CineBuzz
Cinema / MIXBRASIL

Festival MixBrasil abre com prêmio a Ney Matogrosso e exibição do polêmico “Benedetta”

29ª edição do evento começa nesta quinta (11) e vai até o dia 21 de novembro; CineBuzz esteve presente na abertura

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 11/11/2021, às 15h54

Festival MixBrasil abre com prêmio a Ney Matogrosso e exibição do polêmico “Benedetta” - Divulgação/Vitrine Filmes/Imovision
Festival MixBrasil abre com prêmio a Ney Matogrosso e exibição do polêmico “Benedetta” - Divulgação/Vitrine Filmes/Imovision

Na noite desta quarta (10), o CineBuzz esteve presente no CineSesc, tradicional cinema de rua da capital paulista, para a abertura da 29ª edição do Festival MixBrasil de Cultura da Diversidade, evento que celebra as produções artísticas sobre o universo LGBTQIA+ com apresentações musicais, teatrais, feiras de livros e, é claro, muitos filmes.

Como é bom a gente estar de volta. Eu sei que atrás de cada máscara temos um sorriso”, disse João Federici, diretor de programação da área de cinema do Festival MixBrasil, ao abrir o evento e celebrar a volta ainda mais forte às salas de cinema após uma edição de 2020 que contou com uma programação presencial ainda tímida.

Na abertura deste ano, os presentes não chegaram a ocupar a capacidade de 50% da sala, e, além do CineBuzz, estavam jornalistas e convidados que puderam acompanhar a breve e íntima cerimônia que agraciou o cantor Ney Matogrosso, de 80 anos, com o Prêmio Ícone Mix, entregue desde 2017 a figuras artísticas que têm grande influência na comunidade LGBTQIA+.

Ao receber seu prêmio, Ney destacou a importância da cultura em tempos tão difíceis: “Que bom que estamos vivos, que bom que estamos continuando, que bom que vamos continuar, apesar de qualquer obstáculo. A cultura vai à frente, queiram ou não queiram. Ela faz parte do contexto da humanidade. E nós estamos aqui hoje para festejar isso. Não vou fazer discurso porque eu não sei fazer”, comentou entre risos e aplausos dos presentes.

Para celebrar o ícone de 2021, o Festival MixBrasil terá um tributo à carreira cinematográfica de Ney Matogrosso em sua programação do Sesc Digital com a exibição dos seguintes filmes:

  • "Ney à Flor da Pele" (2020) - Dir. Felipe Nepomuceno
  • "Olho Nu" (2014) - Dir. Joel Pizzini
  • "Ralé" (2015) - Dir. Helena Ignez
  • "Depois de Tudo" (2008) - Dir. Rafael Saar
  • "Caramujo - Flor" (1988) - Dir. Joel Pizzini

E por falar em filmes, os jornalistas e convidados presentes aguardavam ansiosamente pela primeira exibição na América Latina de “Benedetta”, novo longa do polêmico diretor Paul Verhoeven, de clássicos como “Instinto Selvagem” e “Showgirls”, que foi apresentado por Jean Thomas Bernardini, da distribuidora Imovision, como um filme “polêmico, claro, mas bom”.

A sessão foi marcada por risos, espantos e, ao final, contou com aplausos entusiasmados de quem adora uma polêmica. Em breve, você poderá conferir a crítica de “Benedetta” aqui no CineBuzz.

Enquanto isso, assista à nossa entrevista com André Fischer, criador do evento cultural que acontecerá até o dia 21 de novembro com sessões presenciais e on-line, seguindo a programação disponível no site do festival.