CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / CRÍTICA

"Batman": Cena com homem asiático é criticada por espectadores; saiba qual

Longa de Matt Reeves chegou aos cinemas na última quinta-feira (3)

Thamyris Couto| @thamy_couto Publicado em 09/03/2022, às 13h51 - Atualizado às 14h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
"Batman": Cena com homem asiático é criticada por espectadores; saiba qual - Divulgação/Warner Bros
"Batman": Cena com homem asiático é criticada por espectadores; saiba qual - Divulgação/Warner Bros

ATENÇÃO: TEXTO CONTÉM SPOILERS DE "THE BATMAN"!

"The Batman" chegou aos cinemas na última quinta-feira (3), e surpreendeu positivamente o público, levando a diversos elogios para os protagonistas Robert Pattinson ("Crepúsculo") e Zoe Kravitz ("Kimi"), além de uma bilheteria recheada ao redor do mundo. Entretanto, uma cena do filme chamou a atenção de alguns espectadores, que se sentiram ofendidos com a decisão do figurante.

Trata-se de um dos primeiros momentos do filme, em que a câmera circula pelos crimes de Gotham e para dentro de um metrô. Em pleno Dia das Bruxas, um homem está no veículo apenas querendo chegar ao seu destino, quando é parado por um grupo de bandidos com os rostos pintados que desejam o agredir em razão a um ritual de iniciação com um dos assassinos da gangue. Logo, o Batman de Pattinson aparece quando tudo parece ficar feio e salva o senhor, além de acabar com todos os demais.

Apesar da sequência bem resolvida, muitos se sentiram ofendidos pelo fato de o homem prestes a ser agredido ser asiático. Em um momento em que grupos com esta descendência têm sido bastante violentados por supremacistas brancos, parte do público - principalmente do Pacífico Asiático - e até mesmo da crítica sentiu que a cena foi insensível e ofensiva.

Veja alguns dos comentários:

"Sou metade asiático e minha mãe já foi agredida verbal e fisicamente em público. Eu realmente adotei uma perspectiva diferente [sobre a cena]… Queria que alguém tivesse intervindo (branco ou não) quando minha mãe foi maltratada por um grupo de pessoas… Heróis devem nos proteger de valentões."

"Esse é o único papel [para os asiáticos], né? E essa foi a escolha para representatividade? Parece um pouco estranho, não acham?"

"Estamos em um momento em que é a mesma irreponsabilidade de culpar os asiáticos pelo COVID-19. Só fiquei feliz que ele não foi agredido [no filme]."

"Me chamou a atenção. Porque parece que os atacantes escolheram ele espeficifamente por causa da raça, mas isso nunca é comentado. O espectador tem que inferir tudo. Isso soa para mim da mesma maneira que seria para uma mulher sozinha saindo do trem, o que tenho certeza de que é um gatilho."

"The Batman" é focado no segundo ano do Cavaleiro das Trevas combatendo o crime pelas sombras de Gotham, como a própria personificação da vingança entre seus concidadãos. Quando um assassino atinge a elite de Gotham com uma série de maquinações sádicas, uma trilha de pistas enigmáticas envia o Maior Detetive do Mundo em uma investigação sobre o submundo e todas as evidências apontam para mais perto de casa. Assim, o herói deve forjar novos relacionamentos, desmascarar o culpado e fazer justiça ao abuso de poder e à corrupção que há muito tempo assola a cidade.

O longa já está disponível nos cinemas, e você confere a crítica completa do CineBuzz clicando aqui!