CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / LISTA

Onde assistir a 7 vencedores do Leão de Ouro, premiação máxima do Festival de Veneza

Festival de Veneza é considerado um dos mais importantes do circuito de festivais

ANGELO CORDEIRO | @ANGELOCINEFILO Publicado em 07/09/2022, às 11h00 - Atualizado em 09/09/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Onde assistir a 7 vencedores do Leão de Ouro, premiação máxima do Festival de Veneza - Divulgação/Warner Bros./Netflix/20th Century Studios
Onde assistir a 7 vencedores do Leão de Ouro, premiação máxima do Festival de Veneza - Divulgação/Warner Bros./Netflix/20th Century Studios

Desde o dia 31 de agosto está rolando a 79ª edição do Festival de Veneza, um dos festivais mais prestigiados do mundo. Como é de costume, o evento sempre termina com uma premiação dos filmes que mais se destacaram na edição do ano (aliás, você pode conhecer os destaques da seleção de 2022 clicando aqui). Dentre eles, um receberá o Leão de Ouro, o maior prêmio do festival de cinema.

Antes da nova premiação, que acontece no próximo dia 10 de setembro e você pode acompanhar aqui pelo CineBuzz, nós separamos sete filmes que já levaram a honraria em anos honraria, para que você possa aproveitar o feriado de 7 de setembro com destaques premiados do cinema. Confira a seguir:

O ACONTECIMENTO

Vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza do ano passado, o filme da diretora Audrey Diwan é uma adaptação do romance homônimo de Annie Ernaux, que aborda a sua experiência com o aborto quando este ainda era considerado ilegal na França dos anos 60.

Na história, Anne (Anamaria Vartolomei) é uma aluna jovem e brilhante com um futuro promissor pela frente. Mas, quando engravida, ela vê desaparecer a oportunidade de terminar os estudos e escapar dos constrangimentos das suas origens sociais. Com a aproximação dos últimos exames, Anne resolve tomar medidas drásticas, ainda que tenha de enfrentar a vergonha, o sofrimento e se arrisque a ir para a prisão.

ONDE ASSISTIR: HBO MAX

CORINGA

Em 2019, "Coringa" surpreendeu ao levar o Leão de Ouro em cima de favoritos como "O Oficial e o Espião", de Roman Polanski, e "A Verdade", de Hirokazu Koreeda. O longa de Todd Phillips ("Se Beber, Não Case"") e estrelado por Joaquin Phoenix foi sucesso de público e crítica.

No filme conhecemos a história de origem do Coringa, personagem clássico dos quadrinhos da DC. Isolado, intimidado e desconsiderado pela sociedade, o fracassado comediante Arthur Fleck (Phoenix) inicia seu caminho como uma mente criminosa após assassinar três homens em pleno metrô. Sua ação inicia um movimento popular contra a elite de Gotham City, da qual Thomas Wayne é seu maior representante.

ONDE ASSISTIR: Telecine e Globoplay

ROMA

O emocionante "Roma", do diretor Alfonso Cuarón, conta a história de Cleo (Yalitza Aparicio), empregada de Antonio e Sofía (Marina de Tavira), que ajuda a família a cuidar de seus quatro filhos na Cidade do México dos anos 1970. As complicações logo surgem quando Antonio de repente foge com sua amante e Cleo descobre que está grávida.

Além do Leão de Ouro no Festival de Veneza de 2018, o filme rendeu a Cuarón o prêmio de Melhor Diretor no Oscar de 2019, onde também venceu nas categorias de Melhor Fotografia e Melhor Filme em Língua Estrangeira.

ONDE ASSISTIR: Netflix

A FORMA DA ÁGUA

Guillermo del Toro foi mais um que viu seu filme fazer sucesso em Veneza e chegar com força ao Oscar. Após o Leão de Ouro de 2017, a fantasia romântica recebeu 13 indicações à premiação mais celebrada de Hollywood, vencendo em quatro categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Trilha Sonora e Melhor Direção de Arte.

A trama se passa na década de 60, em meio aos grandes conflitos políticos e transformações sociais dos Estados Unidos da Guerra Fria. Elisa (Sally Hawkins), a zeladora muda de um laboratório experimental secreto do governo, se encanta por uma criatura fantástica mantida presa e maltratada no local. Para executar um arriscado e apaixonado resgate, ela recorre ao melhor amigo Giles (Richard Jenkins) e à colega de turno Zelda (Octavia Spencer), em uma aventura que pode custar muito mais do que o seu emprego.

ONDE ASSISTIR: Star+

DESEJO E PERIGO

Após vencer o Oscar de Melhor Diretor por "O Segredo de Brokeback Mountain", Ang Lee dirigiu o sedutor e intenso thriller e espionagem "Desejo e Perigo", estrelado por Tony Leung e Tang Wei, que levou o Leão de Ouro em Veneza em 2007.

Em Shanghai, durante a Segunda Guerra Mundial, uma agente secreta (Wei) recebe uma missão. Ela deve seduzir e assassinar um oficial (Leung) que trabalha para o Governo japonês, mas acaba se apaixonando por ele.

ONDE ASSISTIR: Amazon Prime Video

O SEGREDO DE BROKEBACK MOUNTAIN

Isso mesmo, o já citado "O Segredo de Brokeback Mountain" venceu o Leão de Ouro em Veneza no ano de 2005. Podemos considerar Ang Lee um queridinho do Festival?

O filme estrelado pela dupla Jake Gyllenhaal e Heath Ledger conta a história de Jack Twist e Ennis del Mar, dois caubóis que se conhecem em Wyoming, no verão de 1963, quando foram trabalhar para um rancheiro que criava ovelhas. Naquele ambiente solitário nas montanhas, eles acabam tendo um rápido contato sexual.

Quando o trabalho no rancho acaba, cada um segue seu caminho. Ambos casam e vivem com suas respectivas esposas. Por muitos anos não se veem, até que um dia, eles começam a marcar encontros esporádicos e mantêm um caso amoroso.

ONDE ASSISTIR: Netflix, Star+ e Globoplay

A LIBERDADE É AZUL

Por fim, "A Liberdade é Azul", vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza de 1993, e parte da Trilogia das Cores do cineasta polonês Krzysztof Kieślowski

Na história, Julie (Juliette Binoche) está traumatizada pela morte trágica do marido e da filha e se afasta das pessoas, mas evitar o contato humano na vibrante Paris parece impossível. Ela acaba reencontrando um antigo amigo que a ama em segredo e que pode trazê-la de volta à vida.

ONDE ASSISTIR: Telecine e AppleTV+


E lá se foi metade do ano... Até agora, qual foi o melhor filme de 2022?

  • "O Beco do Pesadelo"
  • "Spencer"
  • "Morte no Nilo"
  • "Uncharted"
  • "Licorice Pizza"
  • "The Batman"
  • "Sonic 2: O Filme"
  • "Medida Provisória"
  • "Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore"
  • "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura"
  • "O Homem do Norte"
  • "O Peso do Talento"
  • "Top Gun: Maverick"
  • "Jurassic World: Domínio"
  • "Lightyear"
  • "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo"

+ Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!


Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!