CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / ORGULHO

Filmes brasileiros para celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+

As produções celebram a diversidade da comunidade e promovem a representatividade no cinema

Angelo Cordeiro | @angelocinefilo Publicado em 28/06/2023, às 16h45 - Atualizado às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
"Bixa Travesty", Sócrates", "Alice Júnior", "Paraíso Perdido" e mais filmes brasileiros para entender e celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+ - Divulgação
"Bixa Travesty", Sócrates", "Alice Júnior", "Paraíso Perdido" e mais filmes brasileiros para entender e celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+ - Divulgação

Em 1969, o 28 de junho entrou para a história como a data que marcou a revolta da comunidade LGBTQIAPN+ contra uma série de invasões da polícia de Nova York aos bares frequentados por homossexuais, ficando conhecida como "Revolta de Stonewall Inn". A partir dali, vários protestos a favor dos direitos dos homossexuais aconteceriam em várias cidades norte-americanas.

Marchas e protestos parecem coisa de cinema, e o cinema é uma das artes mais capazes de trazer a representatividade e a importância de um marco como este. Por isso, unimos o útil ao agradável e, neste Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, o CineBuzz preparou uma lista com filmes brasileiros para celebrar a data, mostrando toda a representatividade do nosso cinema. Confira abaixo:

Deserto Particular

Daniel (Antonio Saboia) está tentando se encontrar após cometer um erro, que colocou a sua carreira e a sua honra em risco. Quando parecee ter perdido tudo, ele decide deixar Curitiba e ir atrás da Sara, uma mulher com quem se relaciona virtualmente, sem saber que está embarcando em uma jornada de autodescobrimento.

ONDE ASSISTIR: HBO Max

Greta

Daniela (Denise Weinberg), uma artista transexual, é amiga do enfermeiro Pedro (Marco Nainini). Quando ela precisa ser internada, Pedro sequestra um paciente do hospital em que trabalha e o abriga em sua casa, deixando o leito para sua amiga. Dessa estranha relação surge um forte laço de cumplicidade e afeto.

ONDE ASSISTIR: Belas Artes à La Carte


Bixa Travesty

O documentário narra a trajetória da cantora transexual Linn da Quebrada com uma linguagem politizada e militante com um único propósito: desestabilizar a heteronormatividade.

ONDE ASSISTIR: Globoplay e Apple TV+


Sócrates

Sócrates (Christian Malheiros) é um jovem negro que tenta sobreviver sozinho após a morte da mulher que o criou. A dura realidade de São Paulo coloca seus valores e ideais à prova, enquanto enfrenta o luto, a miséria e o preconceito em relação à sua sexualidade.

ONDE ASSISTIR: Apple TV+


Flores Raras

Elizabeth Bishop (Miranda Otto) é uma poetisa insegura e tímida que se muda para o Rio de Janeiro em busca de motivação. Ela passa alguns dias na casa de uma colega de faculdade e lá conhece a arquiteta Lota (Glória Pires), com quem não se dá bem a princípio, mas logo elas se apaixonam.

ONDE ASSISTIR: Globoplay


Alice Júnior

Alice (Anne Celestino) é uma adolescente trans e youtuber que se depara com um dos maiores traumas dos jovens: se mudar para uma outra cidade. Na nova escola, Alice encara de frente os preconceitos de uma sociedade retrógrada enquanto luta pelos direitos de ser quem é.

ONDE ASSISTIR: Netflix


Laerte-se

Durante 60 anos, Laerte se expressou e se identificou como homem, até que decidiu revelar sua identidade de mulher transexual. Neste documentário, acompanhamos a belíssima história de vida de uma das artistas mais reconhecidas do Brasil e a importância de se assumir para o mundo, ainda que se sinta vulnerável.

ONDE ASSISTIR: Netflix


Paraíso Perdido

Paraíso Perdido é um clube noturno gerenciado por José (Erasmo Carlos) e o centro das atenções nessa história repleta de dramas reais e números musicais envolventes. Quando o policial Odair (Lee Taylor) é contratado para fazer a segurança de Ímã (Jaloo), neto de José, o laço entre o policial e a família de artistas vai se tornando cada vez mais forte e surpreendente.

ONDE ASSISTIR: Netflix


Tatuagem

Um dos filmes mais celebrados da cinematografia brasileira quando o assunto é a causa LGBT, "Tatuagem" é centrado em um ousado grupo de teatro administrado por Clécio (Irandhir Santos). Quando Fininha (Jesuíta Barbosa) o cunhado de Paulete (Rodrigo Garcia) visita o local, um relacionamento surge. No entanto, Fininha terá que lidar com a repressão existente no meio militar em plena ditadura.

ONDE ASSISTIR: Netflix


Hoje Eu Quero Voltar Sozinho

Leonardo (Ghilherme Lobo) é um adolescente cego em busca de independência. Quando o novo aluno Gabriel (Fábio Audi) chega em seu colégio, sentimentos afetivos vão surgindo em Leonardo, fazendo com que ele descubra mais sobre si mesmo e sua sexualidade.

ONDE ASSISTIR: Netflix


Madame Satã

Um dos grandes clássicos do cinema brasileiro, o filme é baseado na história real do Madame Satã (Lázaro Ramos), uma personagem lendária da boemia carioca dos anos 30. Nascido João Francisco dos Santos, ele foi um transformista malandro, negro, pobre e homossexual que virou um mártir da cultura marginal urbana do século XX.

ONDE ASSISTIR: Globoplay

Qual é a melhor série da história da Netflix? Vote na sua favorita!

  • "Orange is the New Black"
  • "The Crown"
  • "Atypical"
  • "Heartstopper"
  • "The Umbrella Academy"
  • "Dark"
  • "Stranger Things"
  • "Black Mirror"
  • "Anne With an E"
  • "The Queen's Gambit"
  • "Sex Education"
  • "You"
  • "Bridgerton"
  • "Sandman"
  • "Sintonia"
  • "Elite"
  • "Emily em Paris"
  • "Round 6"
  • "Com Carinho, Kitty"
  • "Eu Nunca..."

Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!