CineBuzz
Cinema / Premiações / PREMIAÇÃO

Oscar 2022: Quem vence o prêmio de Melhor Atriz? Conheça as indicadas e vote!

Cerimônia de entrega dos prêmios acontece no próximo domingo (27)

Redação Publicado em 20/02/2022, às 22h00 - Atualizado em 26/03/2022, às 22h00

Kristen Stewart, Nicole Kidman e Penélope Cruz são alguns dos nomes na corrida pelo Oscar de Melhor Atriz - Divulgação
Kristen Stewart, Nicole Kidman e Penélope Cruz são alguns dos nomes na corrida pelo Oscar de Melhor Atriz - Divulgação

No próximo domingo, dia 27 de março, conheceremos os vencedores da 94ª Cerimônia do Oscar, premiação criada e organizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para homenagear as melhores produções e os melhores profissionais da indústria cinematográfico a cada ano.

Neste ano, a categoria de Melhor Atriz se mostra bem equilibrada e é difícil apontar uma favorita entre as cinco indicadas. Uma das mais cotadas ao prêmio é Nicole Kidman, que já venceu o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Drama por "Apresentando os Ricardos".

Embora o Globo de Ouro tenha perdido um pouco de prestígio que tinha devido aos sequentes escândalos, Nicole Kidman é uma das atrizes mais consagradas de Hollywood e sua quinta indicação ao Oscar vem pelo filme no qual ela representa uma das estrelas mais queridas da TV norte-americana, Lucille Ball.

Será que a atriz conseguirá vencer o seu segundo Oscar de Melhor Atriz? Em 2003, ela venceu a categoria pelo filme "As Horas" aor interpretar outra figura histórica, a britânica Virginia Woolf.

Kristen Stewart é a queridinha da crítica na categoria. Quem diria! A intérprete de Lady Di em "Spencer" conseguiu sua primeira indicação ao Oscar após muitos duvidarem do feito, já que ela ficou de fora da indicação do Sindicato dos Atores, o SAG, premiação que é sempre um termômetro para o Oscar, já que boa parte dos votantes se repetem. Caso vença, Kristen conseguirá um feito histórico, já que nunca uma atuação esnobada no SAG venceu o Oscar. A falta de força do filme joga contra, já que sua indicação é a única que o filme conseguiu.

E por falar em força, a espanhola Penélope Cruz, vencedora do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em 2009, por "Vicky Cristina Barcelona", conseguiu sua quarta indicação ao Oscar por sua atuação em "Mães Paralelas", de Pedro Almodóvar. Mesmo sem o filme ter sido selecionado pela Espanha na categoria de Melhor Filme Internacional - algo que sempre deixa o filme em evidência -, Penélope encantou a Academia por sua atuação. Será que a primeira atriz espanhola a vencer o Oscar consegue a segunda estatueta?

Quem também já tem um Oscar na estante é Olivia Colman. A atriz britânica surpreendeu a todos em 2019 quando venceu a veterana Glenn Close na categoria de Melhor Atriz por sua atuação em "A Favorita". Em 2022, concorrendo por "A Filha Perdida", Olivia Colman pode surpreender novamente, embora tenha ficado de fora até do BAFTA, a premiação da indústria britânica. Alguns acreditam que sua atuação em "The Crown" influenciou a esnobada, mas o Oscar não tem nada a ver com a realeza e indicou a atriz.

Para fechar a categoria, Jessica Chastain por "Os Olhos de Tammy Faye" aparece com sua terceira indicação ao Oscar, mas sem a mesma força de quando fora indicada como Melhor Atriz Coadjuvante por "Histórias Cruzadas", em 2012, e como Melhor Atriz por "A Hora Mais Escura", em 2013. A atriz precisa de uma vitória em alguma premiação importante como o Critics' Choice e o Sindicato dos Atores para sonhar com alguma chance no Oscar. Vamos aguardar para ver.

O Oscar 2022 está vindo aí! Para quem vai a sua torcida na categoria de Melhor Atriz?

  • Jessica Chastain, por “Os Olhos de Tammy Faye”
  • Olivia Colman, por “A Filha Perdida”
  • Penélope Cruz, por “Madres Paralelas”
  • Nicole Kidman, por “Apresentando os Ricardos”
  • Kristen Stewart, por “Spencer”

+ Leia mais sobre o Oscar 2022:

 


+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!