CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / Lançamentos / MOSTRA DE SP

45ª Mostra de São Paulo: 8 destaques internacionais para colocar na agenda

Sessões acontecerão em formato híbrido entre os dias 21 de outubro e 3 de novembro

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 12/10/2021, às 17h30 - Atualizado às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
45ª Mostra de São Paulo: 8 filmes para ficar de olho - Divulgação/NEON/Searchlight Pictures/A24
45ª Mostra de São Paulo: 8 filmes para ficar de olho - Divulgação/NEON/Searchlight Pictures/A24

A 45ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo acontecerá entre os dias 21 de outubro e 3 de novembro, em formato híbrido, e a seleção de filmes desse ano - já anunciada - traz um apanhado do cinema contemporâneo mundial produzido e exibido sob o impacto da pandemia.

Para você ficar de olho em mais uma edição da Mostra sem perder nada, nós do CineBuzz separamos 8 destaques, entre premiados nos principais festivais internacionais e filmes que já nos despertam a curiosidade desde já! Confira:

  • A CRÔNICA FRANCESA

Um dos filmes de abertura, o novo longa de Wes Anderson foi adiado muitas vezes devido à pandemia da covid-19. Apresentado por Renata de Almeida, diretora da Mostra, como uma bela homenagem ao se fazer jornalismo, "A Crônica Francesa" reúne grande elenco, entre eles Timothée Chalamet, Bill MurrayTildaSwintonAdrien BrodyOwen WilsonJeffrey WrightLéa SeydouxBenicio Del Toro e MathieuAmalric.

Assista ao trailer:

  • BERGMAN ISLAND

O novo filme da diretoraMia Hansen-Løve também está programado para ser um dos filmes de abertura, com exibição no Cinesesc. Posteriormente, ficará disponível para compra na Mostra Play.

Exibido no Festival de Cannes deste ano, "Bergman Island" traz um casal que viaja até uma ilha onde ambos possam escrever roteiros para seus respectivos filmes em um ato de peregrinação para o lugar que inspirou Ingmar Bergman, um diretor e roteirista sueco. Com o passar do verão e o progresso de seus roteiros, ficção e realidade se misturam na paisagem da ilha. 

O filme conta com Tim Roth, Vicky Krieps e Mia WasikowskaTim RothVicky Kriepsno elenco eMia WasikowskaTim RothVicky KriepsMia Wasikowska ainda não tem distribuidora garantida no Brasil, então é bom não perder a oportunidade. Confira o trailer:

  • UM HERÓI

Asghar Farhadi é um cineasta que sempre chama atenção dos frequentadores da Mostra. Dois de seus filmes já venceram o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro: "A Separação" e "O Apartamento".

Em "Um Herói", filme vencedor do Grande Prêmio do Júri na última edição do Festival de Cannes, um homem está na prisão por causa de uma dívida que não conseguiu pagar. Durante uma licença de dois dias, ele tenta convencer seu credor a retirar sua reclamação contra o pagamento de parte da quantia. Mas as coisas não saem como planejado.

Assista ao trailer:

  • COMPARTMENT NO. 6

A Mostra de São Paulo costuma antecipar alguns dos filmes selecionados pelos países para representá-los na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar. A Finlândia elegeu "Compartment No. 6" para tentar a vaga após o filme ter dividido com "Um Herói" o Grande Prêmio do Júri, no Festival de Cannes.

Na história, Laura é uma estudante finlandesa que embarca em um trem rumo a Murmansk, cidade remota localizada no Círculo Polar Ártico. Forçada a compartilhar a longa viagem e o minúsculo vagão-dormitório com um mineiro russo, o encontro inesperado leva os ocupantes do Compartimento número 6 a enfrentar suas vulnerabilidades.

Assista ao trailer:

  • ANNETTE

Leos Carax é uma figura conhecida pelos espectadores da Mostra, alguns de seus filmes já passaram em edições anteriores do festival e seu novo longa, o musical "Annette", estrelado por Adam Driver e Marion Cotillard, também será exibido.

O filme já foi adquirido pelo serviço de streaming Mubi, no entanto, ainda não se sabe quando chegará ao catálogo. E cá entre nós, um filme desse nos cinemas deve fazer toda a diferença, né? Confira o trailer:

  • TITANE

"Titane", da diretora Julia Ducournau, é mais um filme que foi adquirido pelo Mubi e vem colecionando motivos para você conferi-lo em uma tela de cinema. Um deles é que o filme foi submetido pela França para representar o país na próxima edição do Oscar.

E como muitos filmes de festival têm sua polêmica, a exibição de "Titane" no Festival de Cannes foi marcada por algumas pessoas abandonando a sessão devido ao seu conteúdo chocante. Ficou curioso? Então se prepare para reservar o seu lugar.

Enquanto isso, assista ao trailer do vencedor da Palma de Ouro:

  • LAMB

Os fãs da A24 ficaram alucinados com o trailer de "Lamb", agora imagine conferir o filme nos cinemas antes de todo mundo? Outra aquisição do Mubi, ainda não se sabe quando o filme chegará ao streaming, por isso, é bom assisti-lo o quanto antes.

O filme de terror folclórico islandês conta a história de um bebê metade humano, metade carneiro, encontrado por um casal abandonado em um celeiro. Confira o trailer:

  • MEMÓRIA

Mais um da Mubi e mais um filme selecionado por seu país para o Oscar de Melhor Filme Internacional - nesse caso a Colômbia. "Memória" é um filme que desperta curiosidade por uma mistura inusitada: o diretor tailandês Apichatpong Weerasethakul ("Tio Boonmee, Que Pode Recordar Suas Vidas Passadas") dirigindo a atriz Tilda Swinton.

Na trama, ela é Jessica, uma fazendeira de orquídeas que vai visitar sua irmã em Bogotá. Em uma manhã, ela é acordada por um som familiar: uma bola de pedra caindo no metal. Esse som assustador interrompe seu sono por dias e passa a questionar sua identidade. Assista ao trailer: