CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz
Cinema / NOVIDADE

Tudo o que sabemos sobre o live-action de "A Pequena Sereia"

Ãdaptação promete história mais politicamente correta e evoluída que a animação de 1989, um dos maiores sucessos da Disney

Paulo Marinho | @_senhormarinho - Publicado em 10/04/2023, às 10h00 - Atualizado em 22/05/2023, às 06h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tudo o que sabemos sobre "A Pequena Sereia", live-action com Halle Berry - Divulgação/Disney
Tudo o que sabemos sobre "A Pequena Sereia", live-action com Halle Berry - Divulgação/Disney

Na próxima quinta-feira (25), "A Pequena Sereia", novo live-action da Disney, chega aos cinemas brasileiros. Estrelado pela cantora Halle Bailey, o longa promete trazer uma versão mais politicamente correta e evoluída do que a animação de 1989, ainda hoje um dos maiores sucessos do estúdio. Confira tudo o que sabemos sobre a produção a seguir:

HISTÓRIA

Em entrevista concedida à revista Edition, Halle Bailey afirmou que a sua versão de Ariel, de "A Pequena Sereia", terá mais nuances que a personagem da animação lançada pela Disney em 1989.

Na conversa, a atriz revelou que viu "A Pequena Sereia" pela primeira vez quando tinha cerca de cinco anos e, logo, Ariel se tornou a sua princesa favorita da Disney. Desde o lançamento da animação, no entanto, a Disney recebeu críticas sobre o sexismo da obra e pelo fato de Ariel deixar o mar para ficar com o príncipe Eric.

Agora, Bailey prometeu que sua versão será diferente: “Definitivamente mudamos essa perspectiva de ela apenas querer deixar o oceano por um garoto. É bem maior que isso. É sobre ela mesma, seu propósito, sua liberdade, sua vida e o que ela quer", afirmou a atriz.

"Como mulheres, somos incríveis, somos independentes, somos modernas, somos tudo e muito mais", continuou Bailey, celebrando a mudança no live-action. "Estou feliz que a Disney esteja atualizando alguns desses temas."

Portanto, no live-action de "A Pequena Sereia", conheceremos a jovem e curiosa Ariel, que tem o desejo de conhecer a vida além do mar. Para isso, ela acaba fazendo um acordo com uma bruxa marinha chamada Ursula (Melissa McCarthy, "Missão Madrinha de Casamento") e conseguindo o que tanto desejava, mas sem ter ideia de que, na verdade, está se colocando em perigo.

MUDANÇAS NAS MÚSICAS

Além da história, algumas músicas também passarão por mudanças. Um dos exemplos é "Kiss the Girl" - "Beije a Moça", na versão em português -, em que Sebastião, interpretado por Daveed Diggs ("Hamilton") na versão live-action, insiste para que o príncipe Eric beije Ariel durante um passeio.

"Há algumas mudanças na letra de 'Kiss the Girl' porque as pessoas ficaram muito sensíveis com a ideia de que Eric iria, de alguma forma, forçar Ariel [a beijá-lo]", declarou Alan Menken, compositor das músicas originais, à Vanity Fair.

A canção "Poor Unfortunate Souls" ("Pobres Corações Infelizes"), cantada pela vilã Úrsula, também foi alterada. Na versão original, a bruxa marinha cantava que homens não gostavam de mulheres tagarelas e, para conquistar Eric, Ariel teria que desistir de sua voz, já que "se a mulher fica falando o dia inteiro, fofocando, o homem se zanga, diz adeus e vai embora".

Casando com a ideia de que Ariel não deixa o mar por conta de sua paixonite pelo príncipe Eric, como é o caso da animação, a mudança faz bastante sentido. "Temos algumas revisões em 'Poor Unfortunate Souls' em relação a falas quem podem fazer as meninas, de alguma forma, sentirem que não devem falar fora de hora, embora Ursula esteja claramente manipulando Ariel para desistir de sua voz", explicou.

NOVAS CANÇÕES

Além do retorno de Menken, o live-action de "A Pequena Sereia" ainda conta com a colaboração de Lin-Manuel Miranda ("Moana: Um Mar de Aventuras", "Em Um Bairro de Nova York") nas canções. Da parceria, podemos esperar algumas músicas inéditas na adaptação.

O diretor Rob Marshall contou à Empire Magazine que “For The First Time”, uma faixa “sobre as experiências de Ariel no momento em que atinge a terra”, é uma dessas adições à trilha sonora.

Precisávamos criar um número que funcionasse como uma montagem, para que pudéssemos levá-la por essa experiência – vir para a terra, calçar sapatos, ter pernas”, explicou.

Marshall ainda disse que a canção tenta capturar as emoções de Ariel, que variam da sensação da realização de um sonho ao medo: “Qualquer experiência diferente que uma pessoa tem é maravilhosa e assustadora ao mesmo tempo”, afimou.

ELENCO, PRODUÇÃO & ESTREIA

Além de BaileyMcCarthy e Diggs, o live-action de "A Pequena Sereia" conta com um elenco de estrelas como Awkwafina ("Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis"), Javier Bardem ("mãe!"), Jacob Tremblay ("O Quarto de Jack") e Jonah Hauer-King ("A Caminho de Casa"), entre outros nomes de Hollywood.

Com roteiro de David Magge ("O Pior Vizinho do Mundo") e dirigido por Rob Marshall, responsável pelos musicais "Chicago" - vencedor do Oscar em 2003 - "Nine", "Caminhos da Floresta" e "O Retorno de Mary Poppins", "A Pequena Sereia" contará com novas versões das músicas criadas por Alan Menken, além de músicas originais com Lin-Manuel Miranda.

"A Pequena Sereia" estreia dia 25 de maio de 2023. Assista ao trailer:

Para qual lançamento de 2023 você está mais ansioso? Vote em seu filme favorito!

  • "John Wick 4: Baba Yaga" (23 de março)
  • "O Urso do Pó Branco" (30 de março)
  • "Super Mario Bros. O Filme" (6 de abril)
  • "Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes" (13 de abril)
  • "Guardiões da Galáxia: Volume 3" (4 de maio)
  • "Renfield: Dando Sangue Pelo Chefe" (4 de maio)
  • "Velozes & Furiosos 10" (18 de maio)
  • "A Pequena Sereia" (25 de maio)
  • "Homem-Aranha: Através do Aranhaverso" (1º de junho)
  • "Transformers 7: O Despertar das Feras" (8 de junho)
  • "The Flash" (16 de junho)
  • "Indiana Jones e o Chamado do Destino" (29 de junho)
  • "Missão Impossível: Acerto de Contas - Parte 1" (13 de julho)
  • "Barbie" (20 de julho)
  • "Oppenheimer" (20 de julho)
  • "Besouro Azul" (17 de agosto)
  • "As Marvels" (10 de novembro)
  • "Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes" (16 de novembro)
  • "Aquaman e o Reino Perdido" (21 de dezembro)

Já segue o CineBuzz nas redes sociais? Então não perde tempo!