CineBuzz
Cinema / ROTEIRO

"Crepúsculo" tem roteiro original revelado e é bem diferente do visto nas telonas

Ao assumir a direção do projeto, Catherine Hardwicke ordenou que tudo fosse jogado fora

Thamyris Couto| @thamy_couto Publicado em 14/01/2022, às 10h42 - Atualizado às 11h00

"Crepúsculo" tem roteiro original revelado e é bem diferente do visto nas telonas - Reprodução/Summit Entertaiment
"Crepúsculo" tem roteiro original revelado e é bem diferente do visto nas telonas - Reprodução/Summit Entertaiment

"Crepúsculo" definitivamente fez muitos fãs desde a exibição de seu primeiro filme em 2008, mesmo o resultado mostrado nas telonas não ter sido o mesmo de seu roteiro original planejado. Ao The Big Hit, o roteirista Mark Lord e a diretora Catherina Hardwicke comentaram sobre as mudanças que tiveram de ser feitas, uma vez que o script estava ousado demais.

Lord iniciou a entrevista revelando a exigência feita pelo estúdio na adaptação dos best-sellers de Stephanie Meyer: adicionar mais ação. "Eles queriam atrair 'o público masculino', porque achavam que os homens não iriam assistir ao filme se fosse só um romance", explicou.

Com isso, o primeiro roteiro mostrava Bella Swan (Kristen Stewart, "Spencer") como uma garota mais "durona" ao comparar com a narrada nos livros, despachando vampiros com sua espingarda antes de se transformar em uma bebedora de sangue também. Tudo isso no primeiro filme. Além disso, Charlie (Billy Burke) - o pai de Bella - e Carlisle (Peter Facinelli) - seu futuro sogro e chefe do clã de Edward (Robert Pattinson) - morriam na trama.

O roteirista segue convicto de que o primeiro esboço que entregou ao estúdio era "o melhor que eu podia fazer com as exigências que eles trouxeram", mas quando Hardwicke assumiu a direção do projeto, houve uma mudança gigantesca.

"Quando eles me contrataram, eu disse: 'Antes de qualquer coisa, esse roteiro precisa ser jogado no lixo'. O filme precisa ser mais próximo do livro. Em um ponto do script de Mark, Bella era perseguida pelo FBI em um jet ski. Ela era uma atleta famosa na sua escola. Não tinha nada a ver com a história original", contou a diretora.

O sucesso de "Crepúsculo" foi tão grande, que rendeu mais três filmes (2008 - 2012), sendo o último dividido em duas partes. São eles: "Lua Nova", "Eclipse" e "Amanhecer". Juntos, chegaram a faturar cerca de US$ 3,3 bilhões em bilheterias.