CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / EITA!

A maldição de "Poltergeist": Acontecimentos macabros que ocorreram nos bastidores do filme

Clássico de terror, o longa possui histórias horripilantes que ocorreram nas filmagens e com o elenco

FERNANDA AZEVEDO | @fenovello Publicado em 20/10/2022, às 17h00 - Atualizado em 23/10/2022, às 20h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Reprodução: MGM
Reprodução: MGM

Já se estamos na metade do mês de outubro, o que significa que estamos cada dia perto de celebrar o Halloween. A data temática sempre faz com que pessoas revisitem grandes clássicos de terror, entre eles "Poltergeist" (1982). No entanto, você sabia que o filme também carrega uma maldição?

Conhecido como a "maldição de Poltergeist", o termo que ficou conhecido na internet, é usado para se referir a vários acontecimentos macabros que ocorreram nas filmagens e com o elenco do longa. Pensando nisso, trouxemos cinco acontecimentos que ocorreram nos bastidores e após as filmagens do filme.

A morte de Heather O'Rourke

a morte de Heather O'Rouke

A atriz que interpretou na produção Carol Anne Freeling, a caçula da família que tinha o dom de ser comunicar com as forças sobrenaturais, infelizmente veio a falecer aos 12 anos.

Heather foi diagnosticada durante as filmagens de "Poltergeist III: O Capítulo Final" com Doença de Crohn, e começou a receber o tratamento específico. No entanto, quando as filmagens do terceiro filme da franquia terminaram, durante uma viagem de família a atriz mirim acordou se sentindo mal, não conseguindo engolir a comida, com os pés inchados e os dedos roxos.

Ela foi submetida a uma cirurgia de emrgência no hospital. Contudo, a atriz teve uma parada cardíaca e acabou morrendo na mesa de operação. Mais tarde, durante sua autópsia foi revelado que a menina tinha na verdade uma estenose congênita e que poderia ter sido curada rapidamente. A morte da menina chocou a mídia e tornou os boatos de maldição nos sets de filmagens dos filmes da franquia ainda mais fortes em decorrência de outros acontecimentos estranhos e mortes.


O assassinato de Dominique Dunne

o assassinato de Dominique Dunne

A atriz Dominique Dunne ("CHIPs"), que interpretou  a filha mais velha da família no filme veio a ser assassinada aos 22 anos, pouco depois do filme ter estreado nos cinemas. A atriz foi estralgulada por seu então namorado, John Thomas Sweeney, durante um crise de ciúmes, que que se tornaram ainda mais descontrolada após o sucesso do filme. Um fato bizarro foi que durante o crime, John colocou a trilha sonora de "Poltergeist" para abafar os gritos da atriz. 

Sweeney foi preso e condenado a seis anos de prisão, mas foi solto três anos depois, por bom comportamento. Nas continuações, a atriz foi substituída por Meg Tilly ("O Reencontro").


acidentes no set

De acordo com relatos a equipe do longa passou por momentos estranhos. Objetvos caindo ou mudando de lugar, barulhos estranhos e até um estrangulamento, este último quae levando a morte do ator Oliver Robbins, que na produção interpretava o filho do meio. 

Em uma das cenas mais assustadoras do longa Robbie Freeling (Robbins) é estrangulado por um palhaço, a questão é que foi revelado após o lançamento do filme que este estava sendo estrangulado na vida real. Acontece que houve um erro com o equipamento e o ator começou a ser sufocado de verdade, a equipe demorou a perceber o ocorrido em razão da cena ser justamente sobre um estrangulamento, o que quase levou morte deste.


Fumaça estranha

fumaça Zelda Rubenstein

A atriz Zelda Rubenstein ("Gatinhas e Gatões"), que no longa interpretou a medium Tangina Barrons, fez uma sessão de fotos para a promoção de "Poltergeist III" e nela foi possível ver uma estranha fumaça ao redor da atriz, a questão é que quando essas foram tiradas nenhuma fumaça foi percebida no set. Zelda contou posteriomente, em entrevista,s que sua mãe tinha morrido no exato momento que aquelas fotos estavam sendo tiradas.


Esqueletos verdadeiros

esqueletos poltergeist

Todos esses acontecimentos sinistros segundo boatos que circulam na internet se deve ao fato da produção do filme ter usados esqueletos de verdade nas filmagens de "Poltergeist", pois na época era mais barato comprar de um depósito médico do que mandar fazer esqueletos de plástico.


Com muitos lançamentos vindo ainda em 2022, qual você está mais ansioso(a) para assistir? Vote no seu favorito!

  • "Halloween Ends" (Estreia em 13/10)
  • "Bem-Vindo à Vizinhança" (Estreia em 13/10
  • "A Escola do Bem e do Mal" (Estreia em 19/10)
  • "Adão Negro" (Estreia em 20/10)
  • "O Enfermeiro da Noite" (Estreia em 26/10)
  • "Depois do Universo" (Estreia em 27/10)
  • "Enola Holmes" (Estreia em 04/11)
  • "Pantera Negra: Wakanda Para Sempre" (Estreia em 10/11)
  • "Avatar: O Caminho da Água" (Estreia em 15/12)
  • "Bardo" (Estreia em 16/12)
  • "Glass Onion: Um Mistério Knives Out" (Estreia em 23/12)

+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!