CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / EITA!

Benedict Cumberbatch responde críticas de Sam Elliott a "Ataque dos Cães"

Sam Elliott chamou o filme de "merd*" e criticou alusões à homossexualidade

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 07/03/2022, às 13h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Benedict Cumberbatch responde críticas de Sam Elliott a "Ataque dos Cães" - Divulgação/Netflix
Benedict Cumberbatch responde críticas de Sam Elliott a "Ataque dos Cães" - Divulgação/Netflix

O ator Benedict Cumberbatch reagiu às críticas do ator Sam Elliot a "Ataque dos Cães", filme protagonizado por ele. Em entrevista no BAFTA Film Sessions, o britânico definiu a reação do veterano ator norte-americano como "muito estranha".

"Para além dessa reação, esse tipo de negação de que ninguém poderia existir fora da heteronormatividade por causa da sua profissão ou de onde nasceram é ainda uma intolerância massiva do mundo no geral a respeito da homossexualidade e da aceitação de qualquer outro ser ou coisa que seja diferente", disse Cumberbatch .

Para Cumberbatch, o filme desconstrói o arquétipo do masculino e todas as expectativas ao redor da sua figura, mas não pretende "dar uma lição de história". "Essas pessoas existem no nosso mundo. [...] há violência, raiva, frustração e uma falta de habilidade para controlar e reconhecer quem você é naquele momento que causa danos à pessoa e, como sabemos, a quem está à sua volta. Não há mal em olhar para um personagem para entender a origem disso", defendeu.

"Quanto mais olharmos para o que há debaixo da masculinidade tóxica e tentarmos descobrir suas origens, maiores são as chances de lidarmos com isso quando [essas questões] surgirem com as nossas crianças", concluiu o ator.

ENTENDA A POLÊMICA

Durante uma visita ao podcast “WTF” de Marc Maron,Sam Elliott chamou o filme de Jane Campion de “merda” e parecia incomodado com a forma com que o longa desconstrói arquétipos clássicos do faroeste, como o dos caubóis. Elliott comparou os caubóis de Campion aos dançarinos Chippendale que “usam gravatas-borboleta e não muito mais”.

Onde está o faroeste neste faroeste?” perguntou. “Cumberbatch nunca saiu com suas perneiras. Ele tinha dois pares de perneiras — uma de lã e uma de couro. E toda vez que ele entrava em algum lugar, ele nunca estava em um cavalo, talvez uma vez – ele entrava na porra da casa, subia as escadas, deitava na cama e tocava banjo. Tipo, que porra é essa?

Elliott chamou Campion de uma cineasta “brilhante”, apesar de não concordar com sua abordagem geral do gênero: “O que diabos essa mulher lá de baixo sabe sobre o oeste americano? Por que diabos ela fez esse filme na Nova Zelândia e chamou de Montana? E dizer que era assim?

"Ataque dos Cães" está indicado a 12 Oscars, mais do que qualquer filme este ano. Benedict Cumberbatch estrela como um fazendeiro sádico que torna a vida de sua nova cunhada (Kirsten Dunst) e seu filho (Kodi Smit-Mcphee) em um inferno. O filme está disponível na Netflix.