CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / EITA!

“Barbie” é banido em parte da Ásia após se envolver em conflito internacional

Dirigido por Greta Gerwig, “Barbie” não agradou governo vietnamita em cena que retrata conflito político-geográfico. Confira!

Paulo Marinho | @_senhormarinho - Publicado em 05/07/2023, às 11h30 - Atualizado às 13h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dirigido por Greta Gerwig, “Barbie” não agradou governo vietnamita em cena que retrata conflito político-geográfico - Reprodução/Warner Bros. Picture
Dirigido por Greta Gerwig, “Barbie” não agradou governo vietnamita em cena que retrata conflito político-geográfico - Reprodução/Warner Bros. Picture

Estrelado por Margot Robbie ("Babilônia"), “Barbie” é um dos filmes mais aguardados de 2023 e, a poucos dias de sua estreia, a produção se tornou alvo de uma polêmica no outro lado do mundo.

De acordo com o Deadline, “Barbie” está oficialmente proibido de ser transmitido no Vietnã. Após “se envolver” em uma das antigas disputas territoriais no Mar do Sul da China, o seu lançamento deve ficar de fora do circuito de parte da Ásia.

Vi Kien Thanh, Ministro da Cultura, Esportes e Turismo do Vietnã, afirmou que o longa está banido do local devido a uma cena que mostra a “linha de nove traços” na região do Mar do Sul da China. A sinalização, em forma de U, é usada para representar os territórios reivindicados pela República Popular chinesa.

Além de reforçar que a decisão foi tomada pelo Conselho Nacional de Avaliação de Filmes, o Ministro vietnamita acrescentou:"Não concedemos licença para o filme americano Barbie ser lançado no Vietnã porque ele contém a imagem ofensiva da linha de nove traços", afirmou.

O que é a "linha de nove traços"?

A chamada “linha de nove traços” é um conflito internacional geográfico que reforça a soberania da China sobre parte do Mar do Sul da China. Além do Vietnã, países como Malásia, Brunei, Taiwan e Filipinas também reivindicam esse território e, apesar do local receber uma negativa do Tribunal de Haia em 2016, o governo chinês ainda precisa reconhecer a decisão.

Essa não é a primeira vez que o Vietnã bane filmes que retratam a linha de nove traços: anteriormente, “Abominável” (2019), animação da DreamWorks, e “Uncharted: Fora do Mapa” (2022), com Tom Holland, também foram banidos pelo governo. Já “John Wick 4: Baba Yaga” não foi autorizado a ser lançado no país devido à participação de Donnie Yen, atriz chinesa que apoia a soberania da China do território disputado.

Sobre "Barbie"

Na história, Barbie começa a questionar o seu mundo perfeito - onde não existem banhos gelados, pesadelos ou pés chatos - não é mais tão perfeito quanto ela pensava. Assim, para recuperar a perfeição, ela decide ir até o Mundo Real para descobrir toda a verdade sobre o universo.

Junto com Ken, ela viaja da Barbielândia e invade o nosso mundo, pronta para conhecer os humanos mais de perto. Porém, o impiedoso presidente da companhia que fabrica as bonecas Barbie não a deixará vagar por muito tempo e a perseguirá até que esteja perfeitamente segura em seu mundo... bom, perfeito. Confira o trailer:

Além de Robbie e Gosling, "Barbie" ainda conta com Alexandra Shipp ("Tick, tick... BOOM!"), Simu Liu ("Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis"), Emma Mackey ("Sex Education"), Kingsley Ben-Adir ("Invasão Secreta"), Issa Rae ("Um Crime Para Dois") e Ncuti Gatwa ("Doctor Who") e a cantora Dua Lipa como diferentes versões de Barbie e Ken.

Michael Cera ("Juno"), Will Ferrel ("Eurovision"), Kate McKinnon ("Caça-Fantasmas"), America Ferrera ("Superstore"), Connor Swindells (“Sex Education”), Emerald Fennell ("Bela Vingança"), e Helen Mirren ("Shazam: Fúria dos Deuses"), entre tantos outros, completam o elenco.

Greta Gerwig, além de dirigir o longa-metragem, assina o roteiro de "Barbie" junto com o marido, Noah Baumbach. O longa estreia em 20 de julho nos cinemas brasileiros.

Para qual lançamento de 2023 você está mais ansioso? Vote em seu filme favorito!

  • "Sobrenatural: A Porta Vermelha" (6 de julho)
  • "Missão Impossível: Acerto de Contas - Parte 1" (13 de julho)
  • "Barbie" (20 de julho)
  • "Oppenheimer" (20 de julho)
  • "Ursinho Pooh: Sangue e Mel" (10 de agosto)
  • "Agente Stone" (11 de agosto)
  • "Besouro Azul" (17 de agosto)
  • "Fale Comigo" (17 de agosto)
  • "As Tartarugas Ninja: Caos Mutante" (31 de agosto)
  • "A Noite das Bruxas" (14 de setembro)
  • "Kraven: O Caçador" (5 de outubro)
  • "Jogos Mortais X" (26 de outubro)
  • "Duna: Parte" (2 de novembro)
  • "As Marvels" (10 de novembro)
  • "Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes" (16 de novembro)
  • "Aquaman e o Reino Perdido" (21 de dezembro)
  • "Rebel Moon" (22 de dezembro)

Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!