CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / INDICAÇÕES

7 produções para conhecer Greta Gerwig, diretora de “Barbie”

Além de diretora, Greta Gerwig é atriz, roteirista e produtora de outros projetos audiovisuais. Saiba mais!

Paulo Marinho | @_senhormarinho - Publicado em 20/07/2023, às 20h00 - Atualizado em 21/07/2023, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Além de diretora, Greta Gerwig é atriz, roteirista e produtora de outros projetos audiovisuais - Getty Images
Além de diretora, Greta Gerwig é atriz, roteirista e produtora de outros projetos audiovisuais - Getty Images

“Barbie”, aguardado live-action da boneca mais famosa do mundo, já está em cartaz nos cinemas, pelas mãos de Greta Gerwig, diretora de longas como “Lady Bird: A Hora de Voar” (2017) e “Adoráveis Mulheres” (2019).

A cineasta, que já foi indicada três vezes ao Oscar, também é conhecida por seu envolvimento com o Mumblecore, subgênero de cinema alternativo notável pela atuação e diálogos improvisados, alémde ter feito parte de obras de cineastas como Woody Allen e Noah Baumbach.

Apesar do longa estrelado por Margot Robbie ("O Esquadrão Suicida") e Ryan Gosling ("La La Land: Cantando Estações") destacar ainda mais o nome de Gerwig, seu caminho foi preparado ao longo de sua carreira com outros trabalhos como atriz, produtora, roteirista e diretora. Pensando nisso, o Cinebuzz elencou algumas produções para você conhecer mais a filmografia da cineasta. Confira:

NIGHTS AND WEEKENDS (2008)

"Nights and Weekends" é o primeiro longa-metragem dirigido e estrelado por Greta Gerwig junto com Joe Swanberg. A produção acompanha um casal, formado pro Mattie (Gerwig) e James (Swanberg), que está passando por uma grande tensão e deve salvar um amor, que está prestes a se abalar definitivamente.

No elenco, nomes como Alison Bagnall, Elizabeth Donius, Jay Duplass, Kent Osborne, Lynn Shelton, Ellen Stagg e Jesse Cillio também fazem parte da produção, que recebeu aprovação de 89% no site Rotten Tomatoes, baseada em 19 reviews.

ONDE ASSISTIR: Amazon Prime Video

ADORÁVEIS MULHERES (2019)

Nesta produção, Greta Gerwig entra como diretora e roteirista do prestigiado longa-metragem que recebeu seis indicações ao Oscar. Inspirado no romance de mesmo nome, escrito por Louisa May Alcott e publicado em 1868, conheça Jo (Saoirse Ronan), Beth (Eliza Scanlen), Meg (Emma Watson) e Amy (Florence Pugh), quatro irmãs que precisam amadurecer na virada da adolescência para a vida adulta, enquanto vivem em meio à Guerra Civil.

ONDE ASSISTIR: Netflix

LADY BIRD: A HORA DE VOAR (2017)

O filme recebeu cinco indicações ao Oscar 2018, incluindo Melhor Direção, se tornando a quinta mulher a conquistar o título, e Melhor Atriz. A trama conta a história de Christine McPherson (Saoirse Ronan), uma jovem garota que está em seu último ano do ensino médio, e deve enfrentar as conturbadas transições do fim da adolescência.

Christine planeja ir para qualquer faculdade longe de Sacramento, na Califórnia, porém vê seus planos sendo rejeitados por sua mãe (Laurie Metcalf). Na obra, Greta Gerwig é diretora e roteirista, e além de Ronan e Metcalf, Tracy Letts, Lucas Hedges, Timothée Chalamet, Beanie Feldstein, Stephen McKinley, Henderson e Lois Smith fazem parte do elenco.

ONDE ASSISTIR: Globoplay e Amazon Prime Video

FRANCES HA (2013)

Um dos longas mais populares de Greta, desta vez em “Frances Ha” a cineasta aparece como atriz e roteirista. A produção é considerada um divisor de águas em sua carreira, e traz nomes como Mickey Sumner e Michael Esper no elenco.

O filme apresenta Frances Halladay (Gerwig), uma jovem que vive sua vida no automático, sem qualquer grande expectativa. Ela e sua melhor amiga, Sophie Levee (Mickey Sumner) dividem um apartamento em Nova York, até que tudo muda quando Levee vê uma oportunidade de se mudar para um apartamento melhor localizado, mesmo que isso signifique ficar longe de sua amiga.

ONDE ASSISTIR: Infelizmente, o longa não está disponível no streaming

MISTRESS AMERICA (2015)

Em um filme lançado poucos anos após “France Ha”, Gerwig volta em mais uma colaboração com Noah Baumbach, e interpreta Brooke Cardinas, a filha do futuro padrasto de Tracy (Lola Kirke), que com muita insistência de sua mãe, liga para Cardinas e acaba entrando em perfeita sintonia com a jovem moça.

Tracy se fascina com o alto astral de Brooke, e decide escrever um novo conto inspirado na moça. As coisas começam a esfriar quando Brooke toma conhecimento da obra, e acaba não gostando nenhum pouco do que foi escrito sobre ela.

ONDE ASSISTIR: Infelizmente, o longa não está disponível no streaming

ILHA DOS CACHORROS (2018)

O filme de Wes Anderson leva Gerwig a outro ramo da atuação, no qual ela atua como narradora. A obra conta a história de um garoto japonês de 12 anos, Atari Kobayashi que vive sob tutela de Kobayashi, prefeito corrupto da cidade de Megasaki. O político aprova uma lei que proíbe qualquer cachorro de morar no local, levando todos os animais para uma ilha vizinha cheia de lixo.

O garoto decide encontrar um jeito para buscar seu fiel amigo, Spots, cachorro que também foi enviado para o lugar distante, e vive uma aventura junto aos seus amigos que vai mudar completamente a vida de todas as pessoas na cidade.

ONDE ASSISTIR: Star+

DANCE THE NIGHT (DA TRILHA SONORA DE “BARBIE”)

Não poderíamos deixar o mais novo lançamento de Greta fora da lista, não é mesmo? Provando que não dirige apenas filmes, Gerwig comandou o videoclipe da faixa “Dance the Night”, cantada por Dua Lipa e que está na trilha sonora do longa-metragem interpretado por Margot Robbie e Ryan Gosling.

Sobre "Barbie"

Na história, Barbie (Margot Robbie, "O Esquadrão Suicida) começa a questionar o seu mundo perfeito - onde não existem banhos gelados, pesadelos ou pés chatos - não é mais tão perfeito quanto ela pensava. Assim, para recuperar a perfeição, ela decide ir até o Mundo Real para descobrir toda a verdade sobre o universo.

Junto com Ken (Ryan Gosling, "La La Land: Cantando Estações"), ela viaja da Barbielândia e invade o nosso mundo, pronta para conhecer os humanos mais de perto. Porém, o impiedoso presidente da companhia que fabrica as bonecas Barbie não a deixará vagar por muito tempo e a perseguirá até que esteja perfeitamente segura em seu mundo perfeito... que já não é mais tão perfeito assim quando ela retorna. Confira o trailer:

Além de Robbie e Gosling, "Barbie" ainda conta com Alexandra Shipp ("Tick, tick... BOOM!"), Simu Liu ("Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis"), Emma Mackey ("Sex Education"), Kingsley Ben-Adir ("Invasão Secreta"), Issa Rae ("Um Crime Para Dois") e Ncuti Gatwa ("Doctor Who") e a cantora Dua Lipa como diferentes versões de Barbie e Ken.

Michael Cera ("Juno"), Will Ferrel ("Eurovision"), Kate McKinnon ("Caça-Fantasmas"), America Ferrera ("Superstore"), Connor Swindells (“Sex Education”), Emerald Fennell ("Bela Vingança"), e Helen Mirren ("Shazam: Fúria dos Deuses"), entre tantos outros, completam o elenco.

Greta Gerwig, além de dirigir o longa-metragem, assina o roteiro de "Barbie" junto com o marido, Noah Baumbach ("A Lula e a Baleia", "Ruído Branco"). CineBuzz já viu o filme e você pode conferir a crítica clicando aqui.


"Barbenheimer": Quem leva a disputa pela sua preferência?

  • "Barbie"
  • "Oppenheimer"

Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!