CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / NOVIDADE

“Deserto Particular” é selecionado para festival de cinema LGBTQIA+ de Miami

“Os Primeiros Soldados” também será exibido no 24º Outshine Film Festival

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 04/04/2022, às 15h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
“Deserto Particular” é selecionado para festival de cinema LGBTQIA+ de Miami - Divulgação/Pandora Filmes
“Deserto Particular” é selecionado para festival de cinema LGBTQIA+ de Miami - Divulgação/Pandora Filmes

"Deserto Particular" e “Os Primeiros Soldados”, dois longas brasileiros, foram selecionados para a programação do 24º Outshine Film Festival, o festival de cinema LGBTQIA+ mais tradicional de Miami.

O festival exibirá 45 longas-metragens do mundo inteiro ao longo de dez dias na capital da Flórida. Pela primeira vez, o evento acontece de forma híbrida, com 41 longas exibidos nas salas de cinema de Miami e quatro longas apresentados online, além de uma série de curtas-metragens.

Ainda inédito no circuito comercial brasileiro, "Os Primeiros Soldados", de Rodrigo de Oliveira, mostra um grupo de jovens LGBTQIA+ que celebra o réveillon de 1983 em Vitória (ES) sem ideia do que se avizinha.

O biólogo Suzano sabe que algo de muito terrível começa a transtornar seu corpo. O desespero diante da falta de informação e do futuro incerto o aproxima da artista transexual Rose e do videomaker Humberto, igualmente doentes. Juntos, eles tentam sobreviver à primeira onda da epidemia de HIV. O elenco reúne Johnny Massaro, Renata Carvalho, Vitor Camilo e Higor Campagnaro.

"Deserto Particular", de Aly Muritiba, foi o indicado do Brasil para tentar uma vaga no Oscar 2022. O filme é estrelado por Daniel Saboia e acompanha Daniel, um policial que é afastado de sua função após cometer um erro, colocando sua carreira exemplar e honra em risco. Neste momento conturbado, sua única fonte de alegria é sua namorada virtual Sara, que mora no sertão da Bahia. Sem ver mais sentido continuar vivendo em Curitiba, ela viaja até o nordeste em busca da amada, após ela desaparecer.

Além destes dois filmes, o Outshine Festival ainda vai exibir online um terceiro longa brasileiro: "Advento de Maria", de Vinicius Machado. O filme conta a história de Maria, uma menina trans de 11 anos que enfrenta pressão da família e da religião para não mudar de identidade. Até que ela começa uma amizade com sua vizinha, Lena, numa relação livre de julgamentos e preconceitos.

O festival contará em sua programação com outros filmes latino-americanos, como o argentino “Camila Sairá esta Noite”, de Ines Barrionuevo; o dominicano “Candela”, de Andrés Farias; o mexicano “Finlandia”, de Horacio Alcalá; e o chileno “Projeto Fantasma”, de Roberto Doveris.

A noite de abertura, no próximo dia 22, será com o americano “B-Boy Blues”, de Jussie Smollett. Baseado num romance clássico de James Earl Hardy escrito em 1994, o filme mostra o romance entre dois homens negros de origens sociais diferentes em Nova York: um jornalista do Brooklyn e um mensageiro do Harlem que trabalha de bicicleta.