CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz

"Blonde", "Não Se Preocupe, Querida" e "The Whale": 10 destaques do Festival de Veneza 2022 para ficar de olho

Longas estrelados por Ana de Armas, Florence Pugh e Harry Styles são algumas das estreias mais aguardadas do ano

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 01/09/2022, às 13h00 - Atualizado em 07/09/2022, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
De "Blonde" a "Não Se Preocupe, Querida": 10 filmes que devem ser destaque no Festival de Veneza 2022 - Divulgação/Netflix/Warner Bros.
De "Blonde" a "Não Se Preocupe, Querida": 10 filmes que devem ser destaque no Festival de Veneza 2022 - Divulgação/Netflix/Warner Bros.

O Festival de Veneza 2022 acontece desde o último dia 31 de agosto e, até o próximo dia 10 de setembro, traz algumas das estreias mais aguardadas do ano, prometendo também impulsionar a campanha de diversos títulos, astros e diretores para o Oscar 2023.

Nós do CineBuzz separamos 10 filmes que devem se destacar na seleção deste ano de Veneza, para que você possa acompanhar não só o durante, mas também depois, quando os filmes chegarem por aqui. Confira:

BLONDE

A polêmica cinebiografia do diretor Andrew Dominik ("O assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford") sobre o ícone de Hollywood, Marilyn Monroe, é um dos longas mais aguardados de Veneza 2022, se não, o mais aguardado.

Com uma performance de Ana de Armas como Monroe que promete e muito, o elenco ainda conta com Adrien Brody ("O Pianista"), Bobby Cannavale ("Homem-Formiga") e Julianne Nicholson ("Mare of Easttown").

O filme é baseado no livro de mesmo nome de Joyce Carol Oates, que mistura fato e fábula em seu retrato de uma das maiores personalidades de Hollywood. A estreia no Brasil pela Netflix está marcada para 28 de setembro.

BARDO, FALSA CRÔNICA DE ALGUMAS VERDADES

Divulgação/Netflix

"Bardo" marcará o retorno do diretor Alejandro González Iñárritu em uma produção gravada no México desde "Biutiful" (2010).

O longa, que possui um traço autobiográfico, fala sobre um jornalista mexicano (Daniel Giménez Cacho, de "Zama") que retorna ao país natal e se vê em uma luta intensa contra as próprias memórias e arrependimentos, ao mesmo tempo que tenta fazer as pazes com as transformações sociais do México.

A estreia no Brasil pela Netflix está marcada para o dia 16 de dezembro.

BONES AND ALL

"Bones and All" é o novo título de Luca Guadagnino ("Me Chame Pelo Seu Nome") e é estrelado por Timothée Chalamet ("Duna") e Taylor Russel ("Escape Room"). O elenco conta ainda com Chloë Sevigny ("Boneca Russa"), Mark Rylance ("Ponte de Espiões"), André Holland ("Moonlight - Sob a Luz do Luar") e Michael Stuhlbarg ("A Forma da Água")

A história acompanha a jovem Maren Yearly (Russell) em uma viagem em busca do pai. Abandonada pela mãe, ela acredita que o reencontro com o homem que ajudou a lhe dar a vida a fará entender por que ela tem a tendência a comer (literalmente) as pessoas que a amam.

A previsão de estreia do longa é para novembro nos Estados Unidos, sem previsão para o Brasil.

PEARL

"Pearl" é a sequência independente de "X - A Marca da Morte", terror comandado por Ti West ("A Casa do Demônio"). A continuação será focada na vilã do primeiro filme, a senhora que matou o grupo de atores pornô, que será interpretada por Mia Goth.

David Corenswet ("Hollywood") e Matthew Sunderland ("The Nightingale") também estão no elenco. "Pearl" ainda não teve uma sinopse revelada, assim como elenco e data de estreia.

THE BANSHEES OF INISHERIN

Martin McDonagh, diretor de "Três Anúncios Para um Crime", retorna com a comédia excêntrica "The Banshees of Inisherin", longa que reúne Colin Farrell e Brendan Gleeson, os astros do seu "Na Mira do Chefe", atuando ao lado de Barry Keoghan ("Eternos") e Kerry Condon ("Better Call Saul").

Na história, uma dupla de amigos inseparáveis tem a relação abalada quando um deles decide que simplesmente não quer mais conversar com o outro, sem nenhuma explicação.

Ainda não há data de estreia definida para o Brasil.

THE SON

Florian Zeller fez sucesso com "Meu Pai", filme que rendeu a Anthony Hopkins o Oscar de Melhor Ator, e retorna com "The Son".

A história original conta com Hugh Jackman como um pai divorciado cujo filho, Nicholas (Zen McGrath), decide que não quer mais morar com a mãe (Laura Dern).

A partir daí, o protagonista precisa equilibrar sua vida profissional agitada, a relação com a nova esposa Beth (Vanessa Kirby) - com quem, inclusive, tem outro filho recém-nascido -, e sua vontade de ser um pai mais presente do que ele mesmo teve. 

Hopkins também está no elenco. Ainda não há estreia definida para o Brasil.

TÁR

O diretor e roteirista Todd Field chega ao festival com "TÁR", seu primeiro filme desde "Pecados Íntimos", de 2006. Não se sabe muito sobre a história, apenas que Cate Blanchett é uma condutora de orquestras obcecada pelo seu trabalho.

Mark Strong ("Kingsman") e Noémie Merlant ("Retrato de Uma Jovem em Chamas") estão no elenco. Ainda não há estreia definida para o Brasil.

RUÍDO BRANCO

Noah Baumbach repete a parceria de "História de um Casamento" com Adam Driver em "Ruído Branco". Ao mesmo tempo hilário e assustador, lírico e surreal, o filme acompanha o drama de uma família americana contemporânea que tenta lidar com os conflitos da vida cotidiana em meio a questões filosóficas e universais, como o amor, a morte e a possibilidade de felicidade em um mundo repleto de incertezas.

Além de Driver e Gerwig, o elenco conta com Jodie Turner-Smith ("Queen & Slim"), Don Cheadle ("Homem de Ferro 2"), Raffey Cassidy ("Tomorrowland - Um Lugar Onde Nada é Impossível"), Sam Nivola ("With/In"), May Nivola ("With/In"), André L. Benjamin e Lars Eidinger ("Uma Lição de Esperança").

Inspirado em um livro de Don DeLillo, "Ruído Branco" chega ao Brasil pela Netflix no dia 30 de dezembro.

THE WHALE

Divulgação/A24

"The Whale" marca o retorno do diretor Darren Aronofsky desde "Mãe!", de 2017, e também do astro Brendan Fraser para um papel de destaque nos cinemas. 

No filme, Charlie (Brendan Fraser), vive em luto após a morte de seu namorado, e passa a comer desesperadamente, engordando mais de 200 quilos. Agora, Charlie tenta se reconciliar com sua filha adolescente (Sadie Sink, de "Stranger Things"), depois que os dois se afastaram por conta de seu relacionamento com outro homem.

"The Whale" é baseado na peça homônima de Samuel D. Hunter (que também escreve o roteiro), e conta com Hong Chau ("Watchmen"), Samantha Morton ("The Walking Dead") e Ty Simpkins ("Jurassic World") no elenco.

A estreia de "The Whale" está marcada para o dia 9 de dezembro nos EUA. Ainda não há estreia definida para o Brasil.

NÃO SE PREOCUPE, QUERIDA

"Não Se Preocupe, Querida", da diretora Olivia Wilde ("Fora de Série"), é outro título bastante aguardado da seleção de Veneza. A  história acompanha Alice (Florence Pugh), uma dona de casa dos anos 1950 que vive uma vida perfeita com seu marido Jack (Harry Styles) em uma comunidade experimental utópica.

A rotina da protagonista muda quando ela começa a se preocupar com a empresa glamourosa do querido marido, que parece estar escondendo segredos perturbadores por trás de tanto luxo.

O elenco conta ainda com Chris Pine ("Star Trek"), Gemma Chan (“Eternos”), Nick Kroll (“Big Mouth”), KiKi Layne ("The Old Guard") e a própria Olivia Wilde (“House, M.D.”). O roteiro é de Carey e Shane Van Dyke ("O Silêncio"), com contribuições de Katie Silberman ("Megarrromântico").

“Não Se Preocupe, Querida” chega aos cinemas no dia 22 de setembro.


Depois de "Mulher-Hulk: Defensora de Heróis", ara qual lançamento da Marvel você está mais ansioso?

  • "Pantera Negra: Wakanda Para Sempre": 10 de novembro de 2022 nos cinemas
  • "Guardiões da Galáxia: Especial de Natal" (Dezembro no Disney+)
  • "What If...?" - 2ª Temporada: Início de 2023 no Disney+
  • "Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania": 16 de fevereiro de 2023 nos cinemas
  • "Invasão Secreta": Entre março e junho de 2023 no Disney+
  • Guardiões da Galáxia: Volume 3": 4 de maio de 2023 nos cinemas
  • "Echo": Entre junho e agosto de 2023 no Disney+
  • "As Marvels" (16 de fevereiro de 2023 nos cinemas)
  • "Loki" - 2ª Temporada: Entre junho e agosto de 2023 no Disney+
  • "Blade": 2 de novembro de 2023 nos cinemas
  • "Ironheart": Entre setembro e novembro de 2023 no Disney+
  • "Agatha: Coven of Chaos": Fim de 2023/Início de 2024 no Disney+
  • "Daredevil: Born Again": Entre março e junho de 2024 no Disney+
  • "Capitão América: Nova Ordem Mundial": 2 de maio de 2024 nos cinemas
  • "Thunderbolts": 25 de julho de 2024 nos cinemas
  • "Quarteto Fantástico": 7 de novembro de 2024 nos cinemas
  • "Vingadores: A Dinastia Kang": 1º de maio de 2025 nos cinemas
  • "Vingadores: Guerras Secretas": 6 de novembro de 2025 nos cinemas

+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!