novo capítulo da franquia de ação estrelada por Vin Diesel chega aos cinemas a partir desta quinta-feira (18)

Henrique Nascimento | @hc_nascimento - Publicado em 17/05/2023, às 13h01 - Atualizado às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
"Velozes & Furiosos 10", novo capítulo da franquia estrelada por Vin Diesel, prova que ser piegas vale muito a pena; CineBuzz já viu - Divulgação/Universal Pictures
"Velozes & Furiosos 10", novo capítulo da franquia estrelada por Vin Diesel, prova que ser piegas vale muito a pena; CineBuzz já viu - Divulgação/Universal Pictures

Logo após o lançamento de "Velozes & Furiosos", em 2001, Vin Dieseldesistiu da franquia. Com o sucesso do longa de ação, o estúdio viu uma oportunidade de criar uma máquina de dinheiro e logo quis encaixar uma sequência atrás da outra. O astro, no entanto, achou que essa seria uma péssima ideia - e achou certo.

"+ Velozes + Furiosos" até ameaçou repetir o sucesso financeiro do primeiro longa, mas sofreu com uma recepção morna do público, fazendo com que até Paul Walker, o único do elenco original a voltar na sequência, deixasse a franquia para trás. "Velozes & Furiosos: Desafio em Tóquio", que veio em seguida, tentou recomeçar a história do zero, mas também falhou.

Foi só quando Vin Diesel decidiu retornar, assumindo o controle criativo da história de Dominic Toretto e sua família, que a situação começou a mudar. "Velozes & Furiosos 4" foi basicamente um repeteco do primeiro filme, mas "Velozes & Furiosos 5: Operação Rio" mostrou que o astro não estava para brincadeira.

Agora, cá estamos, mais de duas décadas depois, assistindo ao décimo filme de "Velozes & Furiosos", que chega aos cinemas a partir desta quinta-feira, 18 de maio, com o propósito de dar um fim à franquia. Porém, os anos eleveram o que era apenas um bom filme de ação a algo muito maior, com fãs devotos e uma família que se confunde entre a ficção e a realidade.

O que acontece em "Velozes & Furiosos 10"?

"Velozes & Furiosos 10" nos transporta de volta para um dos pontos cruciais da franquia: o roubo de um cofre recheado com 100 milhões de dólares no Rio de Janeiro. Na ocasião, Toretto derrubou o traficante Hernan Reyes (Joaquim de Almeida), sem saber que, ao mesmo tempo, conquistava um novo inimigo.

No novo filme, o filho de ReyesDante (Jason Momoa), é colocado no centro da ação, retratada em "Velozes & Furiosos 5: Operação Rio", e busca vingança contra Toretto, dez anos após a morte do pai, visando o que mais importa para o piloto: a sua família.

Jason Momoa ("Aquaman") vive Dante Reyes, o grande vilão de "Velozes & Furiosos 10" (Foto: Reprodução/Universal Pictures)
Jason Momoa ("Aquaman") vive Dante Reyes, o grande vilão de "Velozes & Furiosos 10" (Foto: Reprodução/Universal Pictures)

O que achamos do filme?

Não há nada de novo em "Velozes & Furiosos 10". Se Toretto e sua família não estão envolvidos em um roubo multimilionário, eles estão caçando algum grande criminoso ou combatendo um inimigo, que quer se vingar do time por algo no passado.

Ainda assim, "Velozes & Furiosos" conseguiu fidelizar o seu público de uma forma impressionante com um conceito piegas e absurdamente simples: o de família. Quem gosta da franquia, gosta porque é apaixonado por Dom e Mia Toretto, por Brian O'Conner, Letty Ortiz e companhia.

E daí que o roteiro muitas vezes não faz sentido e as cenas são completamente fora da realidade? E daí que alguém explode dentro de um carro, mas volta sem uma cicatriz no filme seguinte? E daí que, há mais de vinte anos, nós estamos assistindo ao mesmo filme outra e outra vez, apenas com cenas de ação recauchutadas?

Em "Velozes & Furiosos 10", Dom Toretto quer proteger o seu filho, o pequeno Brian (Foto: Reprodução/Universal Pictures)
Em "Velozes & Furiosos 10", Dom Toretto quer proteger o seu filho, o pequeno Brian (Foto: Reprodução/Universal Pictures)

"Velozes & Furiosos 10" está chafurdado, mais do que nunca, no conceito de família e se aproveita disso para, novamente, colocar o público ao lado da franquia. Agora que conseguiu tudo o que queria, o imbatível Dominic Toretto está preocupado em perder a sua esposa, o seu filho, a sua família.

Vulnerável, o herói encontra Dante, o vilão mais sádico e impiedoso da franquia até hoje, que não coloca limites em seu plano de vingança contra Dom, obrigando-o a colocar a regata e reagir para proteger aqueles que ama.

Nós sabemos que, no final de tudo isso, ainda teremos um final feliz, mas é inegável que, se você se deixa levar pela pieguice da história combinada com algumas das cenas de ação mais incríveis de "Velozes & Furiosos" até hoje, o 10º capítulo da franquia é um baita filme.

É como abraçar alguém que você gosta muito ou ir a um show que você queria muito ver. É saber que, embora as coisas não estejam totalmente bem, você sempre pode contar com a esperança de que há algo melhor por vir. E tudo isso fica muito melhor quando há dezenas de carros explodindo sequencialmente bem diante dos seus olhos.


Qual foi o melhor filme de 2023 até agora? Vote no seu favorito!

  • "M3GAN"
  • "Batem à Porta"
  • "Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania"
  • "Pearl"
  • "Creed III"
  • "Pânico 6"
  • "Shazam! Fúria dos Deuses"
  • "John Wick 4: Baba Yaga"
  • "Air: A História por trás do Logo"
  • "Super Mario Bros. O Filme"
  • "Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes"
  • "A Morte do Demônio: A Ascensão"
  • "Beau Tem Medo"
  • "Renfield: Dando Sangue Pelo Chefe"
  • "Guardiões da Galáxia: Volume 3"

Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!